SELEÇÃO SEM POVO E SEM ALMA
Tenho 50 anos, e adoro futebol! Lembro, em 1967, meu primeiro jogo no Maracanã, levado pelo meu pai, o Botafogo deu um baile no meu Flamengo, tempo de Paulo Henrique, Murilo, Onça, Rogério, Jairzinho, Roberto, Carlinhos, um futebol bonito e bem jogado. Nunca mais parei... Acompanhar a seleção, então, era o sonho! Eram tantos craques nas décadas de 70 e 80, que para cada posição haviam quatro, cinco feras na disputa: difícil era escolher os 22 melhores.
De 70 para cá, foram 10 copas do mundo! E sei que em algumas a paixão do torcedor foi aviltada pela prepotência dos treinadores, mesmo os grandes, como Telê Santana, que errou feio em 82, ao não levar Jairzinho e Reinaldo, preferindo Paulo Isidoro e Sérginho Chulapa, e em 86, cortando Leandro e Renato - para mim, foi aí que perdeu a copa, esses craques fizeram falta. A seleção de 90, não empolgou, a de 94, APESAR DO TÍTULO, não empolgou, só nos deu lampejos e o título sofrido, nos pênaltis, a de 2006 o fiasco, Parreira deixando no banco Fred e Robinho, sem necessidade.
Mas, sinceramente... Não me recordo de uma seleção sair tão desacreditada, tão desprovida de craques, tão robotizada, tão amarga, a partir da alma de seu comandante, o Dunga, como essa seleção! Meu Deus, eu não vejo alegria nas ruas, não vejo gente debatendo futebol, conversando sobre as possibilidades do time! Já há um ambiente de pré-enterro, o sorriso está "amarelo", uma sem-gracisse só! Jogadores como Elano, Gilberto Silva, Josué, Kléberson, Gilberto, Felipe Melo, Júnior Batista, Ramirez, são apenas bons jogadores! E são eles, mais Kaká, o único craque, a espinha dorsal da seleção, seu meio de campo, os caras que teriam que ou proteger a zaga e sair jogando, ou alimentar o ataque e se aproximar com perigo do gol adversário. NÃO DÁ PARA EMPOLGAR, TÁ VERGONHOSA A COISA!
Futebol normalmente é decidido no lampejo do craque, na jogada mágica, que foge ao normal, ao que o adversário espera. Nunca uma seleção foi tão pobre de jogadores nesse nível. Só temos kaká e Robinho, e um bom centro-avante, o Luis Fabiano.
Ganso e Ronaldinho Gaúcho, eram OBRIGATÓRIOS NESSA SELEÇÃO EMPOBRECIDA! Fred, é melhor que Grafite. Diego seria um reserva de luxo, mas é craque! E Neymar, porque não?
Na lateral esquerda, já que futebol é momento, caramba!... Roberto Carlos estava arrebentando, parecia ter voltado ao auge!
Mas essa não é e nunca foi a seleção do Brasil. É "a seleção do Dunga" - infelizmente, para todos nós... O futebol é pobre como a cabeça do Dunga, coitado. O espírito dessa seleção, idem! Parecem meninos obedientes, com discurso decorado, e com medo, sim, do Dunga. As pessoas sabem no fundo, o que são. Esses caras sabem que SÓ ESTÃO LA GRAÇAS AO DUNGA. - É uma troca psicológica perversa: "Me leva, que eu vou seguir-te como a um mantra, Dunga! Serei submisso, me matarei em campo, tudo o que declarares à imprensa, será o que repetirei..." - e, por aí vai!
Ganhe ou perca, essa seleção já nasceu sem alma, sem alegria, sem autenticidade! Sem um povo por trás dela! Seleção brasileira, sem o povo, não é nada! Mesmo que ganhe!
Dunga, você nem sabe, mas já é responsável pela seleção mais sem povo, sem alegria e sem identidade, que o Brasil já formou.
Ela tem a sua cara, pode comemorar.
Queríamos, que tivesse a cara do Brasil!