Este texto se destina a fazer uma contra posição ao texto Lula farsante...do Eduardo Ramos,aproveitando a estrutura original do mesmo para melhor identificação das discordâncias e diferenças das visões políticas em relação ao governo Lula.

Lembro bem da sensação de felicidade que experimentei em 2002...Lula lá!...Finalmente.
As expectativas eram muitas.A decepção com o governo deplorável de FHC era total. A sensação generalizada era de mais miséria, mais desemprego, afora os ricos, todas as classes arrochadas, a dívida externa dobrada,a interna quintuplicada, a economia um caos... Com certeza, o pior presidente do país! E, levando-se em consideração o apoio que teve, a popularidade inicial nas alturas, foi fraco, foi covarde, foi desonesto, foi vaidoso! Só deixou saudades numa minoria arrogante e preconceituosa, que não aceitava o que ELES chamavam de “operário-analfabeto-nordestino” como o novo presidente.
Massacrado pela mídia e pela oposição, que pregavam um ódio repleto de preconceitos e desprezo ao presidente, algo sem precedentes em nossa história, Lula logo se viu no olho de vários furacões. Em momento algum sucumbiu aos que desejavam um fracasso retumbante, a desmoralização total e a morte política.
E, apesar dos acertos de seus principais ministros e outros petistas ilustres, Lula pessoalmente foi o fiador das iniciativas sociais de seu governo, fez muita coisa, em minha opinião. Manteve um sangue frio, uma postura democrática, conciliadora e generosa nos piores momentos. Concordo com quem diz que ele é "o maior político", no sentido puro da palavra, que o Brasil já teve. E aplaudo, sim, o operário-nordestino, o homem que juntou as vontades de milhares de pessoas, através de muita cultura política, com uma intuição política que, para mim, é simplesmente imbatível. Não vejo no Brasil ninguém como êle.
Ah!... Ele é um homem com tanto carisma, conhecimento e discernimento, que em momento algum precisou usar de subterfúgios enquanto tentavam derrubá-lo a qualquer custo. Fosse esse custo econômico, institucional ou com a criação de factóides, como obrigá-lo a se responsabilizar por acidentes aéreos.Todos hipócritas! Que político da oposição no Brasil não coloca sua sobrevivência nessa selva que eles criam em primeiro lugar? E ainda com o apoio da chamada grande imprensa comprometida com o retrocesso oposicionista reacionário.
A questão é que Lula conseguiu governar o país, manter um programa mínimo, pelo qual lutou com unhas e dentes, melhorou a gestão pública, "achou" todo um ministério com competência acima da média do que já foi visto no Brasil.E fez o PAC, o bolsa-família, o pró-une, retomou as exportações, reforçou os programas energéticos, elevou os salários das camadas mais pobres, criou as políticas compensatórias como cotas para negros e carentes, tirou mais brasileiros da miséria do que todos os outros presidentes juntos.
Tudo isso, debaixo da chuva de esgoto que a mídia lhe jogava todos os dias sobre a cabeça. Veja, Globo, Estadão, Folha e outros, todos o tratando com um desrespeito que nunca assistimos contra um presidente do Brasil antes. Fatos que só envergonham a eles próprios.
Lula manteve os juros altos? Sim, manteve, mas os diminuiu em relação ao governo anterior. No Brasil, os economistas se dividem até hoje nessa questão. Deu lucro aos bancos e especuladores? Sim. E creio que acertou em ambas as decisões. Afinal, a proposta econômica era capitalista com ações socializantes e políticas compensatórias de inclusão social. O mundo inteiro com exceção dos países comunistas faz assim (talvez algo mude agora,após o derretimento do dinheiro de faz de conta). Jamais se aliou a bandidos, a canalhas! Não !Fez acordos políticos para manter a governabilidade. Afinal, o país não é um reino e muito menos ele é um rei ou ditador. Jamais cedeu a qualquer saída fácil, mesmo após o evento do chamado “mensalão”, uma história mal contada e mais mal apurada ainda, onde se tentou transformar uma provável operação de caixa 2 de campanha, prática ilegal, porém recorrente em todos os partidos, sem exceções, em suborno a deputados, fato jamais provado.E manteve a cabeça fria, garantiu a governabilidade em seu segundo mandato. O primeiro tinha acabado com todos os índices econômicos e sociais com significativos avanços, e a mídia grande e a oposição tentando resfolegar o cheiro sulfuroso do "mensalão" no ar...Perderam feio!
Porque todo esse discurso? Apenas para dizer que discordo radicalmente dos que chamam Lula de farsante, fraco e apenas humano! Porque seu governo não foi "de esquerda" e nem “de direita”. Apenas ele fez um governo melhor do que FHC, Itamar, Collor, Sarney e outros. Fez mais pelo país do que seus antecessores. Liderou e garantiu à Polícia Federal a investigação aos poderosos e ricos, gente que nunca havia tido uma batida policial em sua casa... Segundo o jornalista Bob Fernandes, ele garantiu a operação Satiagraha. E só isso já é muito para o combate às várias máfias brasileiras. A do DD,uma das piores delas...
Sou um antigo eleitor do PT, confesso. Aliás tenho um certa náusea em relação aos outros partidos... me perdoem, mas é verdade. Eles são tão parecidos em suas velhas propostas de mais do mesmo de sempre. Votei em Lula em todas as eleições que ele concorreu e não me arrependo disso.
Lula fez o possível em alguns setores, como câmbio e juros. Criou empregos, lutou para o desenvolvimento do país, nos representou lá fora com a dignidade de um estadista, melhorou a imagem do Brasil, estimulou a luta contra a miséria e o preconceito. Está longe de ser o farsante que alguns tentam impingir-lhe na biografia.
Foi fraco às vezes? Nunca. Não o vejo como covarde, e sim como um político sábio que não entra em rixas inúteis, como eu mesmo defendi que mantivesse com o insano Gilmar Mendes, quando "o chamou às falas". Hoje, percebo que se trata mais dessa intuição republicana que ele possui, de respeitar democraticamente as opiniões oriundas de outros poderes, talvez ciente de que tudo o que essa oposição odiosa e essa mídia de esgoto desejam é uma "briga-de-rua" entre o presidente da república e um obscuro advogado como este abjeto presidente do STF, indicado pelos tucanos. Eu, Sérgio, confesso que escrevi uma vez pedindo essa briga, no Blog do Nassif.
O que muitos de nós, que jamais nos decepcionamos com ele, não aceitamos, é que APESAR DE LULA FAZER O MÁXIMO QUE PODIA, NAS CIRCUNSTÂNCIAS POLÍTICAS QUE ENVOLVERAM SEU GOVERNO, PROMOVENDO A MAIOR EVOLUÇÃO SOCIAL JAMAIS VISTA NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AINDA ASSIM NOSSA ELITE PRECONCEITUOSA, CEGA E IRRESPONSÁVEL NÃO O PERDOA POR ELE SER QUEM É! Afinal, esperamos tanto por alguém diferente. Por acaso ele tem a obrigação de resolver 500 anos de atraso em um governo de 8 anos?

Por fim, eu pergunto: será que Lula é apenas humano? Perto do que vi em muitos anos acompanhando a política no Brasil...LULA É UM GRANDE SER HUMANO!!!

Exibições: 93

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara,meu pai ligava prá futebol naquêles tempos,ia na Vila e me levava.Eu vi a linha de Dorval,Mengálvio,Coutinho,Pelé e Pepe ao vivo e a côres,e depois,já crescido,continuei indo eventualmente até uns vinte anos atrás.Depois deixei um pouco de lado,só Tv tá bom prá mim.Agora aquela linha anterior com Pagão,Tite e outros não vi não.Tô ficando meio velhinho mas nem tanto,rsrsrs.O pior é que tem gente que pensa que o que não viu,nunca existiu,achando que hoje êles não fariam aquilo de novo.Um abração,Sérgio.
Que interessante! Quer dizer que JG e Jair Alves sao a mesma pessoa! Bom saber...

RSS

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço