Blog de Jorge André Irion Jobim -- maio 2011 Arquivo (5)

TERRORISMO x LIBERDADE E DEMOCRACIA

O vocábulo terrorista passou a ser uma espécie de palavra-coringa que vem sendo utilizada sistematicamente quando se deseja atrair o desprezo de uma população sobre uma pessoa, um grupo ou mesmo um outro estado. Veio substituir a palavra comunista que, em virtude da informação correta a respeito de seu verdadeiro significado, acabou perdendo a carga de negatividade que premeditadamente lhe atribuíam.

 

Em regra, todo aquele que resiste ao imperialismo das grandes potências ou…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 23 maio 2011 às 20:33 — Sem comentários

NEOESCRAVIDÃO

ALFREDO BUZAID em sua obra “Do Concurso de Credores no Processo de Execução”, p. 43/44, item n. 3, e p. 53, item n. 10, 1952, Saraiva, assim se refere a respeito da situação do devedor na Roma antiga:

 “No período das ‘legis actiones’, a execução se processava normalmente contra a pessoa do devedor, através da ‘legis actio per manus injectionem’. Confessada a dívida, ou julgada a ação, cabia a execução trinta dias depois, sendo concedido êsse prazo a fim de…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 19 maio 2011 às 14:17 — Sem comentários

A DONA DO MUNDO

Era hora da minha caminhada diária ao entardecer. Eu vinha subindo a Rua Venâncio Aires, quase na esquina com a Floriano Peixoto, quando repentinamente uma menina de uns quatro anos no máximo, atravessou a rua correndo. O que me chamou a atenção foi o fato de que ela trazia estampado no rosto um largo e inocente sorriso, parecendo carregar por dentro uma alegria tão grande que mal cabia em seu corpinho franzino. 

 

Curioso, diminui o passo e fingi estar olhando uma vitrine para…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 11 maio 2011 às 14:30 — 1 Comentário

MÃES MENININHAS

Já não me causa mais admiração ver meninas recém saídas da infância, ficarem grávidas precocemente e totalmente despreparadas para a maternidade. Ainda ontem, eu vi passar na frente de minha casa, mais uma delas, com não mais do que 14 anos, carregando uma barriga que deixava clara a gravidez em estado bastante adiantado.

 

Pensei comigo mesmo em como o tempo passa depressa. Afinal, anteriormente, eu vi a mãe dessa menina passar na mesma calçada, grávida também, e sabem de…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 8 maio 2011 às 11:03 — Sem comentários

RITUAIS ETERNOS

No exercício de minha profissão, tomo contato quase que diariamente com crianças cujas famílias estão esfaceladas. Geralmente filhos de meninas adolescentes, recém saídas da infância e que não entendem ou não aprenderam ainda como exercer seus papéis de mãe. Alegam ser ainda muito jovens para perder a juventude cuidando de um filho que veio por acidente, normalmente em virtude de atos praticados no exercício daquilo que elas chamam de liberdade sexual.

 

Muitas vezes, essas…

Continuar

Adicionado por Jorge André Irion Jobim em 6 maio 2011 às 11:25 — Sem comentários

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço