Aproveitando a proposta de moderação da mensagem abaixo do Sérgio, sugiro que esse espaço seja destinado à discussões sobre o tema.

Caro Nassif, 

O debate sobre a manutenção da civilidade na participação dos membros e visitantes no Blog Luis Nassif foi bem pertinente e gerou uma ampla discussão. Velhos e novos participantes concordaram que os excessos são impertinentes e, inclusive, várias foram as falas de alguns que se afastam do debate por causa da intolerância ou radicalismo de uns poucos.

De fato, os casos mais comumente observados, não só no seu Blog, mas de maneira geral, envolve:

1.    A agressão verbal direta a um indivíduo participante do blog por sua opinião ou posição ideológica ou pessoal (ex. guerras verbais entre comentaristas de esquerda e direita, desenvolvimentistas e ambientalistas, homofobia etc.);

2.    A agressão verbal caracterizando intolerância ou preconceito a terceiros ou grupo de indivíduos por sua posição ideológica, racial, sexual, religiosa (ex: violência ou menosprezo às minorias como gays, índios, negros etc.);

3.    A agressão verbal às instituições ou segmentos da sociedade ou profissionais, demonstrando menosprezo por suas posições frente a assuntos de interesse do conjunto da sociedade (ex: difamação contra ONGs, partidos, ambientalistas, mineiros x paulistas, sudeste versus nordeste etc.);

Não impossibilidade de se estabelecer regras rígidas de participação num blog que se pretende democrático, e sempre acreditando no potencial das pessoas pela busca do conhecimento por meio de troca de informações, fica aqui uma sugestão para os gestores do Blog e para debate dos interessados.

O Blog poderia/deveria disponibilizar diariamente um tópico fixo e padrão, gerado automático junto com os outros posts fixos (Clipping, Fora de Pauta etc.) contendo uma abordagem sobre o funcionamento do Blog (objetivos, como ser membro, facilidades na postagem de vídeos e imagens etc.) e sobre os cuidados dos visitantes na participação (regras de convivência virtual, ou netiquetas). Além disso, traria o aviso de que o desrespeito sistemático a algumas regras de convivência podem gerar denúncias por parte de outros participantes e a suspensão do direito de participação.

Eu sou moderador de grupos de debate na rede e disponibilizo uma mensagem automática aos membros sobre as regras de participação a cada 2 semanas. Dá super certo. Seria um tópico diário mais ou menos assim, curto e grosso:

* * * Luis Nassif Online * * *
:: Criada e moderada por Luis Nassif em (ano), o BLN é a maior referência jornalística independente da internet brasileira, com mais de 20.000 membros permanentes e cerca de 60 mil pageviews diários.

* * * Objetivos do BLN * * *
:: Destinado à construção do conhecimento visando blá, blá, blá...

* * * Regras de Participação * * *
:: Procure ser claro e conciso em suas mensagens
:: Não agrida a língua portuguesa, revise sua mensagem antes de postar.
:: Seja cortês com os demais membros e visitantes

:: Seja membro do BLN e tenha facilidades na postagem de seus comentários

:: Denuncie atos de violêncoia verbal, apologia ao crime e à violência ou qualquer forma de intolerância racial, religiosa, partidária e sexual pelos participantes

* * * Moderação * * *
:: Agressões verbais, disseminação de preconceitos e apologia à violência podem ser motivo de denúncias por parte dos participantes do Blog.
:: A partir de três denúncias suspendem o comentário até que possamos analisá-lo e decidir se será liberado ou vetado de vez
:: Moderador adverte ou bane membros reincidentes....
:: Dúvidas ou reclamações podem ser acessadas em ....

* * * Construa o Conhecimento * * *
:: No tópico Fora de Pauta você pode apresentar suas propostas de debates no Blog. Os temas são livres e aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: No tópico Clipping do Dia você pode disponibilizar as notícias coletadas na mídia impressa e eletrônica para compartilhar com os demais leitores do Blog. A aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: No tópico Multimídia você pode disponibilizar imagens e vídeos de interesse. A aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: Divulgue o BLN à http://www.advivo.com.br/luisnassif

Grato e seja bem-vindo.
Luis Nassif – Moderador BLN

Exibições: 411

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu vi esse tópico e fui olhar outros, não vi a moderação implementada e resolvi reviver o tópico. Se fosse um tópico mais antigo, eu não teria feito isso antes de verificar se o problema persiste. Mas me deixou um pouco alarmado o que aconteceu ontem no portal, quando um troll enviou uma matéria de 2006 falando de uma greve de professores no RS e o Nassif publicou no blog como se fosse recente. De madrugada, visitei o portal e fui procurar justamente o que se pensava sobre moderação por aqui. Me cadastrei com o intuito de responder nesse tópico, porque vi ideias boas que não foram sequer discutidas pelos membros.

Não falo em nome do Nassif, mas só escrevi porque ele tinha mostrado interesse em moderar o blog. Isso é coisa que vem do dono e é discutida pelos membros, não o contrário. Não conheço o fórum e, como não o utilizo, não ligo pra moderação feita por aqui. Ligo bastante pra o que se escreve nos comentários do blog, e posso estar enganado, mas o tópico é sobre o blog, certo? Então não tem como dizer que a moderação é exercita naturalmente pelos membros, uma vez que eu posso não ser membro de coisa alguma e comentar por lá.
Você está se referindo ao fórum, não ao blog. O blog não é formado por um "saudável grupo de imoderados", simplesmente porque não se trata de um grupo, mas de um espaço extremamente popular e aberto a qualquer anônimo. O blog TEM uma moderação, eu propus que a moderação fosse feita de outra forma, evitando os riscos da censura e sem deixar espaços para a trollagem. Quando eu disse que tinha experiência moderando fóruns, foi somente de modo a dar alguma autoridade à minha contribuição, mas em nenhum momento eu propus que este fórum fosse moderado. Posso estar enganado, mas esse tópico não foi aberto para discutir a moderação do fórum, mas do blog.
Ufa! Esclarecido está.

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço