Pessoal, falar em indignação não reflete mais o sentimento que nós estamos passando com a via crucis que o delegado Protógenes vem sofrendo, pelo simples fato de cumprir o seu dever como funcionário público. A única diferença é que ele ousou investigar e prender um banqueiro bandido poderoso, gestado na era FHC. Ele foi o rei dos arremates das privatizações. Tornou-se a fonte provedora do financiamento da campanha de muitos políticos, na época, todos ligados a base aliada do governo FHC.

Foi também o caixa do mensalão cujo administrador era o senador Eduardo Azeredo, presidente do PSDB. Pelo o que a gente percebe tudo se encaixa. O "grande" idealizador da proposta de perpetuação do PSDB no poder - falava-se na época em vinte anos - foi do Serjão Motta, conhecido também como trator, que por coincidência era ministro das Comunicações, justamente o setor em que aconteceram as maiores bandalheiras.

Como o governo FHC foi um desastre, Lula veio a sucedê-lo, e estranhamente houve a transição do poder de maneira "civilizada" tendo o novo governo Lula todo o acesso as informações do governo que se encerrava.

Esse fato na mídia foi comemorado como fato inédito, "exemplo" para o mundo civilizado. Pura enganação de trouxas. Dava-se ali o "El grande acuerdo".

O esquema do mensalão continuava funcionando a todo vapor e o senhor Daniel Dantas tinha que se aproximar de Lula a todo custo. Não sei se conseguiu. Fala-se que Lulinha tem negócios com ele. Não vi nenhuma prova. Se considerarmos a doentia campanha da mídia contra o governo Lula, acho muito estranho que ela não tenha produzido mais um factóide.

O mesmo não podemos dizer do governador Serra. A mídia alternativa divulgou documentos, nunca contestados, da sociedade da sua filha em uma empresa em Miami, com a irmã do banqueiro bandido. E lógico, com dinheiro deste.

Quero acreditar na boa fé de Lula, que ele não esteja envolvido nesse lamaçal de corrupção. Sempre vejo ele num jogo estratégico mexendo as peças do xadrez para poder driblar o cerco covarde da mídia.

Acabo de assistir um vídeo (blog cidadania. com) o presidente em Telêmaco Borba PR comentando a difusão de pessimismo pela grande mídia, Existem jornalistas escalados nos grandes meios de comunicações exclusivamente com essa tarefa. Cito alguns exemplos mais notórios: Mirian Leitão e Ricardo Noblat do Globo, o patético Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi do esgoto chamado Veja, Eliane Cantânhede e Clóvis Rossi da Folha e outros.

O fato é que no noticiário hoje informa que o delegado Protógenes foi afastado da PF, embora não de forma definitiva, mas que se pressupõe que o será. O delegado escalado a dedo para conduzir o processo nada mais é do que o sr. Amaro, um desafeto de Protógenes. Já vi essa história. Quando dentro de uma instituição o chefe quer pegar o seu subordinado, é só escalar o seu pior inimigo. Foi o que aconteceu.

Quem perde é o país. Desta forma conclamo que todos aqueles que se mostram indignado com essa situação se levantem numa corrente para que possamos expressar a nossa insatisfação com essa patifaria. Punir funcionário público honesto, via de regra não deixa de ser exceção, principalmente quando mexe com interesses muito escusos. Enquanto isso o banqueiro bandido condenado continua solto.
Vamos aceitar isso bovinamente?

Exibições: 282

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Arkx,
vc transforma minha defesa do governo em "acusação"?
mas esta é uma das poucas virtudes que ainda preservo. e me orgulho. E isto não significa que não vejo problemas, mas sequer temos tempo de discutí-los seriamente, diante do empenho de alguns em querer detoná-lo. Menos a Veja, não é? ela fez um acordão e elogia o governo todo santo dia, não é isto?

E, ora, da mesma maneira que você, faz tempo, quer derrubar o governo, só não diz COMO e quem vc quer colocar no lugar. Quem? Protógenes? Ele é o líder da sua revolução?

e por falar em veja, vc me pergunta se kanitz ainda escreve na veja. mas vc lê a veja? vc negou isto no mesmo comentário...

Vc também transforma em peça acusatória meu empenho em "apresentar um repetido inventário de notícias e opiniões otimistas para chancelar sua própria opinião sobre o governo e o país." ora, vc faz EXATAMENTE o mesmo, com o sinal contrário...

Sobre a cirse que se aproximava e que vc teria me alertado, lembro a você que a crise já havia chegado... e o que eu defendia era que o papel do presidente era exatamente aquele de Lula: ser, apesar de tudo, otimista, e se confirma hoje que ele estava certo, assim como a crise não destruiu o país, como "alguns" desejavam e desejam... o Brasil está por cima, apesar de tudo... e dando exemplo da atuação estatal. hoje li sobre o BNDES, Petrobras e BB, como referências... (ah, não pode falar bem...)

Discutir a Satiagraha? mais do que se tem feito. Mas vc não quer discutir, vc a usa (como usa a taxa de juros) como um álibi para propósitos que precisam ser mais esclarecidos. aí, sim, a gente avança.
Convoque um ato do seu partido para apoio à satiagraha, à prisão de dantas mesmo sem concluir o processo, à demissão sumária do meireles, à redução da taxa selic até o percentual que vc acha desejável... aí a gente vai...

aguardo local, dia e hora.
Arkx, concordo plenamente com essa sua posição. Protógenes, se queres manter sua honradez, lute para continuar na PF. Deixe a política, pelo menos por enquanto, para os profissionais. Infelizmente ainda é assim. Cabe a nós eleitores mudarmos essa situação. A sua ajuda será mais útil continuando na PF.
francisco,
siga o conselho do arkx: não liga não.
mas depois que a vaquinha dele foi prô brejo ele nunca mais foi o mesmo...
arkx, atualmente prefiro você poeta.

e uma descoberta: não vou morrer nunca... não capitulo diante das adversidades... apenas desisto se os fatos me mostrarem cinismo demais...

tô com o italiano: otimismo da vontade sempre de mãos atadas com o pessimismo da razão... saber os limites... e lutar. sempre.
Luzete, Luzia e Arkx

Olha, me arriscando a levar lambada como resposta, vou sugerir a vocês que se abram um bocadinho para ver o que o outro está dizendo, sem rebater logo, e sem esse clima de acrimônia... Será que nao dá para dialogar de outro modo, com um pouco mais de boa vontade com os outros? Quando a coisa chega nesse nível de acirramento fica difícil refletir.

Numa boa.
Bom, deixa-me colocar alguns pontos. Parece-me que o foco da discussão do tema que coloquei para debate, alguns colegas tem desviado do principal. Tudo bem! Vale para umas discussões aqui ou ali, mas nunca desviar tanto do foco principal.

Eu estou impressionado com os debatedores, muitos deles discutindo partidarismo. Não que eu não considere importante. Mas revela os matizes dos seguidores dos outroras cardeais do PT. Uns contra outros a favor. Observo um certo consenso quanto a figura do Zé Dirceu.

Já expressei aqui minha opinião sobre ele. Infelizmente usou sua grande inteligência em benefício próprio. Para mim caiu sua máscara. Ele está sim envolvido, na minha modesta opinião, nas investigações do Satiagraha. Disse num outro post. Trabalhar para DD? É fim de carreira mesmo.

Respondendo ao Arkx diria o seguinte, aliás já disse anteriormente. Quanto pessimismo. Diz voce: a crise mal começou e já faz estragos na economia no Brasil. Cita Aracruz, Votarantin,Sadia e Embraer. Meu Deus! Isso é o fim do mundo? Ninguém em sã conciência poderia afirmar que o setor basicamente de exportaçõe não viesse a sofrer alguns abalos.

A tres primeira empresas citadas por voce, e voce sabe com certeza o motivo das dificuldades delas. Especulações com derivativos ( eta nominho feio que inventaram), só poderiam dar nisso. E eles sabiam o que poderia acontecer, porque a crise não começou em setembro, como a grande mídia faz querer que nós acreditemos. Pura ganância. Porque não investiram em produção no país? A Embraer é um caso a parte. Quanto a prisão de Dantas nem vou comentar.
Cuidado Arkx,
Te encontro um pouco alterado, como o grande Nunes. Alegria, tchê!
Olha o coração, amigo velho de guerra...
Fustigar a situação, certo?
Grande pedida, quem retruca torna-se automaticamente situação. Arkx...
Tudo bem, bicho, te conheço de longa data e sei que você tem um enorme coração.

... aprofundamento das conquistas sociais e democráticas sem o desmonte desse câncer.
Arkx, você há de reconhecer isso como primário, ou não? Isto não é apoio, é fogo amigo.
A gente dialoga, conversa, discute, briga, mas... "Câncer"? Você é um cara cordial, sempre foi. Te entendo. O PT histórico tinha uma história de não-submissão a acordos partidários. Votaram contra as eleições diretas. Com toda a razão deste mundo. Tinham que fazer. Agora há novos encaminhamentos e novas reflexões. Mas o PT histórico nunca se apegou a moralidades formais, nem acusou ninguém de ser "câncer". Ao contrário, o câncer era o PT, concorda? Que aprendeu as direções do vento da História.

Cada um fala o que acha e todo mundo se desentende, Arkx, mas por que a agressividade?
Abraço.
Luíza, estou te respondendo aqui porque não havia mais link para resposta à sua resposta ao meu comentário anterior. Vou responder por pontos.

1) Em primeiro lugar, não tenho a menor intenção de “ensinar” nada a ninguém; estou racioci-nando com você, e com os outros…

2) Creio que mobilizações populares “em defesa da Satiagraha” podem sim mobilizar a população e ensejar conscientização social, desde que a bandeira não seja apenas prender Dantas, mas denunciar o uso inegual da Justiça para crimes de colarinho branco e para o povo; e também o desvio de recursos da Saúde, Educação, etc.

3) Sem dúvida uma das coisas boas do início desse Governo foi a mudança na atuação da PF; pena que isso tenha sido revertido com o afastamento do Paulo Lacerda; atualmente a PF tem se dedicado mais a achar qualquer pretexto para afastar Protógenes… Inclusive dando argumentos para a defesa do Dantas tentar anular a Satiagraha.

4) Concordo com você que a prisao do Dantas não seria “panacéia” para solucionar todos os problemas. Mas seria um sinal para outros Dantas de que crimes de colarinho branco podem passar a dar cadeia. E isso poderia fazer muita diferença, dadas todas as razões que elenquei no outro comentário.

5) Dizer que a ênfase esse episódio é semelhante ao que fez Hitler com os judeus é um pouco forte demais, não acha não? Que imaginação, hem? E que atribuição de más intenções de graça aos outros…

6) Concordo que a reflexao sobre o sistema político e econômico vigentes não tem um ganho de qualidade se for centrada apenas nisso; mas esse é um dos aspectos em que ela deve se centrar.

7) No que toca ao PT e a Dirceu, acho que você está achando que todo mundo que fala da im-portância das denúncias relativas a Satiagraha pensam igualzinho. Por que, afinal, falou o que disse sobre isso numa resposta dirigida para mim, quando eu não citei nem PT nem Dirceu? Eu definitivamente não acho que todos os filiados e simpatizantes do PT sejam homogêneos e pensem igual. E também não estou demonizando Dirceu, porque não tenho certeza absoluta que ele é cúmplice do Dantas. Também porque concordo com o Joao Vergílio que, enquanto permanecer essa lógica perversa do financiamento de campanhas, nenhum partido poderá evitar sujar as mãos. Não aprovo isso (especialmente por causa das conseqüências, como estamos vendo: se o PT está mudo em relação à Satiagraha é provavelmente porque não está em condições de denunciar…), mas também não vou assumir um discurso de um moralismo hipócrita. Tenho perfeita consciência dos riscos de um discurso do tipo lacerdista, e esse é um dos perigos da situação atual.

8) Também acho que não basta ser contra e não ter rumo. Me sinto um pouco sem rumo, por-que não estou vendo saídas. Gostaria muito de que o resto do PT que não foi coptado conseguisse se rearticular e tentar reorganizar o movimento social, mas não estou vendo isso acontecer. Provavelmente vou mesmo votar na Dilma, porque não vou arriscar a deixar de fazer a pequena parte que me é possível contra o retorno da Direita. Mas só não retroceder é muito pouco, seria preciso avançar, e não creio que isso seja possível sem uma mobilização social muito maior.

9) Finalmente, nao te toca em nada que um delegado e um juiz que fizeram o seu dever estejam sendo perseguidos por isso? Para você isso é indiferente? Eu acho uma canalhice...
Vc é integralista? Porisso não pode dizer seu partido e precisa cobra PT e petistas?
Acho que vc está indo na onda da radicalização lacerdista...

Naturalmente para quem elegeu o governo que deu condições para que a Satiagraha existisse, investigando um criminosos que agia desde 1990 e que foi beneficiário de todas as privatizações ocorridas no governo do PSDB/DEM, não é indiferente qualquer coisa que procure invalidá-la.
A "canalhice" é exatamente o oposto: fazer o carnaval de distorções que tem sido feito, pela VEJA, FOLHA, CPI e outros menos votados, para invalidar 4 anos de trabalho sério do delegado, do procurador e do juiz.

O próprio delegado, em seu depoimento à CPI, solicitou que não se desse atenção ao que vem sido publicado na mídia... portanto...

O que acho estranho é essa conjugação de luta contra ao PIG e ao mesmo tempo levar adiante as teses do PIG... enfim... cada um é cada um... e tudo o que não sou é canalha...acho que esses termos fortes são meramente provocativos... pra que?
Ei, Luiza, nao disse em momento nenhum, nao insinuei, nao pensei que você seja canalha. Se achasse isso, nao estaria me dando ao trabalho de dialogar com você... Definitivamente nao faço parte do grupo de pessoas, que infelizmente há tb nessa Comunidade, que se caracteriza por tratar desrespeitosamente os interlocutores e sair distorcendo as palavras deles.

Agora, tb acho bastante insultuoso, embora aceite de bom grado a hipótese de que essa nao tenha sido sua intenção, me dizer que estou indo na onda lacerdista. Se há algo de que tenho consciência do risco é o lacerdismo. Eu já tinha 16 anos em 1964, e tb vi coisas sobre a época depois, inclusive nos ótimos filmes do Sílvio Tendler ("Os Anos JK" e "Jango"). E vi o risco de perto na campanha do Gabeira na última eleição.

Aliás, quais sao as teses da grande mídia que você diz que estou apoiando? A grande mídia quer mais é enforcar Protógenes e de Sanctis, e beatificar Gilmar Mendes. Por isso estao fazendo o Carnaval que fazem. Você acha que a melhor resposta para esse Carnaval é o silêncio, é fazer de conta que nao está havendo nada?

Quando me coloco contra o abafamento da Satiagraha, não é por causa de um discurso abstrato e de natureza moral sobre corrupção; é porque a dependência dos políticos para com os lobistas, além de saquear os recursos do Estado, está entregando a nação aos interesses do grande capital e do crime organizado.

A canalhice a que me referi é um ponto local dentro disso; aí é moral mesmo. NADA JUSTIFICA que, para se proteger dos resultados de estratégias erradas de ficar nas maos de Dantas, o Governo fique procurando qualquer cabelinho em ovo para abater Protógenes -- e me desculpe, Luiza, aí é o Governo mesmo, a PF está sob o comando do Executivo -- e se cale diante das tentativas do Gilmar de fazer o mesmo com o Juiz de Sanctis. A canalhice está aí.

RSS

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço