Sou nascido e vivo na Zona Leste de São Paulo, há 52 anos, uma região imensa e esquecida pelo poder público que não lhe dá a atenção merecida, exceto em época de eleições. Tento aqui fazer um raio "X" desse país chamado Zona Leste.
A Zona Leste de Sao Paulo, com seus 3.8 milhões de habitantes, 35% da população da Cidade se concentra aqui, isso retrata de fato, a diversidade desse imenso Brasil.
Para que voces tenham uma idéia da dimensao dessa regiao, ela e maior (em populacao), que 14 estados brasileiros individualmente: PB; ES; AM; AL; RN; PI; MT; MS; SE; RO; TO; AC; AP e RR, com uma diferenca gritante, cada estado desses, embora menor que a Zona Leste, tem direito a eleger, 3 senadores, e no minimo 8 deputados federais. Isso sem contar, que cada um tem assembleias legislativas e camaras de vereadores. Isso e o que se chama REPRESENTACAO!!! A Zona Leste é maior que muitos países, vejam a lista, com sua população em milhões: Uruguai 3.5 - Panamá 3.2 - Jamaica 2.7 - Porto Rico 3.7 - Líbano 3.8.

SOBRE OS CONTRASTES:
Somente para reafirmar os contrastes, apenas 5% dos moradores da região, pertencem a classe "A". Segundo os institutos de pesquisas, os 95% restantes vão das classes "B" a "E", baseados em hábitos de consumo e níveis de renda.

COLEGIO ELEITORAL
Nesse universo de quase 4 milhões de habitantes, concentram-se aqui, 2.6 milhões de eleitores, o equivalente a 34,67% do eleitorado da Cidade de Sao Paulo. O que vem provar que a falta de atenção do poder público com nossa região muda de figura quando o assunto e eleição. E sem medo de errar, posso afirmar que os politicos visitam em época eleitoral a Zona Leste, por saberem que é aqui que se decide o destino de cada um deles.

POR QUE, AGORA E A VEZ DA ZONA LESTE?
A Cidade de S.Paulo, cresceu até o seu limite, todas as regiões estão saturadas. A Zona Sul, já bateu na Represa Billing's, a Zona Norte, na Serra da Cantareira e a Zona Oeste, nas margens da Raposo Tavares, porém a Zona Leste que sempre esteve abandonada e esquecida, hoje e a única alternativa de potencial crescimento pois os seus limites são com o Vale do Paraiba. Dentro em breve quem transitar pela Rodovia Presidente Dutra, não saberá definir o limite entre o final da Zona Leste e o inicio do Vale Paraibano.

O DESEMPREGO:
A População Economicamento Ativa (PEA), que vive na Zona Leste, e composta de aproximadamente 1.8 milhão de habitantes, o que representa 31% da PEA da Cidade de S. Paulo, estima-se em 360 mil o número de desempregados, ou seja 40% dos trabalhadores da Cidade.

OS CONTRASTES:
Em um extremo da região, localiza-se o Bairro do Tatuapé e Jardim Anália Franco, que esbanjam qualidade de vida, conforto e riqueza, do outro lado, o Bairro do Lajeado e Cidade Tiradentes. Em 2005 a Prefeitura de S. Paulo encomendou um pesquisa que recebeu o nome de "mapa da vulnerabilidade" e revelou que 73,3% dos 158 mil habitantes do Bairro do Lageado, ocupam área de alta ou altissima exclusão.

Esse é o quadro gritante de uma região imensa, que cresceu desordenadamente, onde a maior vítima da falta de politicas públicas é a populacao carente, que a cada dois anos, se vê invadida por uma legião de politicos, que querem somente seu voto. Passadas as eleicões, tudo volta ao seu curso "normal", onde as dificuldades nao faltam.

Estamos todos torcendo para que realmente agora, seja a vez desse imenso país, chamado Zona Leste.

Exibições: 2572

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço