Aproveitando a proposta de moderação da mensagem abaixo do Sérgio, sugiro que esse espaço seja destinado à discussões sobre o tema.

Caro Nassif, 

O debate sobre a manutenção da civilidade na participação dos membros e visitantes no Blog Luis Nassif foi bem pertinente e gerou uma ampla discussão. Velhos e novos participantes concordaram que os excessos são impertinentes e, inclusive, várias foram as falas de alguns que se afastam do debate por causa da intolerância ou radicalismo de uns poucos.

De fato, os casos mais comumente observados, não só no seu Blog, mas de maneira geral, envolve:

1.    A agressão verbal direta a um indivíduo participante do blog por sua opinião ou posição ideológica ou pessoal (ex. guerras verbais entre comentaristas de esquerda e direita, desenvolvimentistas e ambientalistas, homofobia etc.);

2.    A agressão verbal caracterizando intolerância ou preconceito a terceiros ou grupo de indivíduos por sua posição ideológica, racial, sexual, religiosa (ex: violência ou menosprezo às minorias como gays, índios, negros etc.);

3.    A agressão verbal às instituições ou segmentos da sociedade ou profissionais, demonstrando menosprezo por suas posições frente a assuntos de interesse do conjunto da sociedade (ex: difamação contra ONGs, partidos, ambientalistas, mineiros x paulistas, sudeste versus nordeste etc.);

Não impossibilidade de se estabelecer regras rígidas de participação num blog que se pretende democrático, e sempre acreditando no potencial das pessoas pela busca do conhecimento por meio de troca de informações, fica aqui uma sugestão para os gestores do Blog e para debate dos interessados.

O Blog poderia/deveria disponibilizar diariamente um tópico fixo e padrão, gerado automático junto com os outros posts fixos (Clipping, Fora de Pauta etc.) contendo uma abordagem sobre o funcionamento do Blog (objetivos, como ser membro, facilidades na postagem de vídeos e imagens etc.) e sobre os cuidados dos visitantes na participação (regras de convivência virtual, ou netiquetas). Além disso, traria o aviso de que o desrespeito sistemático a algumas regras de convivência podem gerar denúncias por parte de outros participantes e a suspensão do direito de participação.

Eu sou moderador de grupos de debate na rede e disponibilizo uma mensagem automática aos membros sobre as regras de participação a cada 2 semanas. Dá super certo. Seria um tópico diário mais ou menos assim, curto e grosso:

* * * Luis Nassif Online * * *
:: Criada e moderada por Luis Nassif em (ano), o BLN é a maior referência jornalística independente da internet brasileira, com mais de 20.000 membros permanentes e cerca de 60 mil pageviews diários.

* * * Objetivos do BLN * * *
:: Destinado à construção do conhecimento visando blá, blá, blá...

* * * Regras de Participação * * *
:: Procure ser claro e conciso em suas mensagens
:: Não agrida a língua portuguesa, revise sua mensagem antes de postar.
:: Seja cortês com os demais membros e visitantes

:: Seja membro do BLN e tenha facilidades na postagem de seus comentários

:: Denuncie atos de violêncoia verbal, apologia ao crime e à violência ou qualquer forma de intolerância racial, religiosa, partidária e sexual pelos participantes

* * * Moderação * * *
:: Agressões verbais, disseminação de preconceitos e apologia à violência podem ser motivo de denúncias por parte dos participantes do Blog.
:: A partir de três denúncias suspendem o comentário até que possamos analisá-lo e decidir se será liberado ou vetado de vez
:: Moderador adverte ou bane membros reincidentes....
:: Dúvidas ou reclamações podem ser acessadas em ....

* * * Construa o Conhecimento * * *
:: No tópico Fora de Pauta você pode apresentar suas propostas de debates no Blog. Os temas são livres e aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: No tópico Clipping do Dia você pode disponibilizar as notícias coletadas na mídia impressa e eletrônica para compartilhar com os demais leitores do Blog. A aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: No tópico Multimídia você pode disponibilizar imagens e vídeos de interesse. A aprovação depende da avaliação dos gestores.
:: Divulgue o BLN à http://www.advivo.com.br/luisnassif

Grato e seja bem-vindo.
Luis Nassif – Moderador BLN

Exibições: 418

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc tem razão Gunter.

Outra confusão que fazem é que regras ou normas de conduta não são cerceadoras da liberdade de expressão, nem limitantes da participação. Estão mais para "dicas de uso". 

Aliás, deveria retirar a palavra regra ou norma, dá urticária em muitos...rs. Mas em se tratando de local cuja essência é a participação, deve-se deixar claro que há algum tipo de orientação e moderação. 

Inclusive como forma de se evitar conflitos no âmbito legal se, porventura, alguem querer incluir a co-responsabilização do blog num processo por difamação, calúnia etc.

Também há de se esclarecer que as idéias colocadas no post eram originalmente destinadas ao LNO, onde o trânsito de navegantes é bem maior. Claro que servem para qualquer www, mas aqui neste portal o jogo é diferente. Mesmo assim fica a pergunta de como lidar com gente como o careca da patrulha do Aécim que calunia e xinga quem o provoca...

Por fim, queria comentar o que o Liu falou sobre a postura, inclusive minha, de ridicularizar um personagem público pego com as calças arriadas. Ops... Bom, levamos tantas porradas nos últimos 20 anos, que é natural um desabafo dos comentaristas. Há de convir que o flagrante foi hilário. Lula nunca foi visto numa situação destas e carrega com ele a fama.

Certas situações são tão inusitadas que é difícil controlar a boiada. Mas de modo geral eu concordo que não devemos assumir a forma de fazer notícias e comentários igual a velha mídia. Inclusive isto alimenta o clima de beligerância, e o que queremos é mais civilidade na política, ou não?

Agora eu vou lá tirar mais uma lasquinha do Aécim... depois eu me penitencio.

EH,EH.

COM AMOR OU SEM AMOR. ME DÊ UM BEIJO MEU AMOR...

Sabe, Sérgio, apesar do modo do Liu de fazer as coisas, desqualificando e agredindo, até que eu acho que a discussao sobre se é político ou nao denunciar a conduta do Aécio procede. Eu mesma coloquei essa dúvida quando, na conversa de emails em que estávamos pensando no que fazer com relaçao aos trolls, foi aventada a possibilidade de se usar aquela notícia do Juca Kfouri (posso abrir isso, porque se trata de algo que EU disse, nao estou envolvendo ninguém mais).

Estou saindo daqui a pouco, nao tenho tempo para essa discussao agora, porque acho que merece um desenvolvimento longo, mas depois pretendo travá-la, lá dentro do próprio tópico ou abrindo um tópico para isso. Antecipo que, nesse caso, acho político sim. Vou desenvolver por que depois.

Boa essa, "dicas de uso". Ou dicas para o melhor uso, já que há vários modos de uso permitidos pelo blogueiro, vai do estilo gladiador a jogador de peteca. As questões legais são sempre consideradas em todos os fóruns, posto que são imposições legais, isso não me preocupa.

"regras ou normas de conduta não são cerceadoras da liberdade de expressão" Eu não tenho a menor dúvida disso, ao contrário, sua função é obter a fluência e a riqueza da expressão. Imagine se a gente for a um debate e o pessoal ficar sendo mal-educado, gritando, usando sofismas como hábito (que também é falta de educação.) Muita gente vai embora e não contribui nem aprende.

Agora, às vezes um ambiente é tão amplo e rico que pode permitir acomodações, como salas para um estilo e salas para outro.

Quem foi o personagem com "calças arriadas"? Aécio? Mas não foi uma vez, nem duas... Eu tenho claro que ele vai se candidatar em 2014, para melhorar recall para 2018 e ajudar a fortalecer seu grupo em MG nesse meio tempo, que contar mesmo com eleição. Há uma imensa inércia para reeleição e ele sabe disso. Vide Obama 2012, já é favorito para 58% dos apostadores da bolsa de Londres. Com todas as trapalhadas dele.

"Mesmo assim fica a pergunta de como lidar com gente como o careca da patrulha do Aécim que calunia e xinga quem o provoca..."

Eu fazia o que o Serjão sugeriu : não atuava como escada. Tudo dessa turma é sofisma ou abordagem inconveniente e provocativa, mas não ilegal. Acho que não é proibido reproduzir uma mentira citando a fonte, o mentiroso é a fonte. É algo que o Nassif já deve ter pensado a respeito e ele optou por permitir. Se houver o mesmo procedimento do lado antagônico ele fará o mesmo. Há poucas fantasias cultivadas pela blogosfera de esquerda, em geral me parecem mais sensatos e realistas, mas que as há, há.

Sendo útil e havendo boa-vontade, humor. Casos graves, denúncia. O importante é nunca gastar muita energia com comportamentos troll.

Tá bom, Gunter Zibell, acho que é isso. Tem universidade com quinhentos seguranças e catraca na entrada e tem universidade em que entra quem quiser, menos os hôme.

Não esquenta não, deixa que a gente esquenta a chapa de vez em quando, porque senão qual é a graça, né? Ademais, quando a coisa tá meio paradona a gente corre pra aporrinhar analú, que sempre rende um...

Hahá! Ela é assim desde pequena. Uma vez botou a babá de castigo.

ô Liu, sei que cê nem perguntou e nem notou mas tô de mal  de ocê também, mas é só até amanhã porque mais de uma semana num guento. kikiki. Se vc me explicar porque não consigo mais incorporar videos aqui, adianto as pazes pra hoje. ( vc ou outra alma caridosa). Vai o link mesmo, enquanto isto.

http://www.youtube.com/watch?v=vsfvpoJz_Os

de mal é? feito marina morena?
não fique, somos feitos pra sempre ficar de bem. (tava mesmo de mal? por quê, hein?).
desculpa não me alongar, tô na lan porque o computador foi pra espaço. surto virótico, acho.ou se enforcou por causa do seu conterrâneo alferes.
perguntar de info pra mim é perguntar pra esquimó se entende de geladeira, mas isso acho que sei: vc não pode mais clicar o incorporar. tem que clicar o botão direito do rato com a seta em cima da imagem e depois clicar no copiar código de incorporação ou copiar o hmtl bêbo ou qlguma coisa assim.
faz isso que funciona. de nada beijo mando conta.
valeu, primita, cuidado com os excesso. minero(a) tá dançando nas blitzes.
Mais uma vez, jogo de imagem, ataque pessoal, baixaria pura... Neste caso, até pueril. Em geral é bem pior.
Então, caro e sabio professor Miloch, os mochileiros das galáxias precisam amarrar os burros na sombra das paineiras.

Pra enetndermos mais uma vez o mecanismo psíquico e o que no seu planeta denominamos QI: Quociente de Intolerância.

Uma brincaderia (quase chargística) virou ataque pessoal, baixaria pura.
Enquanto isso, Alexandre o Minúsculo vai de vagabunda, tática imbecil porque força todos a cerrar fileiras em torno de Analu. Se ele queria alguma coisa, vai ter o que não queria, e Alexandre o outro, o do chapéu, vai correr babando pra cima de nós dois enquanto que tinha chance de cair matando aqui e não fez.
Agora entra-se na fase de mandar o careca pra tonga da mironga e alexandre o xará vai reclamar de maustratos a animais. Não são burros, talvez, são de outra espécie, mas são animais.
Bless the beasts and the children.
E analu, o imbecil te ajudou. Imbecis sempre ajudam quando não devem.

Xi, Alexandre, o de chapéu,

"Animais" não foi pra você, se pensou não me conhece.
Mas enfim você traz a gasolina e fica espiando de longe.
A gente se chamusca na boa, estamos habituados. Somos "blindados", né? Vamos ver até onde resiste a "blindagem" e até onde a platéia bate palma e pede bis.
Entro na tua, entra minha, na da analu.
Não entro em cálices nem calabouços.
tá explicado. Sem vitimizações, abriu-se a temporada da caça.

"Uma brincadeira (quase chargística) virou ataque pessoal, baixaria pura".

Em si mesma, tb foi dita pueril... naquele caso. Só que é parte de uma série de outros comentários do mesmo tipo (o de que eu só comentaria sobre Saussure, por ex., que é de uma falsidade tao absoluta que nao sei como você consegue iludir). Sao tentativas de colar imagens, imputar características pessoais. Essa de mau humorada, por ex. Que aliás você já tinha usado antes, inclusive com a mesma foto. Falta de imaginaçao ou de fotografias?

Nesses casos, a baixaria está em tentar desqualificar "brincando". Mas sistematicamente. E como "é brincadeira" se o outro responde é mau humorado, né? Covardia.Noutros casos, ora é o disvirtuamento da palavra do outro, ora o uso de uma série de alusoes nao explícitas, e que por isso mesmo nao permitem resposta. Covardia. Falta de ética.  

Isso sem falar na baixaria explícita mesmo. Dizer que caga e anda pras pessoas, mandar mijar no poste de casa, e outras "pérolas" do gênero.

Você confunde indignaçao com intolerância. Sao duas coisas diferentes.

RSS

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço