Hoje lendo este trecho do artigo de Luiz Flávio Gomes"Na sociedade do espetáculo, a lógica da legislação penal emergencial e populista é sempre a mesma: agir logo em seguida a um fato espetacularizado pela mídia, no calor dos acontecimentos e, se possível, com o cadáver ainda sobre a mesa"-imediatamente lembrei da polêmica do 'rolezinho' que já está deixando de ser polêmica (bem entendida esta como a espetacularização de que trata o professor) e por isto mesmo imagino que serei considerada anacrônica. Ocorre que, ao contrário dos açodados telespectadores da Globo e leitores da Veja, gosto de ficar "trocando orelhas' como os muares fazem até estar certa do que que li, do que vi, do que os outros pensam, do que penso eu e finalmente do que gostaria de dizer a respeito.
Que todos tem o direito de ir e vir, me parece óbvio sob o manto da constituição vigente, a menos que ela não esteja mais em vigor e eu não saiba. Que o rolezinho é um teste de aceitação para uma sociedade que não aceita o desvalido, também me parece óbvio. O que me preocupa mesmo é a superficialidade com que a questão foi tratada. Afinal de contas não ouvi nenhuma voz a favor do direito dos jovens desvalidos à saúde, à comida, à educação e sim uma defesa do passeio no shopping e o direito a igualar-se em imbecilidade aos chamados depreciativamente 'coxinhas'. Pois é; direito de passear no shopping todo mundo tem, mas será que é um direito defensável sobre todos os demais? Vivemos em um país de desigualdades mutantes em que o direito a comprar um simulacro de direitos é vendido como um super-direito irrenunciável. Paro e penso que existem lugares divididos em áreas VIPS e áreas comuns e nos quais uma tira de madeira, uma fita ou um segurança são divisores de águas entre o espumante e a cerveja barata. É o tipo de sociedade em que vivemos que está errado, errado, errado e isto também já sabemos.Ocorre em todos as castas. Eu disse castas? Sim castas sociais, estamentos estanques aos quais aparentemente estamos presos ao longo de uma vida sem direito a progredir. E há uma perversão midiática de razões de parte a parte. Será que os rolezinhos são temidos por uma burguesia preconceituosa e imbecil por ser preconceituosa e imbecil somente ou será que vivemos em um país que não assegura nada e com isto nos entregou como reféns ao medo? Será que os rolezinhos tem o direito de entrar na Nike e comprar um boné de 'coxinha', ou deveríamos viver em uma sociedade em que não fosse necessário gastar o salário do mês em um acessório importado para sentir-se gente?Será que os lados são tão adversos ou nos tornamos vítimas de um mesmo sistema ao qual é mais fácil criar castas inimigas do que eliminar as castas?
Escreve e sua escrita é suja, dizem... o papel está marcado pelas noites imaginadas; tudo é possível entre carnes, exceto dizê-las. Tudo é lícito, exceto a palavra. O crime, não está em se fazer jorrar e deitar sementes neste ou naquele lugar; mas em ser pronunciado; provando que o Marquês estava certo e as partes do corpo não são todas iguais; sendo umas puras e outras imundas.
Imunda é a boca que pronuncia, as mãos que deitam letras em folhas, como se fossem virgens prestes a ser…
ContinuarPostado em 17 janeiro 2022 às 13:34
Tempo
O de Maria é o Já enquanto memórias de ontem atormentam o hoje e fazem do amanhã ontem, quando se desespera a esperança. Enquanto escolho as palavras e ordeno os pensamentos já lá se vai apressado o tempo em busca dos prazeres; mas prazeres em tempos que tais requerem capital e capital requer tempo e o tempo é o mesmo tempo dos prazeres renunciados em prol do capital que requer tempo...coisa confusa e que faz perecer a memória; mas memória é passado e o que é o passado senão o…
Postado em 3 janeiro 2022 às 21:49
Vivia com medo e no medo..
Em seus pesadelos, palavras caiam pesadamente sobre sua cabeça; o sonho era recorrente; mas era sonho e as palavras, pequenos traços impressos em tomos deselegantes... a vida era o aqui e o agora e as palavras; dimensões errantes- assustadoras, corriam pela casa, bocas escancaradas sobre o passado,…
ContinuarPostado em 9 outubro 2021 às 1:30
É com alegria que faço mais uma amizade no Portal. Tenho certeza que a troca de idéias, trará novos conhecimentos e descobertas. Obrigado.
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por