Vamos comemorar o centenário de nascimento do poeta Noel de Medeiros Rosa, o primeiro filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa. Noel veio ao mundo em 11/12/1910, no Rio de Janeiro, ...
Nesta discussão-comemoração optei por trazer para cá alguns dos posts da grande especialista na matéria, ela é craque de música, em particular MPB, daqui do Portal e do Brasilianas, aproveito a oportunidade para homenagear também minha amiga Laura Macedo.
Nosso amor que eu não esqueço
E que teve seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete
Sem retrato, sem bilhete
Sem luar e sem violão
Tudo penso nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero seu beijo
Mas meu ultimo desejo
Você não pode negar
Se alguma pessoa amiga
Pedir que você Ihe diga
Se você me quer ou não
Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separaçao
E as pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que o meu lar é um botequim
Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou prá mim
Quarta-feira, 08/12/2010
Na semana do centenário do poeta, Arlindo Cruz e Teresa Cristina cantam Noel. Filho do bairro carioca de Vila Isabel, ele partiu cedo, mas deixou centenas de canções como herança.
Em 1929, Noel arriscou as suas primeiras composições, “Minha Viola” e “Festa no Céu”. Elas não se parecem em nada com as composições “daquele Noel Rosa” que todo mundo conhece, como vocês podem ouvir abaixo.
Porém, em 1930, o sucesso chegou, com o lançamento de “Com que roupa?”, um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico. Outra música da mesma época é “Malandro Medroso”, que é quase desconhecida - só foi gravada novamente no excelente disco da Cristina Buarque e Henrique Cazes, "Sem Tostão 2 ... A Crise Continua ...", de 2001 .
As 4 estão abaixo, interpretadas pelo próprio Noel, em suas gravações originais.
Semana Noel Rosa
Enviado por 300discos, sab, 04/12/2010 - 14:03
Autor: 300 Discos
No próximo sábado, dia 11/12/2010, comemoraremos os 100 anos do nascimento de Noel Rosa. Gostaria de sugerir, Nassif, que esta seja a "Semana Noel Rosa" no seu blog e que todos os que contribuem com postagens musicais o façam, nesta semana, com músicas de Noel. Assim, prestaremos uma justa homenagem ao compositor maior da nossa música.
Começo com "Feitiço da Vila" (Noel Rosa / Vadico), sem dúvida uma das mais lindas da música brasileira. Reparem que existem versões, como a que o Silvio Caldas canta, com variações na letra.
Nos vídeos:
1) com Martinho da Vila;
2) com João Gilberto;
3) com Caetano Veloso que afirma que a música é racista (!);