Por que o Vietnam conseguiu sua união depois de enfrentar ferozes inimigos e a Coréia permanece dividida?

 

kim jong-il looking at things 

http://kimjongillookingatthings.tumblr.com/

 

Exibições: 106

Responder esta

Respostas a este tópico

Explique, por favor...

Imagino que a alusão seja a que o Panamá era um estado da Colômbia cuja "independência" foi patrocinada pelos EEUU para a abertura do canal. Então no leste da Líbia pode se criar outro estado, que administraria 2/3 das reservas totais líbias de petróleo.

Mas Coreia e Vietnam não foram os únicos povos separados pela Guerra Fria. Houve também o Iêmem (reunido nos anos 1970) e a Alemanha.

Penso que em décadas sucederá a reunificação da Coreia, sob a hegemonia do sul, cuja população é o dobro e a economia é mais dinâmica (a exemplo de Alem. Oc. vs Or.) Quando houve a reunificação do Vietnam as populações eram parecidas e a economia do sul pró-ocidental estava em frangalhos e sob um regime muito corrupto, que não têm comparação com a ditadura militar que administrou a Coreia do Sul até o início dos 1980.

As diferenças entre as duas partes hoje são tão profundas que se tornará quase inevitável que o Norte seja fornecedor de matérias-primas, operários e mercado consumidor para o Sul.

Não deves apressar muito a análise sobre a Coréia ao Norte. Há mudanças grandes que podem inverter as coisas. A crise pode atingir em cheio o Sul e a "abertura" ao Norte pode permitir um novo surto de desenvolvimento. As mudanças ao Norte parecem inspiradas, sem cópia, na China, e não há motivo para crer que resultem em nada. Ademais o bloqueio ao Norte mais o estado de guerra são completamente desumanos e não podem ser mantidos indefinidamente. (Se for apenas por vontade americana o bloqueio dura até "acabar" o regime nortecoreano. No caso do Japão foi mantido o estado de guerra contra a URSS até o final da mesma. Mas não é com vontades que se resolvem os problemas internacionais. E os EUA não dão conta sequer de sua dívida e não conseguem unidade entre Congresso e Governo...)

A unificação do Vietnã foi resultado da luta encabeçada pelo partido comunista desde muito antes da Guerra do Vietnã. No final eles foram vitoriosos em todos os sentidos e puderam unificar -- o que era a proposta original aceite por todos -- Sul e Norte. Seguindo os mesmos passos os comunistas coreanos partiram para a luta, aceitando os acordos que previam a unidade da Coréia. O resultado foi o mesmo do Vietnã: guerra. Mas o poderio americano e aliado na Coréia era bem maior que no Vietnã... De qualquer forma os coreanos não conseguiram a vitória militar. É por aí a discussão: duas realidades bem distintas, com vitória num caso e "empate" no outro (Coréia).

Bom, a piada está no site com as fotos. Aquela olhando "tupperware" é bem engraçada!

RSS

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço