Blog de Palmari Holanda de Lucena (17)

Sarapatel partidário

            Partidos políticos e ideologias transformados em massa amorfa, incolor e insipiente.  Manifestos e declarações anunciando ou denunciando novas e antigas alianças políticas sem nenhuma conexão com a conjuntura atual, os sonhos ou pesadelos do eleitorado. Ódios e interesses pessoais cavalgando unidos na Estrada de Damasco que…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 19 julho 2014 às 16:00 — Sem comentários

E agora José?

             O Brasil pode se orgulhar da Copa do Mundo. Obtivemos a média 9,25, uma melhoria em relação a África, leitura condescende anunciada pelo Presidente da FIFA e seus acólitos. Enorme suspiro de alivio ressonou no Palácio do Planalto e entre os patrocinados do maior “pão e circo” da terra, seguido de enfadonhas avaliações positivas e declarações autocongratulatórias. O…
Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 18 julho 2014 às 14:00 — Sem comentários

Dilema brasileiro

            Elite branca, o mais novo bicho papão da política brasileira. Presenciamos mais uma vez a caracterização negativa de um grupo de brasileiros, hostis a certos programas ou gastos do  governo e as inconsistências nas construções eleitorais dos partidários da base governamental.  Incapazes de entender o dilema do povo brasileiro na conjuntura atual: se estamos tão felizes, por que nos sentimos tão inseguros?…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 24 junho 2014 às 21:11 — 1 Comentário

Democracia, se pudermos mantê-la...

 

            Nova jornada eleitoral se aproxima. Magos do marketing político ocupados, produzindo pronunciamentos bombásticos, extrapolando as conquistas e as qualidades dos seus candidatos em horários eleitorais e outras vertentes midiáticas. Hipérboles, truísmos, desenxabidezes e deslizes da verdade invadindo nossos lares, durante os preciosos momentos de  ociosidade doméstica que nos restam. Embaçados pela fumaça e os vidros dos ilusionistas da comunicação social, agentes…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 28 maio 2014 às 10:00 — Sem comentários

A saúde doente

            Precariamente coberta,  próximo à médica, uma maca com um lençol desbotado e importado, logotipo da US Veterans Health Administration, lixo hospitalar norte-americano. Calor, humidade, cheiro de doença se confundiam com a flagrância delicada do sabonete na pia, presente de uma paciente agradecida. Pacientes esperando estoicamente portando envelopes com exames médicos, outros mais impacientes, formando um…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 22 maio 2014 às 14:01 — Sem comentários

O tango dos catadores de lixo

            Homem magro, vestido modestamente. Acordeão em péssima condição, tocado sem grande interesse. Doações na caixa preta na calçada. Pessoas passam sem prestar atenção ou colocar moedas. Acordes de “Mi Buenos Aires Querido”, versos cantados pausadamente. Sabor de idos dias felizes, misturado com nicotina e vinho barato. Paixão portenha abrigando a depressão urbana, sob o manto dourado de Carlos…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 22 maio 2014 às 13:57 — Sem comentários

Nova roupa do gigante rei

           Vivíamos a irracionalidade exuberante de um povo que parecia haver encontrado a estrada dourada para o seu destino. Projetos faraônicos, promessas de uma revolução classe mediana, construindo o país dos mais: mais médicos, mais bolsas, mais crédito fácil, mais habitações, mais produtos eletrônicos, mais dividas e mais impostos também. Potência econômica emergindo em um mundo complicado, onde os países mais…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 21 maio 2014 às 13:30 — 2 Comentários

Passeio no mundo mágico de Gabo

   Caminhávamos pausadamente, degustando os mistérios escondidos atrás das fachadas e das janelas fechadas. Trepadeiras e buganvílias estendiam-se entre as casas para ambos os lados da rua, formando canópias multicoloridas. Abrigos contra o calor asfixiante. Mão invisível nos guiava pelas ruas de Cartagena, buscando o real no imaginário. Mágica cortesia de Gabriel Garcia Marquez, o Gabo de Cartagena.…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 21 abril 2014 às 15:43 — Sem comentários

Nem separados, nem iguais

                                                                                                                                                             Grande e inesperado encontro da História do Brasil com trabalhadores brasileiros. Escavações feitas durante as obras de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro haviam descerrado as ruínas do Cais de Valongo, o principal local de desembarque e comércio de…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 21 abril 2014 às 15:39 — Sem comentários

Caos no trânsito

           Dirigir  na cidade é um desafio à paciência e à habilidade de qualquer pessoa. Vivemos uma situação caótica: carros obstruindo cruzamentos, estacionando em zonas proibidas, motoristas buzinando incessantemente demandando preferência. Quando se dá seta, o motorista ao lado encara o sinal como uma afronta fazendo tudo para ocupar o lugar que ele julga ser dele. Proliferação de motocicletas e carros importados de porte avantajado, imprensam…
Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 26 março 2014 às 14:42 — Sem comentários

What's your name?

    Lyndonjohnson, o nome do feirante nos surpreendeu. Silva, seu sobrenome, o único sinal de brasilidade. Soubemos semanas depois que ele havia abandonado o trabalho. Sorriso matreiro e olhos sonolentos, nosso interlocutor se identificou como Eltonjohn,  uma homenagem ao grande músico. Thyaggos, Stephanys, Thyffanys,  Maicosuel, Jhennifer, Lorrainne e outros nomes cheios de consoantes, são hoje…
Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 28 fevereiro 2014 às 20:30 — Sem comentários

A vulgaridade do poder

     Motivados quase sempre pela busca ou permanência no poder, pragmáticos, tecnocratas, burocratas, oportunistas ou vendedores de ilusões nos governam hoje. Filósofos, altruístas e virtuosos entre eles são notáveis exceções. Interesses pessoais ou partidários subestimam o bem comum, invariavelmente atrofiando o fortalecimento das instituições democráticas que eles juraram defender e preservar.…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 28 fevereiro 2014 às 12:12 — Sem comentários

Villa-Lobos e o metrônomo da vida...

   O Maestro chegou! Baixa estatura, vestido em um terno escuro. Charuto enfiado no canto da boca. Olhos cansados. Taciturno. Conversou baixinho com seus anfitriões. Ouviam atentamente. Música tocando no sistema de som da casa. Caminharam juntos em direção ao recinto do concerto. Entraram. Atmosfera de antecipação. Aplausos. A madre superiora tocou levemente nos lábios, com o dedo indicador. Silencio! Pediu…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 28 fevereiro 2014 às 12:00 — Sem comentários

Mac Doctors: SOS SUS

            Rum e charutos de Cuba vendidos informalmente, moeda forte dos médicos cubanos que conhecíamos na África. Vivendo em condições precárias,  sujeitos a regras laborais draconianas, os internacionalistas usavam a renda extra para comprar amenidades, tornando o dia-a-dia menos oneroso e melhorando sua qualidade de vida…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 28 fevereiro 2014 às 10:22 — Sem comentários

Segurança cidadã

            MILITARY POLICE, placa em Inglês anunciando a presença de um posto policial na orla, parte da campanha de orientação aos turistas. Havia algo contraditório na tradução, comentamos ao oficial responsável. Argumentamos que internacionalmente, a expressão identifica a corporação militar que exerce o poder de policia no âmbito interno das forças armadas. Especificamente, militares enquadrados no Código de Justiça Militar e…

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 28 fevereiro 2014 às 10:17 — Sem comentários

Rent-a-manifestante

             Aluguel de manifestantes ou militantes é uma prática tão brasileira como o futebol, samba ou cachaça. É praticamente impossível realizar eleições, carreatas, passeatas, manifestações ou inaugurações de obras pública sem a presenças de grupos de pessoas recrutadas para promover os interesses dos seus patrocinadores, sejam eles agentes públicos ou autônomos. A prática é um elemento importante, embora ilegal, do arsenal propagandístico de políticos brasileiros.

           …

Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 27 fevereiro 2014 às 14:08 — Sem comentários

Rojões antidemocráticos

            Primeiro aniversário do assassinato do adolescente boliviano Kevin Espada,  morto por um sinalizador disparado por um membro da torcida do Corinthians. Encobertos pela impunidade e a conivência de afins, protagonistas continuam perpetrando atos de violência contra torcedores rivais, centros de treinamento ou intimidando árbitros e jogadores até do seu próprio clube. Camuflados nestas atitudes,  preconceitos caracterizados pela intolerância racial e…
Continuar

Adicionado por Palmari Holanda de Lucena em 27 fevereiro 2014 às 14:00 — Sem comentários

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço