Pessoal, falar em indignação não reflete mais o sentimento que nós estamos passando com a via crucis que o delegado Protógenes vem sofrendo, pelo simples fato de cumprir o seu dever como funcionário público. A única diferença é que ele ousou investigar e prender um banqueiro bandido poderoso, gestado na era FHC. Ele foi o rei dos arremates das privatizações. Tornou-se a fonte provedora do financiamento da campanha de muitos políticos, na época, todos ligados a base aliada do governo FHC.

Foi também o caixa do mensalão cujo administrador era o senador Eduardo Azeredo, presidente do PSDB. Pelo o que a gente percebe tudo se encaixa. O "grande" idealizador da proposta de perpetuação do PSDB no poder - falava-se na época em vinte anos - foi do Serjão Motta, conhecido também como trator, que por coincidência era ministro das Comunicações, justamente o setor em que aconteceram as maiores bandalheiras.

Como o governo FHC foi um desastre, Lula veio a sucedê-lo, e estranhamente houve a transição do poder de maneira "civilizada" tendo o novo governo Lula todo o acesso as informações do governo que se encerrava.

Esse fato na mídia foi comemorado como fato inédito, "exemplo" para o mundo civilizado. Pura enganação de trouxas. Dava-se ali o "El grande acuerdo".

O esquema do mensalão continuava funcionando a todo vapor e o senhor Daniel Dantas tinha que se aproximar de Lula a todo custo. Não sei se conseguiu. Fala-se que Lulinha tem negócios com ele. Não vi nenhuma prova. Se considerarmos a doentia campanha da mídia contra o governo Lula, acho muito estranho que ela não tenha produzido mais um factóide.

O mesmo não podemos dizer do governador Serra. A mídia alternativa divulgou documentos, nunca contestados, da sociedade da sua filha em uma empresa em Miami, com a irmã do banqueiro bandido. E lógico, com dinheiro deste.

Quero acreditar na boa fé de Lula, que ele não esteja envolvido nesse lamaçal de corrupção. Sempre vejo ele num jogo estratégico mexendo as peças do xadrez para poder driblar o cerco covarde da mídia.

Acabo de assistir um vídeo (blog cidadania. com) o presidente em Telêmaco Borba PR comentando a difusão de pessimismo pela grande mídia, Existem jornalistas escalados nos grandes meios de comunicações exclusivamente com essa tarefa. Cito alguns exemplos mais notórios: Mirian Leitão e Ricardo Noblat do Globo, o patético Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi do esgoto chamado Veja, Eliane Cantânhede e Clóvis Rossi da Folha e outros.

O fato é que no noticiário hoje informa que o delegado Protógenes foi afastado da PF, embora não de forma definitiva, mas que se pressupõe que o será. O delegado escalado a dedo para conduzir o processo nada mais é do que o sr. Amaro, um desafeto de Protógenes. Já vi essa história. Quando dentro de uma instituição o chefe quer pegar o seu subordinado, é só escalar o seu pior inimigo. Foi o que aconteceu.

Quem perde é o país. Desta forma conclamo que todos aqueles que se mostram indignado com essa situação se levantem numa corrente para que possamos expressar a nossa insatisfação com essa patifaria. Punir funcionário público honesto, via de regra não deixa de ser exceção, principalmente quando mexe com interesses muito escusos. Enquanto isso o banqueiro bandido condenado continua solto.
Vamos aceitar isso bovinamente?

Exibições: 282

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

OK Marcia.
Estou de pleno acordo com voce. Sou funcionário público também e sei como funcionam essas coisas. Inclusive passei recentemente por uma situação de apuração preliminar, que poderia resultar num processo administrativo de sindicância. Mas pela minha conduta e retidão dos meus atos, o processo resultou num paracer da procuradora da pasta, com altos elogios pelo meu comportamento e os acertos dos meus atos, objeto da investigação.
Olha, é dificil tirarmos conclusões apressadas. Estou contigo Marcia.
Entendo a posição do Arkx. Ele está convicto do envolvimento do Lula.
Eu ainda não chegaria a tanto.

Alguns dirão: pô francisco voce ainda acredita em saci pererê?
Eu não sei, tenho um feeling que quase sempre certo.

O PT desmoronou no episódio mensalão e Lula sobreviveu ao dilúvio da oposição, mídia, etc.
Continua governando com a base aliada, poucos são do partido e acho que faz um bom governo, dentro das limitações que ele necessariamente tem que engolir.

Eu acho que ele vai eleger Dilma. Aí então eu acredito que a porca vai torcer o rabo. Com ela não haverá tergiversações. Ela vai pegar pesado. Na minha concepção Lula está destinado a fazer a transição do seu governo para Dilma fazer o que ele não pode fazer sob o risco de uma crise institucional. Aliás, só não ocorreu pela sua habilidade em administrar os episódios críticos do seu governo.

É só observar. A oposição de direito não exerce essa função porque não tem discurso. É a mídia quem está fazendo esse papel. E outra coisa: ninguém do PT, os "grandes" nomes do passado, Mercadante, Genoíno estão totalmente omissos no congresso para defender o presidente contra os ataques, não da oposição, porque estão mais sujos do que poleiros, mas da mídia.

Não vou fazer julgamentos apressados. Só o tempo dirá, ou não dirá se estou enganado.
ok, tudo é um mar de lama

ninguem presta. os ministros do governo não prestam. A oposição não presta. dilma é uma péssima ministra.

o que vc propoe?

só acho uma coisa. O Brasil é muito maior do que isso. O dia a dia das pessoas transcende a politica.

Pode ter certeza de que 80 % da população não está nem ai para Protogenes, Dantas, etc

Eu pessoalmente gostaria de ver as coisas escancaradas, resolvidas. Que fossem punidos aqueles que merecem ser punidos; mas minha vida vai muito alem disso...
"o que vc chama "sua vida', queira vc ou não, admita ou não, goste ou não, compreenda ou não, é determinada pela política."

Será que só pela política? dúvido... tudo depende do ponto de vista. Um biólogo diria outra coisa. Um Geógrafo outra. Um psicólogo teria outra visão, e vc está me dizendo que é a politica que determina isso...

Existem tantas determinantes... tudo depende do ponto de vista de quem analisa.

Não estou contrariando, só acho q a politica é uma opção, não é ela quem determina.

Uma coisa eu concordo, deveriamos dar nomes aos bois, mas não chegaríamos a sua conclusão. Lula, não é o poderoso chefão, ele faz parte do esquema.

A Itália foi atras de seus poderosos chefões e veja quem está no poder hj.

De alguma maneira isso não resolve tudo.

Uso uma frase do Nassif, "Nada como essas viagens para nos colocar em contato com o Brasil profundo, aquele onde está sendo modelado o futuro."

volto a dizer, dúvido que 80% do Brasil saiba quem é Dantas, Protogenes, etc... e viverão suas vidas muito bem sem eles
Ótimo Rodrigo.
Eu também quero que se explodam. Se Lula tiver culpa, que pague.
O que importa é esse debate franco de não querer proteger ou condenar ninguém. Nós cidadãos temos que fazer a nossa parte. E só conseguiremos nos comunicando. Tenho a certeza de que todos que entraram nesse debate, foi com o intuito de extrairmos fragmentos aqui e acolá para formar os nossos pensamentos.

Como o Arkx pode raciocinar que a Dilma é uma péssima candidata? Diz ele que ela é uma péssima administradora. Onde ele tirou essa conclusão? Com base no PAC? Mas meu Deus, não foi ela que fez o programa de governo. Ela pegou o bonde andando e acho que está indo bem. Por gentileza Arkx, continuemos o debate, enquanto respondo ao Rodrigo.

Zé Dirceu enquanto era ministro da Casa Civil era centralizador e tudo que acontecia no governo era filtrado por ele. Tinha admiração por ele até conhecê-lo na função. E mais adiante ficou selado definitivamente o meu conceito sobre a sua personalidade. Trabalhar para Dantas? Realmente é o fim. O mesmo não penso de Luiz Gurshiken que entrou no rolo.

Dilma assumiu e acabou toda confusão. Fiel escudeira de Lula, organizou a Casa Civil e qualquer comentário que a desabone, é puro jogo eleitoral que já começou.

Continuo a responder aos outros integrante desse debate.
Oh loco! Arkx voce está muito pessimista. A situação é grave e vai piorar mais? Sinto muito e não a vejo assim. Voce diz que Lula deveria aprofundar a democracia. Bem: o que voce me diz dos adjetivo usados pelos beócios colunistas lambedores de vaso sanitário da mídia esgoto? Veja Globo, Época, Folha, Estadão e outros. Vamos lá: apedeuta, kana brava, molusco, parasita... Lula recorreu a lei de imprensa? Por muito menos Serra entrou na justiça e conseguiu bloquear o salário de Ciro Gomes, por este criticá-lo no jogo democrático!

A grandeza de Lula e sua sabedoria faz com que seus inimigos fiquem sem discurso porque ele não revida. Isso os deixam possuídos, insandecidos. Voce diz que ele não tem projeto de governo para o país. Com esse Congresso? Com essa elite, cujo ex-representante mor da FIESP, senhor Mario Amato disse que se Lula fosse eleito o empresariado que ele representava mudariam de país! Nós não precisamos de herói. E o que voce está pedindo é que ele se tornasse um. Ele faz o que é possível nessa cultura de mais de 500 anos.

Ao contrário do que voce diz o país progrediu muito, apesar dele não ter um "projeto" de governo. Medidas emergenciais como Bolsa Família virou na boca de esgoto dos colunistas da mídia golpista, embora voce não concorde, bolsa esmola e apologia da vagabundagem.

Voce cita Evo Morales, Chávez como exemplo a ser seguido. Não dá para comparar a elite daqui com esses países. Deixa-me colocar outra questão. Voce reparou que, embora a URSS tenha desmoronada, a guerra fria "freezou", aqui no Brasil depois da ascenção de Lula, voltou o maniqueísmo direita esquerda, reacionários, petralhas, vermelhos etc. Até ressucitaram as atrocidades da ditadura de 64! A ditadura não é mais ditadura, é ditabranda. Voce percebeu a loucura dessa gente. Querem recriar o ambiente pré 64. Não conseguiram emplacar nenhum factóide. Então vamos para o tudo ou nada.
Sabe, Arkx, se é verdade isso que você está dizendo, entao acho que estamos perdidos, porque nao vejo nenhuma outra força nesse país que possa tomar o bastao do Lula e ir em frente: ou há a Direita de sempre, ainda mais envolvida com a corrupção institucionalizada; ou há o PSOL, que nao é capaz nem de organizar uma manifestação com pessoas além das que o próprio partido já traz de vários lugares do país (estao trazendo gente de todos os lugares para se encontrarem várias vezes em diferentes cidades; estive na Cinelândia, estou falando do que vi; acho que eu era a única pessoa da população do Rio que foi lá para ir a uma manifestação independentemente); ou há os restos do PT, divididos e esfarelados. Há o MST, mas nao tem força para unir a sociedade.
Pessoal,

gostei muito da discussão e quero participar.
Numa boa. Sem agredir ninguém.
A comunicação só por palavras é uma arte que não domino e pode ser traiçoeira. Só peço que levem isso em consideração quando eu discordar ou citar alguém.

Arkx, gostei muito dos seus argumentos mas discordo de alguns.
Vamos lá:

1) "fica esta estéril e eterna lenga lenga de culpar a mídia golpista, Gilmar Mendes, FHC, Serra, Itagiba, CPI."

Não acho que tomar conhecimento dos envolvidos e suas posições seja estéril.

É um processo de conscientização. A Globo sempre foi a Globo? A Folha sempre foi a Folha? O Esgoto Veja sempre foi o Esgoto Veja? Sim. Mas, pelo menos da forma como vejo, nunca estiveram tão expostos. Suas metas, objetivos nunca estiveram tão aparentes. E é a mesma coisa para Gilmar Mendes, FHC, Serra e Itagiba.

E digo mais: depois de tamanha exposição, de a sociedade ver tais atores "correndo" para salvar Daniel Dantas, eles se tornaram mais fracos. Explico: se podíamos dar o benefício da dúvida a algum desses atores no começo desse calvário, agora não mais.

Acredito que Prótogenes sabia que não se pode enfrentar uma força tão grande e distribuída de uma vez só. A Satiagraha não foi pensada pra ser uma luta de poucos rounds, pois se assim fosse, pra começar, teria outro nome.


2) "Lula está a serviço de Dantas? ou seria ao contrário? ou já não faz diferença?"

Se a Satiagraha nasceu por determinação presidencial, fruto da operação Chacal onde o presidente tomou conhecimento de um grupo barra pesada, disposto a tudo, inclusive grampear todo o alto escalão do Governo petista através da Kroll, isso não faz sentido.

Sim. Você tem um argumento muito forte: Lula não faz nada para deter o sacrifício de Protógenes, exilou Paulo Lacerda e só falta pedir a benção a Gilmar Mendes, o Luís XIV do STF...por que????
EU NÃO SEI.
Mas também não vejo sentido em iniciar uma investigação do seu chefe ou subordinado.Será que Lula só estava jogando pra torcida?
Talvez seja resistência minha em aceitar que Lula seja só mais um nesse lamaçal...pode ser que eu esteja me apegando a imagem do operário que chegou ao poder e obteve records de popularidade. Talvez porque eu saiba que o invejoso do FHC (que indicou Gilmar Mendes, dentre outras podridões) deve espernear enquanto o Lula recebe elogios do Barack Obama. Realmente não sei..você pode mesmo estar certo.


3) "Dilma é uma péssima candidata!"

Dilma deu o OK pra supertele. Isso pesa contra ela. Mas não prova que ela esteja diretamente envolvida.
Quanto a falta de carisma, acho que se o Serra é candidato, qualquer um pode ser.
Contra a parede, entre Dilma e o Serra, sou Dilma desde criancinha. Mas, em condições normais de temperatura e pressão, prefiro uma terceira opção.
Vamos lá. Ainda que de uma forma um pouco desordenada.

Estive em Brasília semana passada e tive a oportunidade de acompanhar ao vivo o último depoimento do Protógenes. E isso me proporcionou uma experiência bizarra: comparar o que vi e ouvi com o jornal nacional.
Nada sobre o powerpoint ridículo e intimidador do Itagiba. Nada sobre as terras do Dantas e as concessões de exploração do subsolo. Nada sobre as caixas de documentos da Brasil Telecom. Só "Protógenes se recusou a responder a maioria das perguntas". Com direito a entrevista do Itagiba.
É algo insano, triste e verdadeiro.

Eu pergunto: o que aconteceria se Lula tivesse "pulado pra dentro da roda"?
Enfrentamento direto.
Como seria?
Toda a rede de associados de Dantas se movendo de uma só vez: parlamentares de bolso, grande mídia de direita, presidente do supremo, funcionários públicos comprometidos e corruptos,etc,etc,etc...
Seria coerente da parte do Lula.
Mas ele venceria?
Talvez sim, talvez não. E se vencesse, poderíamos chamar essa vitória de definitiva? Estou certo que não.
(nota: algo me ocorreu depois que terminei. Pode parecer bobo citar um filme hollywoodiano mas vocês já assistiram ao filme "Gran Torino"?)

Arkx, encontrei outro tópico de discussão aqui do fórum muito legal ( "Seria Lula apenas Humano?" ) e constatei sua participação por lá:

"todo governo tende a se tornar conservador, tendo a se auto-preservar. a única força capaz de manter um governo comprometido com os interesses populares é a própria pressão popular! sem ela, o governo sucumbe, nem que seja a si próprio."
Concordo PLENAMENTE !!!

Finalmente, chegamos onde queria. Aquilo que faz tempo queria perguntar e obter respostas de pessoas inteligentes e capazes, sem que isso se tornasse um tópico desconectado:

COMO PODEMOS FAZER ALGO DE FORMA CONCRETA E PACÍFICA PARA APOIAR A SATIAGRAHA E OS SEUS PARTICIPANTES (DELEGADO, JUIZ, PROCURADOR) ?

Como podemos nos manifestar de forma pacífica para que sejamos ouvidos e respeitados? Pra que não deixemos mais uma injustiça acontecer diante de nossos olhos?
Acho que isso significa mais do que a própria "culpa" ou "inocência" de Lula nessa coisa toda.
Toda idéia é bem vinda.
Arkx,
"o problema não é e nunca foi o Lula. eu já insisti nisto até a exasperação aqui na Comunidade.
o problema somos nós!"

Eu concordo.

Abraço.
É só marcar dia, hora, local.
Greve de fome geral contra Gilmar Mendes, Lula, Protogenes e quem mais vier!!!
A favor do que? E precisa?
Epa epa

Zé-sem quentinha vem tentando há longo e tenebroso inverno interromper sua greve de fome compulsória, involuntária e despolitizada. E essa agora?!

Não dá pra ser abaixo-assassinado? Greve de fome não, greve de sexo-com-coalas-cinzentas pode ser? Essa dá pra chegar junto.

E a lasanha? Se vai sobrar, manda pro Zééé!

RSS

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço