Nesta semana - dia 28 - tivemos a comemoração do Dia da Educação. 

 

No dia fui entrevistado por telefone por uma repórter do jornal local que me perguntou o que significava para mim o dia. Respondi e ela foi bastante fiel no que disse. Só errou meu nome....rs. "José Wilson Caveden"!!! Confesso não ser eu e desconhecer algum Caveden com esse nome. 

 

Este fato, pitoresco e até cômico, levou-me a refletir sobre algumas questões que se não são importantes, incomodam. A Educação é tida como "a salvação de todos os males da humanidade" e por conta disso muitos e muitos são os "entendidos" no assunto. Em nosso país, nos meios de comunicação mais populares e conhecidos, até economistas (que continuam economistas) "conhecem" o assunto. Como administrador que há seis anos mergulhou no mundo da educação, confesso que muitas e muitas vezes não entendo como podem determinados meios de comunicação reservarem espaços e mais espaços para discussões atravessadas e sem sintonia com os reais problemas da educação.

 

Quando descemos ao pequeno mundo saltense isso fica ainda mais evidente. O fato acima mostra um pouco o quanto a educação é tratada superficialmente. Temos muitos especialistas na mídia local: na política, no esporte, na cultura, na culinária, nos jovens, nas mulheres, no cinema e televisão, etc. Na educação infelizmente raras são as manifestações. Costumo dizer que a educação só é notícia no seu dia e quando problemas graves ocorrem.

 

Preocupados com isso, nossa secretaria recentemente fez uma grande licitação para aprimorar o atendimento de nossos alunos nas questões de informática. E no pacote que incluí várias ações nesse campo, o desafio de termos um Portal da Educação da cidade. Até aqui nada de novo pois muitos são os municípios que já fazem isso. O desafio aqui é o de manter o Portal e transformá-lo em um espaço onde notícias e debates sobre o assunto aconteçam, já que isso não é comum por aqui. No contrato, uma assessoria específica de comunicação funcionará para manter o Portal atualizado e paralelamente alimentar os meios de comunicação locais. Nas últimas duas semanas tivemos as primeiras experiências nesse sentido. Quem sabe se pelo menos por aqui consigamos pautar os verdadeiros problemas e os assuntos que são importantes nesse imenso mundo desconhecido da maioria das pessoas: o mundo da educação. 

 

Vale registrar aqui que no Dia da Educação tivemos no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte reunião do Conselho Municipal de Educação, como todos os meses acontece. Todavia esta última reunião merece destaque pela profundidade das discussões e pela maturidade do Conselho. Quatro grandes temas foram discutidos e debatidos de forma bastante profunda e responsável: a questão da certificação das entidades beneficentes, a relação do Conselho com o Conselho Tutelar da cidade, a Educação de Jovens e Adultos e um convênio da secretaria com a APAE local. Essa maturidade da comunidade é que nos dá alento para realmente acreditar que a educação é sim a principal pauta de discussões em nosso país, apesar das "atravessadas" que as vezes observamos.

 

Mas muito ainda temos a avançar. E a mídia, seja a local ou as estaduais e nacionais, precisa buscar os reais focos de discussão e profundidade, sob pena de superficializar um assunto de extrema relevância, importância e complexidade. 

 

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço