Quase todo mundo gosta de cinema. Pra mim é uma arte "ecumênica". Pode misturar música, teatro, artes plásticas, literatura, fotografia... Um filme pode ser instrutivo, revelador ou meramente distração. Vamos lembrar dos filmes que mais gostamos?

 

Na medida do possível coloco pequenas fichas de meus filmes favoritos. Sem ordem de preferência, sem distinção do gênero. Junto com as dicas de vocês vão servir como base para uma votação do tipo "Os 100 filmes do PLN". A pensar como organizar isso...

 

Muita gente cadastrada no portal não tem o costume de acessar o "Fórum". Que tal convidar os amigos para a conversa? Em "Caixa de entrada" você encontrará a guia "+ Escrever". Aí é só escolher aqueles que você acha que podem se interessar pelo papo e informar o link permanente do tópico:

 

http://www.luisnassif.com/forum/topics/um-filme-por-dia

 

(Pode ser bom avisar: se alguém está recebendo emails demais, em função de comentar no tópico, basta desabilitar o recebimento de avisos de novos comentários, o que é feito por link no rodapé da página.)

 

Alguns blogs ou portais sobre cinema:

http://www.adorocinema.com/

http://melhoresfilmes.com.br/

http://www.interfilmes.com/

http://www.webcine.com.br/

http://blitznocinema.diariodamanha.com/

http://cinema.cineclick.uol.com.br/

http://www.filmesdecinema.com.br/

http://www.telefilme.net/

http://www.cineplayers.com/index.php

http://www.cinereporter.com.br/

 

Dica de Maria S. Magnoni:

http://lisandronogueira.blogspot.com/

 

Dicas de Cláudia Stefani:

http://blogs.estadao.com.br/luiz-carlos-merten/

http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/

 

Exibições: 2771

Responder esta

Respostas a este tópico

Darei o meu pitaco mais uma vez....Seven foi muito bem construído. A idéia por trás do filme foi muito boa, os pecados capitais, blábláblá....porém teve um filme com Christopher Lambert, que se chamava Ressurreição, que se tivesse tido a verba de Seven, daria de 10x0, um super enredo mesmo.
Sobre 6º Sentido, achei bom, o final realmente foi surpreendente, mas deixar Psicose em segundo lugar, pera lá....discordo totalmente. Pscicose é hors concours dos filmes de suspense, leva o troféu sem pestanejar. Me admirou, ter ficado de fora da lista, o Colecionador de Ossos, ninguem suspeitava do cara(não vou falar quem era pra não estrgar o prazer de quem ainda não viu)
É verdade ,em o Colecionador de Ossos o final tb foi ótimo.
Qdo ele apareceu em cena ,eu ,com meus botões exclamei:
Ele??????????
Eu também não gostei.

São dois.
Estive afastado do tópico uns dias e não lembro se já comentei, mas gostei muito de "O Pequeno Nicolau". Muito engraçado, bem produzido, acho que passou o espírito do imaginário infantil da época. Não houve nenhum artificialismo para tentar tornar o filme mais "atual" e mesmo assim agrada.

Só que eu fiz o primário no comecinho dos anos 70, na sessão que escolhi para ver (de propósito a versão legendada) não havia crianças. Gostaria de ver o depoimento de alguém que levou uma criança de nosso tempo cheio de comunicações pra contar a reação dela.

Eu li "Os Meninos da Rua Paulo" (adorei apesar de ser uma estória do final do século XIX), mas não vi o filme (que no caso é drama). Agora fiquei curioso em relação a esse também.
Engraçado, achei meio artificial. A distância é muito grande, aquelas crianças e aquele mundo nao existem mais. Ao mesmo tempo nao é marcadamente de época, entao ficou meio estranho.
Achei interessante esta matéria do Terra:

Veja atores que tiveram seus corpos modificados digitalmente


A Disney decidiu amenizar o pronunciado volume dos seios de Lindsay Lohan e eis que, digitalmente, a moça vem num visual bem mais comportado em 'Herbie - Meu Fusca Turbinado' (2005)

Essa Disney não tem jeito mesmo, mas quanto moralismo.


Em 'Watchmen' (2009), o personagem do Dr. Manhattan é interpretado por Billy Crudup, mas não é dele o pênis digitalizado na cena em que o personagem azul fica completamente nu. O membro foi "colocado" ali via computação gráfica e foi baseado no corpo de um dos figurantes do filme


O ator Martin Lawrence ficou realmente bem gigante depois de algumas boas intervenções nos computadores que serviram ao filme 'Vovozona 2' (2006)


Ok, em 'Beowulf' (2007) todos os corpos são digitalizados porque a proposta do filme é essa. Mas Angelina Jolie ganhou contornos tão bem delineados que fica improvável imaginar que este é exatamente o corpo dela

http://cinema.terra.com.br/galerias/0,,OI133602-EI1176,00-Veja+ator...
Outra matéria do Terra, mas esta eu assinaria embaixo, porque, com exceções, eu não gosto de remakes. A exceção que lembro é o filme Cabo do Medo, dirigido por Martin Scorsese, com Robert De Niro, e Robert Mitchum, que no filme original faz o papel de De Niro.

Confira os piores remakes da história do cinema


Psicose (1998) - Gus Van Sant não precisava ter passado por esse mico. Sabendo da bomba que carregava na mão, ele até tentou utilizar os mesmos takes que Hitchcock, especialmente na cena do chuveiro, numa tentativa de "homenagear" o mestre da obra original de 1960. Mas a falta de carisma de um elenco liderado por Vince Vaughn jogou o projeto diretamente para o lixo


A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) - Tudo bem que Tim Burton não diz que este filme é um remake, mas não dá para deixar de lembrar Gene Wilder no clássico de 1971 com suas grudentas canções, muito distante dos efeitos de ponta gerados por computador. Até então, a Fábrica de Chocolate era um mundo que poderia estar tão perto quanto o seu próprio quintal. Na versão de Tim Burton, tornou-se uma realidade tão alcançável quanto a tela de um jogo de videogame em 3D


Guerra dos Mundos (2005) - Nos anos 1950, as pessoas realmente acreditavam que poderia existir vida lá fora e isso deixava o filme de 1953, muito mais assustador do que possa parecer. Não que atualmente não exista a chance de encontrarmos vida inteligente fora da Terra, mas com tanta tecnologia, fica difícil comprovar que não estamos sozinhos. E com a possibilidade de uma invasão não-anunciada, Hollywood voltava a apelar para sangue e catástrofe

Nos três casos acima, eu assisti, tanto o original, quanto a refilmagem, e concordo com as observações. Quanto ao filme "Poseidon", não assisti o original, nem o remake, e tenho certeza que não perdi nada. E o "O Planeta dos Macacos", ainda não assisti a refilmagem, e nem devo assistir. Os comentários destes e de outros filmes no link abaixo:

http://cinema.terra.com.br/galerias/0,,OI132396-EI1176,00-Confira+o...

este texto é prá guardar e ler como oração.

mas dá uma sugestãozinha de filme do omi!

beijo e saudadinha di ocê. e cadê o brimo papa cigarro?

 

caramba, e o filme, está todinho no youtube!

confere aí:

(ah, sim,tô numa fase cinéfila mesmo... ontem assisiti quase todo o nazarin, da sugestão do marco. hoje termino)

prá conferir:

 

 

LuuuuuuuuuuuuuuuZet, concordo contigo,  guardei o texto nos meus favoritos, e agradeço a Cláudia pelo post.

Aproveito a oportunidade para avisar aos amigos que estou tentando organizar na minha página uma lista de músicas de trilhas sonoras do Cinema.

Um beijo para cada uma. 

Vi esse filme por causa do Nicolas. Gosto do trabalho dele. No final, fiquei surpreso, o filme é muito bom e o roteiro é marcante. As musicas também.
se eu tivesse que escolher uma única atividade pelo resto da vida, escolheria uma filmoteca enorme e tudo estaria bem. não sou expert, mas adoro um bom filme, embora não tenha paciência para filmes sofisticados demais.  mas escrevi para recomendar o livro o clube do filme, de david gilmour. muito além da lista interessante de filmes, é um livro delicado, sobre relações delicadas, delicioso de ler. imperdível para quem gosta de cinema.

RSS

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço