A MAIOR PEÉVIA DE CARNAVAL DO BRASIL - FOLIA DE RUA EM JOÃO PESSOA TEM INÍCIO COM O BLOCO ANJO AZUL


ANJO AZUL X FOLIA DE RUA desde 1994
Ednamay Cirilo nos CEM ANOS DE FREVO
foto de Ceres Leão.

O bloco Anjo Azul,foi criado em 14 de fevereiro de 1994, pela jornalista, emérita cidadã pessoense, Ednamay Cirilo Leite, tendo como mentores intelectuais, componentes da Associação Folia de Rua, a maior prévia carnavalesca do BRASIL, o bloco Anjo Azul, primeiro do centro histórico tem proposito de ocupar e apresentar a riquesa arquitetônica barroca durante o percurso pelas ruas , becos e ladeiras da capital João Pessoa, é o bloco da resistência e da memoria material e imaterial dos artistas em geral , arquitetos, jornalistas, boemios e sociedade civil organizada paraibana, preocupados com o Patrimônio Arquitetônico , e a falta da Cultura Popular do Carnaval Tradição, Frevo, Maracatu Rural, Índios ,Caboclinhos , etc...

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, única capital do nordeste onde os governantes ( municipais, estaduais), não criaram uma política cultural, voltada para o sítio histórico , nem para o carnaval, valorizando o índio, caboclinho, o samba, frevo , maracatu, com horário livre durante a madrugada, aqui o Sol nasce primeiro para as américas, mas a lua dorme cedo para o carnaval da folia nas ruas , a LEI é acabar a festa do MOMO DA FOLIA DE RUA entre meia noite nos bairros e duas horas da madrugada no centro histórico, assim deternou os orgãos competentes do municipio. Eu de minha parte espero muita segurança policial, buracos fechados nas ruas da cidade velha, higiene e iluminação durante o percurso do ANJO AZUL.

Temos uma vasta legião de rítimos , carnavalescos,como frevo, marchinha,bumba meu boi, entre outros. Um sítio histórico rico barroco rococó tropicalista, componentes fundamentais para os amantes do TURISMO CULTURAL , que é pouco divulgado na própia paraíba e lá fora a exemplos de Olinda, Recife, Salvador, capitais nordestinas vizinhas que acarretam voos lotados com pessoas de varios paises.

O BECO DA FACULDADE é ponto de concentração do ANJO AZUL um pequeno sítio tombado inclusive tombado estadual e nacional numa cidade PATRIMÔNIO NACIONAL, (a Rua Gabriel Malagrida é lateral da faculdade de Direito e Palácio da Redenção IPHAN, pelo lado esquerdo de quem vem da belíssima Praça João Pessoa também Patrimônio Nacional e do lado esquerdo o belíssimo casario tombado pelo IPHAEP , sofre pelo descaso , nem as paredes recebem tinta, imagine segurança , memória de GABRIEL MALAGRIDA, jesuita que aqui viveu no século XVIII e que emprestou seu nome ao local , somos uma população que respira política 24hs por dia mas sem políticas públicas para esse espaço desvalorizado , abandonado anualmente, apesar de estar no miolo dos TERS PODERES CONSTITUÍDOS, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, PALÁCIO DA REDENÇÃO e a vizinha ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, ela que tornou o lugar estacionamento privê com placa OFICIAL inclusive , desprezando e tirando o espaço outrora destinado aos eventos culturais do BECO.

O beco é um lugar mal visto pela população carente de informação , de cultura é vulgariazado pelos própios gestores culturais provincianos, chamando-o simplesmente de BECO ... beco da faculdade, beco de May, beco do ANJO, beco de Dona CHIQUINHA, Beco de Livardo Alves, beco da diversidade sexual, beco do mijo, bequinho da Assembléia, beco das putas,beco do terceiro mundo e outros nomes que desconheço , apagando a história desse Jesuita da companhia de Jesus que aqui viveu fazendo ação socio cultural para nossa gente sertaneja e habitantes do local , viajou a pé fazendo caridade e melhorias pelo o nordeste da Bahia ao Maranhão, ajudando a construir igrejas, escolas, hospitais. Tudo contado em livros e mostrado no filme ¨MALAGRIDA¨ de Barbiere e Victo Hugo, premiadíssimo pela Universidade de Brasília , na Ítalia, e América Latina, aparece famoso BECO numa das cenas, com a cidadã dona Lucila .

O bloco ANJO AZUL de uns tempos prá cá, há exatamente 16 dezesseis anos ,traz de volta as novas gerações toda esta memória. Seja na forma de percurso carnavalesco, alegorias , fantasias , LAVAGEM DA ESCADARIA , SERENATA PARA OS ANJOS, CONFRARIA DE MALAGRIDA, ESQUENTAIS VOSSOS PANDEIROS JACKSONIANOS ou pela ORQUESTRA DE FREVOS DO SAUDOSO MAESTRO VILÔ, junto a COLOMBINA e seu choroso PIERROT fonte inspiradora saudosista para reviver a alegria dos antigos carnavais.

Em 2010 o percurso do bloco ANJO AZUL resgata mais uma vez esse Patrimônio Histórico, percorrendo as ruas antigas becos e as ladeiras, bucólicas, começamos ao pé da ESCADARIA , após a Lavagem e apresentação do Reisado - Estandarte- a concentraçaõ, 16:00hs .

com saida para às 21:00hs o percurso começa ao pe´da Escadaria por traz do Palácio da Redenção, rua General Osório,Centro Cultural Thomás Mindello, Catedral Metropolitana Nossa Senhora das neves, Praça Dom Ulrico, Ladeira da Borborema , rua da Areia, Praça Antenor Navarro , ao som do MARACATU.

¨onde a cidade olha para o Rio Sanhauá, com foliões de todas as tribos, cores e raças, reverenciando a festa de MOMO e a HISTÓRIA de nossa cidade que nasceu as margens desse rio...¨

O Anjo Azul,primeiro bloco do centro histórico, abre,os festejos carnavalescos da Folia de Rua, na semana que antecede o carnaval oficial brasileiro, numa sexta-feira dia 05 de fevereiro de 2010, a partir das 16:00hs no BECO arrastando um público fiel de famílias habitantes do centro da cidade, das comunidades do Baixo Roger, Suvaco de Urubu, Praça da Pedra, São Miguel, Tambiá,( Bayeux e Santa Rita, cidades vizinhas), além de toda a periferia da grande capital,Mangabeira, Valentina, Cristo, Bancários, Jaguaribe, Cruz das Armas, Tamabú, Cabo branco, Manaíra, Bessa, Cabedelo ( cidade portuária ) somos fortalecidos pela facilidade de transportes urbanos ônibus e trens que nos oferece um leque de opções vindos de todos os bairros da cidade cujos terminais estão localizados nas imediaçãoes do centro histórico, do Parque Solon de Lucena e Praça Antenor Navarro.

¨Turistas, famílias de todas as idades, cores, etnias,religiões, boêmios e ilusionistas da noite, poetas, historiadores, intelectuais, artistas , políticos completam a alegria do ANJO AZUL e do filhote AS ANJINHAS nascido em 18 de abril de 2007 voltado para o universo feminino e toda as suas inquietações de cidadania.¨

Cumprimos horário determinado pelas autoridades, e pedimos PAZ para os foliões.
A volta do percurso pela rua da Areia e o Estandarte do bloco ANJO AZUL confecionado por FRED SVENDSEN chegará a Igreja da Misericordia ,pela rua da Areia em direção ao PONTO DE CÉM RÉIS dispersando assim os foliões para os shwos que começam as 23:00hs finalizando o compromisso assumido durante a VOTAÇÃO DA ASSEMBLEIA entre os blocos da Folia de Rua e representantes da Prefeitura, onde seria respeitado o que fosse decidido naquela ASSEMBLÉIA.


SERVIÇOS :
ARTISTAS DA TERRA - Gracinha Telles, Regina Brow, Jairo Madruga, lis Albuquerque, Renata Arruda, Diana Miranda
ALCEU VALENÇA - PONTO DE CEM REIS

ELBA RAMALHO - PICOLÉ DE MANGA.


NO BECO:
ORQUESTRA DE FREVOS
MARACATU
REI DO ANJO AZUL - ADEILDO VIEIRA - JORNALISTA , CANTOR, AUTOR
RAINHA DO ANJO AZUL - GIL FIGUEIREDO - JORNALISTA
MADRINHA - LUCIA VILÔ - VIUVA DO MAESTRO VILÔ.


Ednamay - Presidente do bloco Anjo Azul da Folia de Rua

Exibições: 257

Comentário de Vera em 1 fevereiro 2010 às 10:19
Eita que voltei da sua terra tem poucos dias e voltei apaixonada pela beleza das praias, pelo jeito do povo, por tudo enfim. E ainda tem carnaval? Oxê, que ainda me mudo uns tempos prái! bj

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço