Só eu tô sentindo isso, ou essa seleção não empolga quase nada?

                                   SELEÇÃO SEM POVO E SEM ALMA

Tenho 50 anos, e adoro futebol! Lembro, em 1967, meu primeiro jogo no Maracanã, levado pelo meu pai, o Botafogo deu um baile no meu Flamengo, tempo de Paulo Henrique, Murilo, Onça, Rogério, Jairzinho, Roberto, Carlinhos, um futebol bonito e bem jogado. Nunca mais parei... Acompanhar a seleção, então, era o sonho! Eram tantos craques nas décadas de 70 e 80, que para cada posição haviam quatro, cinco feras na disputa: difícil era escolher os 22 melhores.

De 70 para cá, foram 10 copas do mundo! E sei que em algumas a paixão do torcedor foi aviltada pela prepotência dos treinadores, mesmo os grandes, como Telê Santana, que errou feio em 82, ao não levar Jairzinho e Reinaldo, preferindo Paulo Isidoro e Sérginho Chulapa, e em 86, cortando Leandro e Renato - para mim, foi aí que  perdeu a copa, esses craques fizeram falta. A seleção de 90, não empolgou, a de 94, APESAR DO TÍTULO, não empolgou, só nos deu lampejos e o título sofrido, nos pênaltis, a de 2006 o fiasco, Parreira deixando no banco Fred e Robinho, sem necessidade.

Mas, sinceramente... Não me recordo de uma seleção sair tão desacreditada, tão desprovida de craques, tão robotizada, tão amarga, a partir da alma de seu comandante, o Dunga, como essa seleção! Meu Deus, eu não vejo alegria nas ruas, não vejo gente debatendo futebol, conversando sobre as possibilidades do time! Já há um ambiente de pré-enterro, o sorriso está "amarelo", uma sem-gracisse só!  Jogadores como Elano, Gilberto Silva, Josué, Kléberson, Gilberto, Felipe Melo, Júnior Batista, Ramirez, são apenas bons jogadores! E são eles, mais Kaká, o único craque, a espinha dorsal da seleção, seu meio de campo, os caras que teriam que ou proteger a zaga e sair jogando, ou alimentar o ataque e se aproximar com perigo do gol adversário.  NÃO DÁ PARA EMPOLGAR, TÁ VERGONHOSA A COISA!

Futebol normalmente é decidido no lampejo do craque, na jogada mágica, que foge ao normal, ao que o adversário espera. Nunca uma seleção foi tão pobre de jogadores nesse nível. Só temos kaká e Robinho, e um bom centro-avante, o Luis Fabiano.

Ganso e Ronaldinho Gaúcho, eram OBRIGATÓRIOS NESSA SELEÇÃO EMPOBRECIDA! Fred, é melhor que Grafite. Diego seria um reserva de luxo, mas é craque! E Neymar, porque não?
Na lateral esquerda, já que futebol é momento, caramba!... Roberto Carlos estava arrebentando, parecia ter voltado ao auge!

Mas essa não é e nunca foi a seleção do Brasil. É "a seleção do Dunga" - infelizmente, para todos nós...  O futebol é pobre como a cabeça do Dunga, coitado. O espírito dessa seleção, idem! Parecem meninos obedientes, com discurso decorado, e com medo, sim, do Dunga. As pessoas sabem no fundo, o que são. Esses caras sabem que SÓ ESTÃO LA GRAÇAS AO DUNGA. - É uma troca psicológica perversa: "Me leva, que eu vou seguir-te como a um mantra, Dunga! Serei submisso, me matarei em campo, tudo o que declarares à imprensa, será o que repetirei..." - e, por aí vai!

Ganhe ou perca, essa seleção já nasceu sem alma, sem alegria, sem autenticidade! Sem um povo por trás dela! Seleção brasileira, sem o povo, não é nada! Mesmo que ganhe!

Dunga, você nem sabe, mas já é responsável pela seleção mais sem povo, sem alegria e sem identidade, que o Brasil já formou.

Ela tem a sua cara, pode comemorar.

Queríamos, que tivesse a cara do Brasil!

Exibições: 713

Responder esta

Respostas a este tópico

No Rio, vejo pela primeira vez grande indiferença por uma seleção brasileira de futebol. sem bandeirinhas nas casas, nas antenas dos carros, sem camisas.

os apelos da Globo não conseguem empolgar as ruas.

se esse time ganhar a copa, o que não acontecerá, a injustiça será maior ainda.
Pois é, Simone, quando nem o Rio adere - rs - fica complicado... O cara é soturno demais, não? E aquele rosto ressentido! Nossa, triste aquilo. O pior, é que se a seleção ganhar, será APESAR DO DUNGA, e não por causa dele. Mas torço, torço principalmente por causa do povo brasileiro, aqueles que não estão nem aó pro Dunga - rs - queria me desligar a esse ponto, quem sabe, amanhã consigo?. Abraço prá vc!
Marco, concordo com você, mas parcialmente. Explico - as sensações que vc descreve me parecem atingir apenas parte da população! Mas essa apatia em relação à seleção, veja, atinge a todos, ATÉ AOS FANÁTICOS PELO ESPORTE! Mas concordo sim, que hoje temos uma diversidade de motivos para nos orgulharmos mais do nosso país, principalmente quem apóia o Lula, e o vê como o melhor representante nosso lá fora, desde décadas! Aqueles torcedores que continuam fanáticos (pelos seus times, por exemplo), na copa, extravazam isso via seleção. Dessa vez, não! Ficou uma coisa triste, engessada, sem graça! - rs - Cara! Seleção brasileira que tira o sorriso do brasileiro... - Pode? - rs - Abraço!
Discordo marco.
O futebol faz parte da construção desse orgulho pelo fato de sermos brasileiros, da nossa identidade nacional.
E nunca foi o único motivo: o clima, o samba e a música em geral, o carnaval, a beleza natural, a cordialidade, a paz, a receptividade com imigrantes, com estrangeiros - mas sempre foi dos principais.

Me lembro aquele filme que mostra a copa de 70, o pau comendo solto e os militantes políticos torcendo por aquela seleção - talvez por essa não torcessem...

Agora fatores mais "sérios" nos projetam ao mundo, mas não acho - e tomara - que as manifestações populares, culturais e esportivas, vão perder sua importância para quem gosta.
Aí viramos aristocráticos de vez, que chatice...

Agora, essa seleção não empolga MESMO.
Mas Eduardo, com kleberson, Gilberto Silva, Julio batista, enfim, com essa campanha do Dunga contra drogas ( não use craque haha) como poderia?
Deixou a alegria do nosso futebol aqui..

E eu, que gosto da seleção como metáfora do País, mas principalmente de futebol bem jogado te digo: se a Argentina mantiver o ritmo que teve nos primeiros 15 minutos contra Nigéria, se Espanha e Holanda vierem mostrar o que estão jogando....
Não será nossa...

Mas 2014, será outra história...
Argentina ou Alemanha! Sabe Cabocla, que passa pela minha cabeça, que Dunga, por não ter sido um craque, por algum tipo de esquizofrenia, tratou-os com desprezo nessa convocação? Juro que eu acho que esse cara tem alguma coisa estranha nele em relação ao craque.... Bjo.
Cabocla
Concordo contigo, outro dia assisti um documentario não me lembro onde, acho que foi no canal Futura, mostrava uma ilha na costa leste da Africa, que devido estar nas rotas maritimas teve como colonizadores inumeros povos, então eles mostravam cinco ou seis povos diferentes como uma miscigenação monumental, possivelmente não conheceram o Brasil com muito mais de 15 diferentes raças colonizadoras, e o mais importante, convivendo harmoniosamente.
Abraços
:) Ops, eu não gosto de mulatA ahahah, e oba-oba só DEPOIS do jogo. Vamos PROTEGER A NOSSA SELEÇÃO.

Nesse tempo de tanto olheiro, acha que não estão de butucas ligadas nos jogadores brasileiros? Tem que manter o sigilo, nos treinos.

Bjs.

Dulce.
Amigo...vamos por partes, como "Jack" ;)

"Roberto Carlos estava arrebentando, parecia ter voltado ao auge!" Que Roberto Carlos você se refere? Aquele do MEIÃO ??? Não, obrigada. Prefiro perder com o novo, que tentar com um VELHO ERRO.

O que está acomtecendo é uma baita campanha CONTRA O DUNGA. O sigilo é NECESSÁRIO, nos treinamentos. TODOS ESTÃO DE OLHO nas movimentações dos brasileiros, e na Europa É NORMAL ESTE SIGILO. Nós é que não estavamos acostumados com trabalho sério, com todo aquele "oba-oba" QUANDO PERDEMOS A COPA por estarmos tão expostos, inclusive a invasões de campo e tietagens.

O pescoço do DUNGA é que está a prêmio. Então a responsabilidade é dele, e os louros também.

Ontem o Ronaldo deu uma entrevista a Marília Gabriela. Disse TORCER MUITO PELA SELEÇÃO, porque sentiu na pele a torcida contra, de alguns brasileiros, que queriam CONTINUAR SENDO OS ÚNICOS VENCEDORES, OS HISTÓRICOS.

Esse negócio de dizer que a seleção é de 200 milhões de brasileiros, E SÓ A CABEÇA DO DUNGA vai para a forca...é piada. DEIXA O DUNGA TRABALHAR !!!!

Na hora de TORCER...SOU BRASILEIRÍSSIMA...SOU DUNGA!!! O RESTO É O RESTO. É FOFOCA CONTRA.

Só falta em tempos de "globalização da informação" os adversários obterem as mesmas informações técnicas e táticas que o Brasil vai usar em campo. TEM QUE MANTER FECHADO MESMO.

É a seleção do Dunga, do Brasil, e minha. SUFICIENTE PARA ME ENTUSIASMAR...BRASIIIIIIIIILLLL !!! :)
"Eram tantos craques nas décadas de 70" ISSO NÃO NOS PERTENDE MAIS!!! Nem a qualquer outra seleção. Hoje é NEGÓCIO. 1X0 está de BOM TAMANHO. O patrocinador QUER ganhar. O resto é "encheção de linguiça".

Brasiiiiiiiiiiiiiiillllllll :)

Afiando a vuvusela: Vuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuúúú !!!! :)))
Com todo o respeito... - rs - seu entusiasmo é evidente!!!!! Mas os argumentos.... - rsrsrsrsrs - (brincadeirinha.... - rs) - Dulce, vamos lá... claro que vou torcer! Meu Deus, eu amo esse país, e adoro ver o povo (todos nós, é óbvio - rs) felizes! Cê quer ver uma coisa? Se o Dunga tivesse levado ao menos UM DOS GAROTOS DO SANTOS, só um, o povo já olharia a seleção E AO PRÓPRIO DUNGA, com outros olhos. Porque ser RADICAL? Entenda: dos nove caras do meio de campo, OITO SÃO APENAS "BONZINHOS" - Não pode, é loucura! Nosso futebol tem tradição de craques no meio de campo, é Didi, Gérson, Falcão, Andrade, Carpegiani, Zito, Clodoaldo, Ronaldinho Gaúcho, e ele leva oito caras, que tanto faz como tanto fez? Entende? É aí que o bicgo pega! Brasileiro adora o improviso, criatividade, é a nossa cara!!! Ou o Ganso, ou o Diego, ou o Gaúcho, um dos três tiha que estar lá prá entrar em campo, SE NECESSÁRIO! A burocracia venceu a criatuvudade e a ousadia, infelizmente. Bjo.
Caro Eduardo
Vamos dar um credito para o Dunga, afinal a seleção nem jogou ainda.

Abraços,
Não consigo, Sebastião, juro... - rs - veja, não falo de resultados, pode até ganhar, aquela coisa feiz, jogos sofridos, arrastados, gols meio que por acaso, etc. etc. - não consigo acreditar em seleção alegre, futebol alegre, não consigo..... mas torço, é claro! Abraço.

RSS

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço