Polônia: 70 anos do Massacre de Katyn - Acidente Mata Presidente !

O chamado 'Massacre de Katyn', parece encerrar alguma maldição. Cerimônia que lembraria os 70 anos do mesmo, termina em tragédia, com a morte do Presidente da Polônia, em acidente aviatório, em Smolensk, Rússia - outro lugar de valas comuns de vítimas. Veja detalhes, na matéria do Terra, em http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4373558-EI8142,00-...
Um dos episódios mais desumanos e sangrentos da 2ª Guerra Mundial, em 1940, em meio ao conflito entre alemães e russos pelo domínio do País, mais de 20.000 poloneses, entre oficiais militares, intelectuais, professores e lideranças civis, foram friamente assassinados por forças militares secretas de Stalin, à maneira das SS de Hitler, na tentativa de atribuir aos alemães o caso. Sepultados em valas comuns, em maior número, na floresta polonesa de Katyn, dentre outros lugares. Verdade só amplamente reconhecida, após o fim da URSS. O filme de Andrej Whajda - Katyn (2008), indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro do ano, retrata fielmente este formidável drama nacional e crime de lesa humanidade. Russos, permaneceram impunes - pois além de vencedores, não haviam assinado a Convenção de Genebra. Recomendo a obra do cineasta polonês, que pode ser baixada na Internet.

Exibições: 158

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Pósnik,

"mais de 20.000 poloneses, entre oficiais militares, intelectuais, professores e lideranças civis, foram friamente assassinados por forças militares secretas de Stalin, à maneira das SS de Hitler, na tentativa de atribuir aos alemães o caso. Sepultados em valas comuns, em maior número, na floresta polonesa de Katyn, dentre outros lugares. Verdade só amplamente reconhecida, após o fim da URSS. O filme de Andrej Whajda"

Conheço bem esta história...mas é incrível que tão pouca gente a conheça. A "idéia" era deixar a população "acéfala", e o exército sem comando, desbaratado. Ouví muitos relatos de poloneses que se encontraram depois da guerra...com alguns deles, anos mais tarde, passei a conviver.

Lamentável o trágico acidente, que vitimou o presidente e toda a cúpula governamental. A "águia de duas cabeças" está de luto! :(

Agradeço-lhe pela indicação do filme do Andrej Whajda, vou procurá-lo.

Abraços,

Dulce.
"Há 70 anos, em Katyn, os soviéticos mataram as elites polonesas. Hoje, a elite polonesa morreu quando ia a Katyn homenagear os poloneses mortos", disse Lech Walesa.

duas tragédias... a história não precisava ser duplamente perversa, né?
Foi o fantasma de Stalin!

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço