Lula recebeu ontem 3 títulos de Doutor Honoris Causa em Recife e o PIG não noticia, por que?

Para mim, é dupla  a motivação do PIG para não noticiar este fato não usual: continuar desprestigiando o LULA e menosprezar os fatos políticos e culturais que não acontecem no eixo Rio - São Paulo. Mas, o LULA - que não teve sua vida política nascida no Nordeste -, até na hora de ser reconhecido e homenageado pela academia, soube juntar e, ainda mais engrandecer este fato, quando 3 universidades públicas, duas universidades federais e uma estadual, se unem para tal honraria. Pergunto ainda, por que será que as universidades particulares daquele estado também não o fizeram? Nem a Universidade Católica? Ou será que a promoção do homem e do Nordeste não lhes interessa também?

Exibições: 492

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso é piada nè? como diz o alexandre, é pegadinha.

Lula só se for honoris de palenque.

Como se pode ver pelo seu comentário, passas pela vida por obrigação e pouco conheces dos mundos, seja o real seja o dos livros e da ciência. Desculpe, mas, ou seu comentário tem um reles viés político ou é eivado de limitações mesmo; ou as duas entre muitas mais.
Né nada disso não Paulo! Ele é bobo mesmo.

Caro Geber,

Você está enganado, este título não depende de título universitário anterior. Este não é um título de doutor chamado PHD, é um título de uma Causa de Honra, traduzido do latim. A causa de Lula foi e é a causa de promoção do homem. Sou acadêmico, com cursos de pós-graduação no Brasil e exterior. Mas, o conhecimento do Lula, na área das ciências sociais é incomensurável; é um conhecimento oriundo da dialética, da política do fazer e do transformar o "modus vivendi" de milhões de pessoas. Hoje leciono em uma grande universidade brasileira, mas, nasci em pleno sertão do nordeste, conheço muito deste Brasil, muito da américa latina, muito da europa onde vivi alguns anos, um pouco da áfrica. Leio em várias línguas, falo algumas. E dou meu testemunho da sabedoria deste homem. É preciso ver além do hoje e na perspectiva histórica do Brasil. E quanto mais o tempo passar, mais ele será reconhecido em todas as áreas. Como no exterior ele já é sobejamente reconhecido. Grandes prêmios já foram-lhe outorgados. E muitos mais virão, pode esperar. Não sejamos maniqueístas, querendo santos em vez de líderes. E nem ingênuos. Um grande abraço

Parabéns pelo post Paulo.

Paulo, se o lula estivesse nesse forum estaria falando, -- menos paulo, menos--.

O lula é um malandro sortudo. Esteve sempre na hora certa no lugar certo. Vai entrar para história como um mediocre que seguiu a cartilha do antecessor e aumentou o consumo. Largou um governo de larápios para a sucessora.

Eu que não creio,  peço a deus para que lhe dê uma luz, e o faça desistir de ser presidente outra vez. Senão vai acabar como um populista e afundar o pais. Basta virar o cenário e as comodites se desvalorizarem.

Ele não mudou nada na educação, nem na saude....etc. aumentou o consumo e as importações da china.

Honoris causa só se for de alambique.

A lista de parte das honrarias recebidas pelo ex-Presidente Lula.

Evidentemente, a lista que se segue deve contemplar a douta ignorância, coisas da elite letrada demodèe hodiernamente, a qual deveria se curvar diante da sapiência de alguns dos nossos ilustres comentaristas, pessoas de notório saber ocultas. Um dia serão reveladas para o mundo, enchendo de orgulho o Portal e o indistinto público. Por enquanto exercitam apenas a profunda modéstia que os move e nos comove.

Um detalhe: Lula recusou os títulos durante o exercício dos dois mandatos, para não repetir um "velho" hábito (segundo as "más línguas" de uma galera do Itamaraty, as viagens internacionais de "presidentes" brasileiros eram atreladas ao compromisso de recebimento de títulos de prestígio acadêmico). Lula além de tudo foi pedante, um transgressor da bela tradição, hein?

1 – Doutor Honoris Causa pela universidade de Coimbra, honraria entregue por Joaquim Gomes Canotilho ( quem é da área de Direito, especialmente de D. Constitucional, sabe de quem se trata; se não sabe, googleie)


2 - Universidade de Barcelona nomeia Lula doutor honoris causa
da France Presse, em Barcelona

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será nomeado doutor honoris causa pela Universidade de Barcelona por "simbolizar os valores de paz, justiça e igualdade".

A universidade informou, em um comunicado, que o presidente brasileiro merece esse título "especialmente por sua aposta decidida na educação como motor de desenvolvimento humano e progresso social".

Lula recebeu nesta quinta-feira a "notificação oficial da nomeação e já são realizadas as gestões necessárias para que possa ser investido durante o atual curso acadêmico", afirma o comunicado.

A universidade também nomeará doutor honoris causa o matemático francês Jean Pierre Serre.

 3 - El Consejo de Gobierno de la Universidad de Salamanca ha aprobado el nombramiento de Doctor Honoris Causa a Luiz Inácio 'Lula' da Silva, ex presidente de Brasil, a falta de ratificación por el claustro de doctores. Dicha distinción fue aprobada por el departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación de la Facultad de Educación y por el de Lengua Española de la Facultad de Filología. Con el acuerdo de ambos, será el director del Centro de Estudios Brasileños, Gonzalo Gómez Dacal, quien ejerza de padrino para su entrega. El profesor Gómez Dacal fue el encargado de pronunciar la defensa de la candidatura de Lula da Silva en la sesión de Consejo de Gobierno.
Entre los méritos que avalan la investidura se incluye el esfuerzo realizado por da Silva para universalizar la educación a toda la población de Brasil, tanto a nivel básico como en estudios superiores, para los que ha creado un intensivo sistema de becas con importantes dotaciones presupuestarias. Igualmente ha incrementado los presupuestos y mejorado la situación del profesorado con el objeto de dotar al colectivo de la dignidad necesaria para lograr que toda la población de Brasil, un país donde los índices de desarrollo y crecimiento son altamente elevados y se presenta ya como una de las grandes potencias económicas de futuro, tenga a su alcance los mejores niveles de educación y cultura.
La propuesta del Departamento de Lengua Española se añade a la de Educación para señalar como mérito la implantación del español como enseñanza obligatoria en Brasil a través de la conocida como 'Ley del español'. La Universidad de Salamanca será así la primera institución académica española en realizar la propuesta.
4 - Lula e Morales recebem título de doutor honoris causa de universidade argentina
Presidente brasileiro foi escolhido por manter "a imagem positiva" e ter o "apoio popular"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Evo Morales, receberão o título de doutor honoris causa da Universidade Nacional de San Juan, da Argentina, no final deste mês. O prêmio é a honraria mais elevada da instituição.
Lula receberá título de Doutor Honoris Causa da universidade de Córdoba
Buenos Aires, 16/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá da Universidade de Córdoba, a mais antiga da Argentina, o título de Doutor Honoris Causa. Os detalhes da entrega da titulação ainda estão sendo acertados, mas deve ocorrer durante outra visita do presidente à Argentina, segundo informou reitor da universidade, Jorge Gonzáles. A cerimônia de entrega do título deve ocorrer na Universidade de Córdoba. A data ainda não foi definida. É a primeira vez que a Universidade de Córdoba concede um título como este a um presidente brasileiro. Apenas o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, recebeu condecoração semelhante. A mais antiga universidade argentina tem atualmente 12 faculdades e 118 mil alunos.

 
5- - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vai ser reconhecido como doutor. O título honoris causaserá concedido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em maio do ano que vem, quando Lula ministrará a aula inaugural da universidade, já na condição de professor doutor.


6 -O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no começo da noite desta sexta-feira o seu primeiro título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Viçosa, cidade mineira distante 230 quilômetros de Belo Horizonte. A honraria entregue pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares permite que o ex-presidente seja tratado da mesma forma como os que obtiveram doutorado acadêmico. A solenidade contou com a presença de aproximadamente seis mil pessoas.

7 -A Universidade Hebraica de Jerusalém vai dar a Lula, dia 16 de março, em Israel, o título de doutor honoris causa.


Condecorações 

1 - Em seus dois mandatos, o presidente recebeu aproximadamente 300 condecorações, nacionais e internacionais, sendo que até a família real britânica homenageou o presidente com o título de Cavaleiro Honorário da Grã-Cruz.

2 -Um dos documentos de maior destaque é o Príncipe de Astúrias, prestigiado prêmio da nobreza europeia. Lula foi premiado por sua cooperação internacional, em 2003. “É um Nobel da Espanha”, compara Rocha. O documento é acompanhado de uma escultura do artista espanhol Miró, além da quantia de 50 mil euros.

3 -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condecorado nesta segunda-feira (10) pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o título de “Campeão Mundial na Luta Contra a Fome”.

Lula condecorado em Roma com a "Medalha Agrícola"
ROMA, 17 out (AFP) - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi condecorado nesta segunda-feira em Roma com a "Medalha Agrícola", principal honraria concedida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A condecoração foi entregue durante a abertura da cerimônia de comemoração do 60ª aniversário de fundação da FAO.

 Grã-Cruz das Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Aeronáutico, perpetuamente. Como Grão-Mestre destas ordens militares, automaticamente é condecorado com a Grã-Cruz;[1][2]
 Grão-Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Ordem do Rio Branco. Como Grão-Mestre destas ordens, automaticamente é condecorado com o mais alto grau das mesmas, de forma perpétua;[3][4]
 Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. Como grão-mestre desta ordem, é automaticamente condecorado com o mais alto grau da mesma, de forma perpétua;[5]
 Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário Militar;[6]
 Grã-Cruz da Ordem da Águia Asteca (México)[7]
 Grã-Cruz da Ordem Amílcar Cabral (Cabo Verde)[8]
 Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada (Portugal); [9]
 Grã-Cruz da Ordem da Estrela Equatorial (Gabão);[10]
 Grã-Cruz de Cavaleiro da Ordem do Banho Reino Unido [11]
 Grã-Cruz da Ordem de Omar Torrijos (Panamá);[12]
 Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito (Argélia);[13]
 Grande-Colar da Ordem da Liberdade (Portugal);[14]
 Grã-Cruz da Ordem de Boyacá (Colômbia);[15]
 Grão-Colar da Ordem Marechal Francisco Solano López (Paraguai);[16]
 Grão-Colar da Ordem da Inconfidência (Minas Gerais);[17]
 Grã-Cruz da Ordem do Mérito Aperipê (Sergipe);[18]
 Grã-Cruz com diamantes da Ordem do Sol do Peru (Peru);[19]
 Medalha do Mérito Marechal Floriano Peixoto (Alagoas);[17]
 Medalha do Mérito 25 de Janeiro, de São Paulo; [20]
 Medalha do Mérito Industrial do Brasil (Associação Brasileira de Indústria e Comércio);[21]
 Prêmio Príncipe de Astúrias (Espanha); [22]
 Prêmio Amigo do Livro, da Câmara Brasileira do Livro;[23]
 Prêmio Internacional Don Quixote de la Mancha (Espanha); [24]
 Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Viçosa,[25] e pela Universidade de Coimbra (Portugal),[26] tendo recusado todas ashonoris causa durante seu governo.[25]
 Medalha de Ouro "Aliança Internacional Contra a Fome", do Fundo das Nações Unidas contra a Fome;[27]
 Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny da UNESCO, 2008;[28]
 Estadista Global entregue pelo Fórum Econômico Mundial em sua edição 2010, ocorrida em Davos – Suíça; [29]
 Prêmio L 'homme de l 'année (Homem do Ano), entregue pelo jornal Le Monde (França), edição 2009;[30]
 Prêmio Personalidade do Ano de 2009, entregue pelo jornal El País (Espanha);[31][32]
 Prêmio Mikhail Gorbachev;[33]
 Prêmio Chatham House 2009 do Reino Unido pela a atuação de Lula na América Latina;[34]
 "Brasileiro da Década" pela revista Isto é (2010).[35]
 Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa.[36]

 

 

Pois, é, muito obrigado, Simone. Com sua lista irrefutável se pode depreender que: ninguém é tão incapaz ou enganador para ludibriar o mundo todo, praticamente; e um mundo seleto no saber e distinção. Seus detratores, não passam de pessoas de meia viseira, de conhecimento parcial da realidade e, talvez, com interesses contrariados e até escusos. Na realidade, é um jogo de poder, sob um falso discurso de moralidade. Mas, a democracia exibe de todos nós um estado de vigilância e luta permanente, pois, esta não existe na sua plenitude, é um processo. E sempre pode e deve ser aperfeiçoada. E o Lula tem dado sua contribuição para o Brasil e para o mundo do que se pode fazer para transformar a realidade em favor do homem e da sociedade como um todo, mesmo que dentro de um regime capitalista de cunho social. E, tenho certeza, que ainda vai capitanear muitas lutas e conquistas a bem da humanidade. Uma das análises mais interessantes que li outro dia sobre o LULA é de que a grandeza dele é comparável à de GHANDI, quiçá maior.

E o sarney é imortal da academia de literartura.

Amigos, lula nunca será considerado estadista pela história. Estadista diz não, faz reformas  e perde popularidade para fazer o que precisa.

 

 

Ainda bem que o rolo da história pouco caso fará de opiniões limitadas e parcialíssimas. Dos que vivem ou querem viver em um mundo asséptico e virginal. Onde meias verdades e pareceres apressados querem valer mais que os olhos da grande maioria democrática. Trabalhar com a realidade às vezes suja as mãos, sim. E quem não quiser mudar nada, este sim, continuará virgem, puro e conservador... Há fatos e verdades que não convêm a muita gente com interesses obtusos e contrariados.

Paulo, voce já leu a nova biografia do gandi? A verdadeira, sem a aurea santa que quiseram lhe dar? Agora vc ofendeu o lula. Na minha visão o lula é melhor que o gandi. Mas não um estadista

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço