![]() |
Os verdadeiros Antônio Carlos e Jocafi |
Tags:
putz, guen,
respondendo a tua pergunta, é claro que o ECAD poderia até estar fazendo a devida arrecadação, mas não poderia estar fazendo a devida distribuição, se a música é atribuída a outro compositor, não é mesmo?
eu espero -afinal não temos mais notícias dos desdobramentos eventuais do caso- se o ECAD está sendo, afinal, higienizado devidamente, para cumprir sua missão de estar serviço do artista.
mas, linda esta interpretação, hein?
e esta é uma das músicas que marcou minha passagem pela experiência do projeto rondon... e... põe décadas nesta história também...
e como você defender ana de hollanda "é questão de coração e sentimento de solidariedade aos que são atacados com inclemência e de maneira tão baixa." e mais um cadinho: garantir ao artista forma de sobrevivência e luta por apropriações indevidas da obra de arte... que como vc ilustra, viceja, não é mesmo?
só faltaram perguntar se ele trabalhava, né?
mas ainda bem que não perguntaram se eram dom e ravel, acho que eram eles, tadinhos, que cantavam aquela: eu te amo meu brasil... prá mim uma espécie de inocentes úteis do período.
Mais um caso que demonstra o desrespeito aos direitos autorais no Brasil e a inoperância (para dizer o mínimo) do ECAD. Não posso precisar a data, mas certa vez, nos primeiros anos da década de 80, no Bar Redondo, em SP, o Zé Keti mostrou-me o extrato de seus direitos no Carnaval anterior. A campeã de arrecadação havia sido Xuxa, com "Ilariê" (creio que seja o título da música, que nem carnavalesca era, mas foi arranjada a propósito e muito tocada, sem dúvida). O compositor de "Máscara Negra", que era cantada em todos os salões de Carnaval do Brasil, recebeu um pouco mais do que o valor da nossa consumação no bar! Era algo ridículo, muito menos que um salário mínimo de então.
É óbvio que havia uma fraude.
Como faz muitos anos, e como os artistas de maior sucesso jamais reclamaram, talvez por ser mais difícil enganá-los, fico imaginando o quanto de direitos de grandes artistas que não estão na mídia todo dia, foi roubado durante décadas.
Aliás, a mídia "investigativa" deveria pesquisar sobre os membros do ECAD, sem sensacionalismo, ouvindo os dois lados. Quem são essas pessoas, do que vivem, qual o seu nível de riqueza, etc. Perguntar não ofende, mas parece que o ECAD é uma caixa-preta que não interessa a ninguém abrir...
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por