Blog de Nilson Lattari (43)

PARA TOMAR O PARTIDO DA ESCOLA

            Não gostaria de meter a minha cumbuca na discussão da tal escola sem partido. Nas poucas linhas que tenho lido o que me chamou a atenção era sobre uma discussão sem o menor sentido e nenhum objetivo, apenas, como diria, causar borbulhas.

            No entanto, algo me chamou a atenção por esses dias, e não foram os objetivos pedagógicos do tema. O…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 28 julho 2016 às 2:33 — Sem comentários

Seja homem!

        Dizem que homem não chora. Mas, tem que chorar, e por sua mãe, abraçá-la e chorar de saudade dos paparicos, das proteções, dos casacos só porque o dia nublou. Nada disso diminui, pelo contrário, faz a gente sentir amor de verdade, chore, homem! De saudades. Incomparável, não espere que outra mulher vá repeti-lo, mas…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 27 junho 2016 às 0:02 — Sem comentários

Amar em tempos revoltos

crédito da foto morguefile.com/creative/mzacha

            Poderia dizer em tempos de cólera, mas, não pretendo roubar o título aproximado ou tema de Gabriel García Marques. Até porque as razões da cólera, hoje, não estão subordinadas a um triângulo amoroso, mas a uma coletividade que clama por justiça, cada um a seu modo, o que transforma o ato de…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 22 maio 2016 às 1:00 — Sem comentários

RÓTULOS E FANTASIAS

Foto: http://mrg.bz/88M2tL 

      Rótulos são palavras que colocamos nas pessoas para definir o que achamos dela: coxinhas, nazistas, petralhas, comunistas, ou simplesmente o desejo de uma viagem a Cuba, como um lugar no extremo do mundo, e não um país caribenho recheado de belas praias, e nem por isso se deseja…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 31 maio 2015 às 18:59 — 2 Comentários

A DESVALIA, QUANTO VALE?

http://mrg.bz/PSBFwc

A DESVALIA, QUANTO VALE?

            Quando Marx propôs a existência da mais valia, enquanto pensava a relação entre o capital e o trabalho, dizendo que o único resultado era o lucro, indo para o bolso do capitalista, questionou a…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 13 maio 2015 às 21:41 — 1 Comentário

POR QUE VAZOU, VAZOU POR QUÊ?

http://mrg.bz/IY917Y

            Fiquei espantado ao abrir um vídeo que corre nas redes sociais, a respeito do depoimento de Nelson Cerveró, acusado na Operação Lava-jato, acerca de propinas envolvendo a Petrobrás.

            Nela, o acusado, preso há cinco meses pelo juiz Sérgio Moro, contesta Sua Excelência acerca…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 7 maio 2015 às 23:13 — Sem comentários

LEITOR: QUEM DÁ A ORDEM É VOCÊ!

  http://mrg.bz/DM9y0o

      Em tempos de bancário, um colega foi designado para um setor onde havia um descalabro – entre outras coisas, um arquivo onde todos metiam as mãos. O resultado era sempre o caos de nada se achar. Ao chegar e colocar o tal arquivo…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 4 maio 2015 às 17:33 — Sem comentários

ELES QUEM, CARAS-PÁLIDAS?

    O ex-presidente Lula disse em um discurso: “O que eu fico chateado é que eles nunca vão reconhecer que, nunca antes na história deste país, (...)”. Com base nisso, vale uma reflexão.

    As aversões, muitas vezes, vêm camufladas nas palavras, nem tanto pelos gestos, de cruzar as mãos, abraçando a si mesmo, em um sinal de defesa contra um possível inimigo.…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 20 abril 2015 às 19:00 — Sem comentários

TERCEIRIZAÇÃO: ONDE ESTARÁ O FUNDO DO POÇO?

   Quando o capital e trabalho resolveram se reunir, as relações humanas passaram a ser outras. Opa! Resolveram se reunir? Não foi bem assim. Na verdade, um grupo acumulou riqueza, começou a produzir determinado produto ou produtos em larga escala, e pensou: eu não consigo produzir em larga escala sozinho ou pedindo para que pessoas façam em suas casas, terei…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 19 abril 2015 às 0:52 — Sem comentários

A GUERRA ANTES DA GUERRA: SERIA O NOSSO MOMENTO?

    As guerras não começam como as guerras são. As guerras não aparecem do nada, como se, de repente, blocos antagônicos resolvessem dar fim às suas disputas partindo para a luta corporal. Não. As guerras começam antes, como pensamentos que se aglutinam, quando duas forças começam a sair do plano da discussão, do debate, e partem, com…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 17 abril 2015 às 20:00 — Sem comentários

CHEGA A SER COMOVENTE VER A GLOBO NO AR

       

       Chega a ser comovente ver a campanha que a Globo e o seu sistema de comunicação e agregados pedindo manifestações contra o governo. Realmente, a gente fica até chateado. Tanto dinheiro, tempo, do dinheiro da publicidade, e, certamente, amarrando os anunciantes com uma situação política constrangedora é um caso sério, tipo depressão, cama de…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 12 abril 2015 às 22:00 — 2 Comentários

PODEMOS TIRAR, SE ACHAR MELHOR

            Olhando o quadro político no Brasil, a impressão é, aparentemente, de confusão. Uma mistura de ideias que não se encontram: nazismo,…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 25 março 2015 às 22:19 — Sem comentários

O ÓDIO E O AMOR

            Honoré de Balzac disse que o ódio tem melhor memória do que o amor. Entre a balança da escolha o que seria o ódio? E o amor? Alguém sente o ódio por causa de um momento onde foi vilipendiado, foi massacrado, humilhado por outro. Da mesma forma a demonstração do amor vem de algum fato, acontecimento, gesto que outro alguém nos deu, de coração limpo,…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 21 março 2015 às 15:07 — Sem comentários

TÊM DIAS QUE O MEU SANGUE FERVE

            É quando eu releio sobre as capitanias hereditárias, observo que elas persistem através do tempo, como um lagarto que se metamorfoseia, se esgueirando pelos cantos, passando pelos espaços das portas, rastejando, testando com a sua língua o ambiente mais propício. No melhor estilo dos coronelismos que se perpetuam do campo para a vida urbana, nas heranças…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 18 março 2015 às 21:30 — 1 Comentário

PASSEATAS E PASSEANTES

 

            A fronteira entre a demagogia e a sinceridade é uma linha muito tênue. É muito difícil ser sincero, onde a demagogia demanda mais tempo, tanto na manipulação de conceitos, quanto na organização das mensagens que são passadas pelos órgãos de informação, e agora, também, na difusão de notícias pela web.

           …

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 16 março 2015 às 1:27 — Sem comentários

A HORA DE LARGAR O BBB

A HORA DE LARGAR O BBB

            Execrado por uns, amado por outros que sonham acordados em pertencer a um mundo virtual, com direito a prêmio no juízo final, o BBB, programa da Globo, poderia ser assemelhado a um sonho brasileiro, bem diferente do pretenso sonho americano: como vencer na vida sem fazer força.

            Para isso não é necessário ter qualquer currículo acadêmico ou profissional; apenas aguentar humilhações travestidas de…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 9 março 2015 às 21:30 — Sem comentários

ATAQUE SISTEMÁTICO TAMBÉM É UMA FORMA DE CENSURA

            A censura é sempre exercida por aqueles que detêm um poder, ou um tipo de poder, e a necessidade de mantê-lo é sobrevivência.

            Normalmente, o censurado é aquele que precisa de um canal de comunicação para o mundo, para a sociedade em que vive, e é impedido de alguma forma de exercê-la. Imaginemos uma sociedade onde o indivíduo precisa denunciar uma forma de opressão, não importando que ele tenha razão ou não, mas a própria situação de colocar seu estado em…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 5 fevereiro 2015 às 21:49 — Sem comentários

UM TOPLESSAÇO NA MULTIDÃO

foto G1

            Mulheres pera, melão, carambola ou framboesa, mulheres pomares de seios tão iguais, de tamanhos variados, redondos, formatados no silicone. E outros seios tão seios, tão formados no construir dos genes, e tão normais, sedutores, porque diferentes são, separado o trigo dos joios, se juntam no…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 21 janeiro 2015 às 0:00 — Sem comentários

ONDE EXISTE A VIDA?

http://tvuol.uol.com.br/video/jovem-cego-toca-reggae-com-guitarra-improvisada-por-ele-04024E1C3162D0995326

            Há uma cena em um dos primeiros filmes de O Planeta dos Macacos, em que o personagem encontra no meio do deserto, da então destruída Terra, uma planta que teima em renascer. Às vezes, quando ando pela cidade concretada e vejo uma planta tentando se…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 18 janeiro 2015 às 12:30 — Sem comentários

PAPA FRANCISCO: A BOLA DA VEZ

            Depois que o Papa Francisco costurou um acordo entre os EUA e Cuba, e omitiu uma opinião sincera, sensata, sobre os limites da indecência, porque o humor ou qualquer outra palavra que ultrapasse o limite da decência são recebidos com um sorriso amarelo, mas, da indecência acende-se o…

Continuar

Adicionado por Nilson Lattari em 17 janeiro 2015 às 13:30 — Sem comentários

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço