Alvo de ódios e paixões, acusada de ter promovido a esdrúxula união entre o SNI e a esquerda radical e, ainda, o atraso tecnológico do país, a Política Nacional de Informática tem sua história iniciada através de um grupo de engenheiros eletrônicos, trabalhando em centros de pesquisa e órgãos de governo civis e militares enfrentando interesses poderosos, concebendo e implantando a reserva de mercado para a indústria nacional de informática.
A ação se passa desde o final dos anos 50, quando esses engenheiros concluem sua formação universitária, até a promulgação da Lei da Informática, em 1984. Alegrias, frustações, motivações, ousadia, intrigas, medo, perseguições e esperteza, envolvendo personagens, ainda presentes no cenário político e econômico brasileiro.
Existem muitos casos onde bons professores, envolvidos ou não com ideologias ou política, foram seriamente prejudicados devido ao cenário estabelecido na época. No Brasil houve algo semelhante a inquisição e perseguição de brilhantes cientistas e até hoje nunca nos recuperamos desse mal, não desconsiderando os ilustres colegas da área. Devemos lembrar do Professor Pompéia, um bom exemplo de brasileiro voltado ao ensino do nosso país. O Físico e Professor Cesar Lattes, que marcou a emergência da física das partículas elementares.
Tags:
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por