" Me acha bonita? — perguntou.

— Lógico que acho, mas não é só isso… é mais que uma simples questão de beleza…
— As pessoas sempre me acusam de ser bonita. Acha mesmo que eu sou?"
Charles Bukowski

Sempre ouvi dizer que beleza abre portas e concordo, em parte, já que abre muitas portas, mas em geral as erradas. Bem entendido que erradas são as portas que não se queria abrir; então a mulher bonita deseja abrir tais e quais portas, por tais e quais motivos e encontra muitas escancaradas, só que por outros tantos.
Beleza parece mesmo, alguma vezes, mais acusação de júri popular, sentença condenatória inapelável do que adjetivo elogioso.
Beleza atrai estetas eternamente atraídos pela beleza o que implica dizer que, em havendo necessariamente sempre alguém mais belo no universo, a bonita da vez logo cansará o esteta, como peças adquiridas em leilões de arte que vão se tornando obsoletas com o advento de novos leilões.
Ainda, pensa-se da mulher bonita que ultrapassará qualquer sofrimento por ser bela. Beleza e juventude quando associados então...pressupõe-se sempre: -Tu és linda e tens toda uma vida pela frente! E não importa que se esteja fazendo a vida da bela em, frangalhos no presente. Afinal de contas que droga é esta de ser linda e de ter toda uma vida pela frente?! É mais fácil abandonar uma mulher bonita, afinal de contas, ela terá quem desejar aos seus pés. E não importa o quanto chore ou se desespere, sempre será bonita, que importa se ela somente desejar a quem não pode ter. Os homens a vêem mas não enxergam. É um pouco como cinema mudo; o que importa a história ....e lá alguém tem paciência para tentar acompanhar a história do filme? É bonitinho e divertido. E só.
As mulheres então, odeiam a mulher bonita antes mesmo que esta se permita odiar mostrando a que veio. Que importa quem é esta mulher, sua beleza humilha e quem gosta de se sentir humilhado?Nem mesmo o mais chauvinista dos machões seria tão implacável com a mulher bela quanto a própria mulher.
Beleza e inteligência são um paradoxo inaceitável, incompreensível e censurável. E quem gosta que seus próprios dogmas sejam questionados? Creiam, o mais comum dos lugares comuns, que é o de que beleza prescinde de inteligência é um dogma de fé entre homens e mulheres. Generalizo e sei que as críticas serão ardidas, mas a exceção é sempre exceção....que confirma a regra; portanto, se o leitor se considera exceção pense firmemente na regra, ela não falha.
Tem mais: beleza atrai perfeccionistas, amantes do detalhe e como nenhuma beleza é perfeita, a beldade sempre será advertida sobre uma espinha inconveniente, uma celulitezinha no interior da coxa, uma estria na cintura, a cor do cabelo, a depilação que venceu, um pé chato ou olheiras.
A mulher bonita está sempre no limite, naquela froteira terrível entre o humano e o inumano e como tudo acostuma, até beleza demais, um dia não se reconhece mais nela a beleza. Dorme-se com a musa e acorda-se com a mortal; neste dia a musa pode ler nos olhos do adorador a decepção e o tédio. E neste dia deixa de acreditar em si mesma. E a mulher bonita sem auto-estima bebe doses diárias de veneno letal buscando o reconhecimento da categoria de musa em cada olhar.
Mulher bonita recatada só pode ser aquela que se acha boa demais para os outros, uma pedante. E se é liberal ...bonitinha mas ordinária (para usar de palavras amenas e não ser tachada de radical).
Percebem o dilema da mulher bonita? Não tem voz, não tem cérebro, não tem coração, tampouco passado ( a menos que seja obsceno) ou futuro (a menos que seja decadente). E vejam, até mesmo o poetinha afirmou que beleza é fundamental. Fundamental para que? Para quem? Será que alguma das belas que sofreu de amor por ele também achou esta beleza assim tão fundamental? Se as feias o perdoaram pela grosseria do preconceito, asseguro que as belas jamais o perdoaram pela finitude de sentimentos.
Beleza é um fardo pesado e ser vaidosa é dar razão a quem não tem. E cá entre nós, é possível não ser vaidosa?
"— As pessoas sempre me acusam de ser bonita. Acha (m) mesmo que eu sou?"

Exibições: 297

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço