Só eu tô sentindo isso, ou essa seleção não empolga quase nada?

SELEÇÃO SEM POVO E SEM ALMA

Tenho 50 anos, e adoro futebol! Lembro, em 1967, meu primeiro jogo no Maracanã, levado pelo meu pai, o Botafogo deu um baile no meu Flamengo, tempo de Paulo Henrique, Murilo, Onça, Rogério, Jairzinho, Roberto, Carlinhos, um futebol bonito e bem jogado. Nunca mais parei... Acompanhar a seleção, então, era o sonho! Eram tantos craques nas décadas de 70 e 80, que para cada posição haviam quatro, cinco feras na disputa: difícil era escolher os 22 melhores.

De 70 para cá, foram 10 copas do mundo! E sei que em algumas a paixão do torcedor foi aviltada pela prepotência dos treinadores, mesmo os grandes, como Telê Santana, que errou feio em 82, ao não levar Jairzinho e Reinaldo, preferindo Paulo Isidoro e Sérginho Chulapa, e em 86, cortando Leandro e Renato - para mim, foi aí que  perdeu a copa, esses craques fizeram falta. A seleção de 90, não empolgou, a de 94, APESAR DO TÍTULO, não empolgou, só nos deu lampejos e o título sofrido, nos pênaltis, a de 2006 o fiasco, Parreira deixando no banco Fred e Robinho, sem necessidade.

Mas, sinceramente... Não me recordo de uma seleção sair tão desacreditada, tão desprovida de craques, tão robotizada, tão amarga, a partir da alma de seu comandante, o Dunga, como essa seleção! Meu Deus, eu não vejo alegria nas ruas, não vejo gente debatendo futebol, conversando sobre as possibilidades do time! Já há um ambiente de pré-enterro, o sorriso está "amarelo", uma sem-gracisse só!  Jogadores como Elano, Gilberto Silva, Josué, Kléberson, Gilberto, Felipe Melo, Júnior Batista, Ramirez, são apenas bons jogadores! E são eles, mais Kaká, o único craque, a espinha dorsal da seleção, seu meio de campo, os caras que teriam que ou proteger a zaga e sair jogando, ou alimentar o ataque e se aproximar com perigo do gol adversário.  NÃO DÁ PARA EMPOLGAR, TÁ VERGONHOSA A COISA!

Futebol normalmente é decidido no lampejo do craque, na jogada mágica, que foge ao normal, ao que o adversário espera. Nunca uma seleção foi tão pobre de jogadores nesse nível. Só temos kaká e Robinho, e um bom centro-avante, o Luis Fabiano.

Ganso e Ronaldinho Gaúcho, eram OBRIGATÓRIOS NESSA SELEÇÃO EMPOBRECIDA! Fred, é melhor que Grafite. Diego seria um reserva de luxo, mas é craque! E Neymar, porque não?
Na lateral esquerda, já que futebol é momento, caramba!... Roberto Carlos estava arrebentando, parecia ter voltado ao auge!

Mas essa não é e nunca foi a seleção do Brasil. É "a seleção do Dunga" - infelizmente, para todos nós...  O futebol é pobre como a cabeça do Dunga, coitado. O espírito dessa seleção, idem! Parecem meninos obedientes, com discurso decorado, e com medo, sim, do Dunga. As pessoas sabem no fundo, o que são. Esses caras sabem que SÓ ESTÃO LA GRAÇAS AO DUNGA. - É uma troca psicológica perversa: "Me leva, que eu vou seguir-te como a um mantra, Dunga! Serei submisso, me matarei em campo, tudo o que declarares à imprensa, será o que repetirei..." - e, por aí vai!

Ganhe ou perca, essa seleção já nasceu sem alma, sem alegria, sem autenticidade! Sem um povo por trás dela! Seleção brasileira, sem o povo, não é nada! Mesmo que ganhe!

Dunga, você nem sabe, mas já é responsável pela seleção mais sem povo, sem alegria e sem identidade, que o Brasil já formou.

Ela tem a sua cara, pode comemorar.

Queríamos, que tivesse a cara do Brasil!

Exibições: 797

Responder esta

Respostas a este tópico

Eduardo, sei que corro o risco de provocar as dunguetes..
Mas hoje, assistindo aqui Santos e São Paulo...

ver Ganso jogando, seus passes, seus dribles, sua capacidade de criação...

(até meu filho - são paulino - falou: esse cara ninguém consegue segurar....)

mas um cara conseguiu segurar o menino: O Dunga....

Não pude deixar de lembrar da falta que ele fez na Copa...
um dia dunga vai ter que assumir, como fez coutinho ao dizer que errou por não levar Falcão em 78.

o resultado podia ter sido o mesmo, não esqueço 82, o espetáculo seria outro.
melhor, seria espetáculo...
O menina, continuas chorando? Já nem me lembro mais de copa. Estava torcendo para meu INter ganhar do Flamengo.E venceu.
Beijos
e o meu Santos também....
mas meus lutos "copenses" demoram....
beijão
assumidíssimas...

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço