A iniciativa de abrir este tópico veio de uma conversa por email com várias pessoas. Estávamos discutindo o fato de certas postagens no blog-mãe favorecerem um clima não amigável às mulheres, por vezes até misógino, e como ele desanima as mulheres de postarem lá, por já saberem de antemão que terão de lidar com comentários desagradáveis, quando não ofensivos, como foi o caso do post Antidepressivo que acalma a mulher: o sêmen. Pensamos então em fazer uma espécie de "manifesto" a ser posto no Fora de Pautafalando em como aquele clima nos incomoda. Mas, para que isso não fique só atribuído a uma ou duas pessoas, combinamos que eu criaria primeiro um tópico aqui no Portal, onde várias pessoas pudessem se manifestar. A palavra está aberta.

Links para os dois topicos que provocaram nossa indignaçao: 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/antidepressivo-que-acalma-...

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-semen-como-antidepressiv... 

   

Exibições: 7854

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho certeza, Joel.

Sei disso, Cláudia. A força do Portal está na amizade consolidada ao longo desses anos de luta.

Muito bem. Como disse dias atrás, ficaram os adultos.

Que bom que você se pronunciou, Nassif.

Tenha certeza de que todos que concordaram com o post têm em comum a preocupação com  o aprimoramento deste espaço tão caro e raro para debates de alto nível de qualidade.

Fui criticado por expressar minha opinião em relação ao suposto estupro que teria ocorrido no BBB 12. Não assisto o programa já faz alguns anos, portanto, não faço apologia dele e, sobretudo, concordo com o senso comum desse portal de que o BBB é péssimo. Infelizmente, o BBB tem muito de todos os Brasis. Da Daslu às periferias ou morros - passando por Jardins em São Paulo  ou a Zona Sul carioca.

Consegui, por acaso, a opinião de uma muher. Talvez ela não tenha lido Simone de Bouvier ou  Germaine Greer, no entanto, foi vitima de estupro.

 

 Nádia Leal Silva· 1 dia atrás

Já fui vitima de ESTUPRO e posso garantir que não tem nada a ver com o acontecido no BBB. Monique, tu não tens ideia do que é ser estuprada. Menina, vc é maior, culta, civil e psicologicamente capaz. Vc festou com o rapaz, flertou e se embriagou com ele. Vc foi pra CAMA com esse homem. Altos amassos com o dito cujo e, na hora do vamos ver, se fez de morta sem se opor em nenhum momento às investidas do menino. Fetiche? Talvez. No outro dia, sem a mínima cara de traumatizada, alega que não sabia se manteve relações (Imagina! Nós, mulheres, sabemos quando algo aconteceu). Se essa zinha quer saber o que é estupro de incapaz, ela deveria ser bolinada e abusada por enfermeitos inescrupulosos após sofrer um acidente e não conseguir se opor à invasão do seu corpo por quem deveria guardar pela sua saúde. Eu me sinto aviltada quando vulgarizam o termo estupro para fins midiáticos e comerciais. Punição já para o rapaz, pra moça e para os diretores de TV responsáveis. Tudo em nome da dignidade das verdadeiras vítimas desse tipo de violência.

Antonio,

Respeito a colocação porém não concordo.

 "Eu me sinto aviltada quando vulgarizam o termo estupro para fins midiáticos e comerciais."


Isto é munição para quem se defende da acusação de estupro através da não caracterização do mesmo como tal.

Não importa se a moça é ou não santa, nada deve servir como pretexto para esta linha de defesa.

Gilberto

As palavras são dela e não minhas. Isto é, Nádia é uma mulher e esse é o ponto de vista dela. Ou o ponto de vista feminino (de uma mulher) e não, necessariamente, a opinião de todas as mulheres.

Acho que ela entende mais sobre estupro do que eu ou você. 

Antonio,

Eu sei que as palavras são dela. Quanto a entender, eu prefiro a garantia que ninguém precise passar pela situação para ter o direito (entendimento) a falar sobre ela.

Concordo com o Gilberto. O caso dessa moça é obviamente mais grave, mas isso não quer dizer que o Daniel do BBB tenha agido certo. O que pode mudar é o tamanho da condenação se os responsáveis são apurados, mas avaliem-se os casos separadamente e veremos que há responsáveis claros.

Senão voltaremos ao tempo do "estupra mas não mata".

Marli

Só coloquei minha opinião nesse post por que fui gentilmente "convidado" por comentários feitos por você e a outra moça - acho que o mome dela é Anarquista.

Responder até Anarquista Lúcida 19 horas atrás

Gente, até agora estávamos comentando abusos no LNO. Agora há também AQUI NO PORTAL. Vejam as baixarias do participante Antônio, no tópico Ministra peda à Promotoria etc. É revoltante, chamando a tal moça do BBB de pior que prostituta, que santa nao era, senao nao estaria lá, baixeza completa. 

Responder até Marli Castanheira 19 horas atrás

'' Prostitutas são mais dignas e, sobretudo,  não prejudicam a vida de  ninguém.'' _ afirmou o participante Antônio.

Seu discurso é extremamente machista, infundado e nojento. 


O depoimento (Nádia/Viomundo) é bastante relevante e, sobretudo, é uma opinião feminina.

Os comentários (maniqueístas) sobre o affair do BBB estão sendo feitos à revelia de evidências e, se não bastasse isso, desconsiderando o próprio depoimento da menina Monique de que fez sexo consensual com o rapaz - Daniel. Estão (mídia/blogs) linchando o moço sem provas para tanto e com nuances de um racismo inconteste.

Prezada Marli, não faça do feminismo um contraponto ao machismo - os dois não têm mais lugar num mundo onde, homens e mulheres, têm os mesmos direitos e responsabilidades. Que o diga a primeira presidente mulher do Brasil. 

Marli

Só coloquei minha opinião nesse post por que fui gentilmente "convidado" em razão de comentários terem sido feitos, a meu respeito, por você e a outra moça - acho que o mome dela é Anarquista. Enfim, em meus comentários, não acho que tenha sido descortez com ninguém desse portal/post. Sobretudo, não chamei o discurso de  ninguém de "nojento" ou "machista". 

Responder até Anarquista Lúcida 19 horas atrás

Gente, até agora estávamos comentando abusos no LNO. Agora há também AQUI NO PORTAL. Vejam as baixarias do participante Antônio, no tópico Ministra peda à Promotoria etc. É revoltante, chamando a tal moça do BBB de pior que prostituta, que santa nao era, senao nao estaria lá, baixeza completa. 

Responder até Marli Castanheira 19 horas atrás

'' Prostitutas são mais dignas e, sobretudo,  não prejudicam a vida de  ninguém.'' _ afirmou o participante Antônio.

Seu discurso é extremamente machista, infundado e nojento. 

Marli!

Por mim assunto encerrado.

Abs.

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço