Blog de Irineu Tolentino (26)

A Comissão da Verdade e a Tripartição de Poderes

Irineu Tolentino



A Tripartição de Poderes no Brasil, pode se tornar Hexa!



Desde que Montesquieu, inspirado em Locke, consagrou a Teoria da Tripartição dos…

Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 6 junho 2012 às 0:03 — Sem comentários

Poder às mulheres

Dores tristes abarcam os corações de todos os povos.
Tantos homens, cientistas,  "sábios"... desgraças e fome.
Quantos  devaneios, projetos,  sonhos...e guerras!
Desilusões  instaladas  pela imperícia de uma  raça, regida pelo macho,  que traiu o espírito  e o propósito  da dicção humanitária.
Ora, pois,  mercê de tal  sorte,  caminha o homem...
E  caminhando  vai,  rumo  a  futuro  aleatório, deplorável, visível e sensível desde…
Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 31 dezembro 2010 às 17:00 — Sem comentários

Ética ou Educação?



A "política" insiste em nos…

Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 1 agosto 2010 às 13:00 — Sem comentários

Religião: ópio do povo?

Quando Karl Marx disse que a religião era o ópio do povo, eu não entendia bem o que ele queria dizer. Aliás, por ser católico, eu não concordava com ele. Era absurda sua afirmação atéia. Refleti várias vezes sobre sua sentença e ainda assim não conseguia entendê-la. Com é que pode um cara tão inteligente falar tamanha besteira? Não era possível.…

Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 25 junho 2010 às 13:00 — 4 Comentários

Conceito técnico-jurídico de dossiê

DOSSIÊ: Conjunto de lixo extraído da internet e/ou de fontes duvidosas, e divulgado a esmo junto à imprensa com o escopo de criar um furdunço* generalizado. Os dossiês, via de regra, visam desviar a atenção popular daquilo que realmente importa ou, simultaneamente, prejudicar, covardemente, pessoas que, muitas vezes, nenhuma relação têm com os "fatos" divulgados. Geralmente, são armas utilizadas por pessoas de mentes pequenas** que passam por certo desespero. Veículos de comunicação que se… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 9 junho 2010 às 3:30 — 14 Comentários

Da imprevisibilidade das crises econômicas

Um caso concreto: “...em meados da década de 1970, o Presidente Jimmy Carter desvalorizou o dólar de 250 para 180 ienes. Ele agiu assim no intuito de promover as exportações americanas e dessa forma criar empregos – a taxa de desemprego nos EUA estava alta e não parava de subir. Com isso, o Presidente Carter conseguiu um aumento recorde das exportações, mas não uma redução do desemprego. Pelo contrário, a taxa de desemprego continuou aumentando a despeito do tremendo crescimento das… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 8 junho 2010 às 0:30 — 4 Comentários

A Circularidade da História



Quem tem por hábito ler jornais antigos percebe que, de ordinário, tudo é a mesma coisa. A vida é a mesma pois mesmo é o homem; só se lhe muda a casca.


Na arte ou na ciência, na política ou na literatura, nos ofícios ou nos lazeres, poucos acréscimos se vê, senão uma abundância de superfluidades que lutam para esconder as mesmices claramente mostradas pela imprensa que não se cansa. E ai de nós se um dia ela se cansar! Nesse caso nem o mesmo…
Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 22 maio 2010 às 14:00 — 3 Comentários

O Amor e a Política

Lendo esse título o leitor deve estar se perguntando:"O que é que o amor tem a ver com a política?". Tudo caro leitor. Exatamente tudo. Pois tudo aquilo que vale a pena fazer vale a pena fazer com amor, inclusive política. Só assim as obras terão o seu devido valor. O político que não ama o que faz nunca o fará bem feito, e é por isso que temos muitas coisas que não vão bem.


Isso ocorre porque, infelizmente, há cada vez mais um desprezo pela vocação, que é…
Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 12 maio 2010 às 1:00 — 3 Comentários

Fundos Soberanos de Riqueza





Fundos Soberanos de Riqueza





O Brasil criou recentemente o Conselho Deliberativo do seu Fundo Soberano, que detém a importância de US$ 8,7 bi para investir.…





Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 24 fevereiro 2010 às 12:00 — 2 Comentários

Uma nova onda?



Até poucos dias atrás dizia-se que o pior da crise havia passado. Eu também cheguei a crer nisso, até porque George Soros e Warren Buffet também o afirmaram, e sentíamos, ao longo de 2009, uma recuperação econômica bastante expressiva. Até o "Doutor Apocalipse", Nouriel Roubini, que previu a atual crise financeira global, arrefeceu sua visão sombria do cenário econômico mundial.



Mas, considerando-se o risco de default (calote) da Grécia,… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 10 fevereiro 2010 às 22:05 — 3 Comentários

Atritos

Não tenho a pretensão de enriquecer este blog apenas com conteúdo próprio.

E nem poderia, pois sei, perfeitamente, que não tenho capacidade intelectual para fazê-lo sem comprometer a qualidade e o conteúdo.

Por isso, por vezes (e não são poucas) convém visitar os outros e citá-los. Algumas pessoas simplesmente têm a mágica capacidade de dizer exatamente o que queremos, ou sentimos, de forma que não poderiamos fazer, ao menos no atual estágio de evolução individual.

Muitas vezes,… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 1 fevereiro 2010 às 9:30 — Sem comentários

A história de Chapeuzinho Vermelho na imprensa

A história de Chapeuzinho Vermelho na imprensa



JORNAL NACIONAL

(William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um Lobo na noite de ontem...'.

(Fátima Bernardes):'... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia'.

PROGRAMA DA HEBE

(Hebe Camargo): '... que gracinha gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?'



BRASIL URGENTE (muiiito boa)

(Datena): '... onde é… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 29 janeiro 2010 às 1:09 — 3 Comentários

Como mentir sutilmente

Indico aqui o blog "Como mentir sutilmente", um belo trabalho de Alessandro Nicoli de Mattos, mostrando as falhas (intencionais/não intencionais) em assuntos relacionados a gráficos, estatísticas, etc, visando a manipulação da opinião mediante a distorção da informação.

Vale a pena a visita, sobretudo nesta época em que a imprensa e os governos andam tão desacreditados.

http://comomentirsutilmente.blogspot.com/

Adicionado por Irineu Tolentino em 20 janeiro 2010 às 8:30 — Sem comentários

Exemplo de cidadania

Que o Estado funciona mal todos sabemos. Raramente algum órgão público atende aos anseios da sociedade de forma minimamente desejável, mas, o que causa espanto, é a indolência do povo que não luta por nada, fica sempre esperando passivamente dos governantes, quando podem, e devem, ter uma atuação reivindicatória seja política, administrativa ou jurídica, cobrando tudo o que o Estado lhe deve. Isso é cidadania.





Segue abaixo um ótimo exemplo:





Estado tem de… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 10 janeiro 2010 às 21:40 — Sem comentários

"GEORGE SOROS: Nova crise está no horizonte e revela o fim de uma era"

Recuperação deve perder ritmo e o futuro será um duplo mergulho

Autor(es): GEORGE SOROS

Folha de S. Paulo - 03/01/2010





Vivemos um momento no qual a gama de incertezas que a economia mundial enfrenta é incomumente ampla. Acabamos de passar pela pior crise financeira desde a Segunda Guerra Mundial. As únicas comparações relevantes são a bolha imobiliária do Japão, que estourou em 1991 (e da qual o país asiático não se recuperou), e a Grande Depressão, dos anos 1930… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 8 janeiro 2010 às 10:18 — Sem comentários

Natal Ateu

O Natal era originariamente uma festa cristã, hoje, apenas uma festa para a maioria onde há fartura, presentes e deleite do ócio. Mas há aqueles, sempre persistentes, qual luz no fim do túnel, que lutam contra o comércio para que não se apague a verdadeira razão do Natal. E fazem mais ainda, tentam transformar o ano inteiro num grande Natal cheio de bondade, fartura, reconciliações, amor e alegria para todos. São pessoas inestimáveis e necessárias, sem as quais o mundo certamente seria algo… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 19 dezembro 2009 às 12:23 — 5 Comentários

FMI dá novo alerta: bolha financeira nos emergentes (?)

"Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI, acredita que as economias emergentes estão em bolhas financeiras devido ao movimento incontrolável de capital para esses países, onde as taxas de juros são mais altas que nos países desenvolvidos e sofrem mais pressão na sua taxa de câmbio. Apesar das bolsas se encontrarem inferiores aos patamares vistos em 2007 e 2008, os principais mercados de todo o mundo estão apontando para uma rápida recuperação. Isto fica claro ao se ver a trajetória das… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 24 novembro 2009 às 21:33 — Sem comentários

Educação Pública

Não é de hoje que admiro o Senador Cristovam Buarque. Gosto do seu jeito de sacudir o raciocínio do povo. Fez isso muito bem com o "discurso" sobre a Amazônia lás nos EUA (o texto encontra-se na internet, é antigo, e, ao mesmo, tempo atual). Agora, ele saca mais uma: Projeto de lei que obriga os políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas.



É óbvio que tal projeto não vai vingar: é inconstitucional, imoral e, tavez, até engorde...(pelo menos é algo parecido com isso que… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 18 novembro 2009 às 1:11 — 1 Comentário

Dia da Consciência Negra

Ao tratar do dia da Consciência Negra, é comum vermos uma associação apreciativa à “cultura negra”, limitada à capoeira, berimbau, candomblé, samba, mulata, etc. É louvável que se faça isso, afinal, trata-se realmente de ícones indissociáveis da cultura negra que sempre devem ser lembrados, sobretudo, no dia instituído para isso. Mas, parece-me redução demais associar apenas tais elementos ao negros, como se nada mais existisse.



Pouco se fala do êxito do negro na seara política e… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 17 novembro 2009 às 11:54 — 1 Comentário

Frases

"Pensar em fazer grandes coisas é o melhor pretexto para não fazer as pequenas"

(Jacinto Benavente)



"Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos"

(Albert Einstein)



"É mais importante aprender a pensar do que acumular conceitos"

(Mathew Lippman)



"Ninguém pode criar velhos companheiros. Nada vale o tesouro de tantas recordações comuns, de tantas horas vividas juntos, de tantos impulsos afetivos. Só a convivência constrói… Continuar

Adicionado por Irineu Tolentino em 16 novembro 2009 às 22:22 — Sem comentários

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço