Blog EntreMentes
Enterprise, no Alabama, tem o único monumento do mundo dedicado a uma praga agrícola.
Na década de 1890 o bicudo mexicano começou a devastar as culturas de algodão do Alabama. Em 1916, todo o algodão do Estado se achava infectado pelo inseto, o que causava de 20 a 40 milhões de dólares por ano em prejuízos econômicos. Inseticidas, queima controlada e programações inovadoras de plantio foram tentados, mas nada funcionou.
H.M. Sessions, um empresário local, convenceu endividados agricultores locais a substituir o algodão pela cultura do amendoim. Diante da excelente produção deles, agricultores vizinhos logo seguiram o exemplo e, em 1917, o condado obteve a maior safra de amendoim do país.
Com o cultivo do amendoim tendo provado ser mais rentável do que o algodão, em 1919, outro empresário, Roscoe Fleming, propôs a criação de uma estátua dedicada à praga "que tinha sido um arauto da prosperidade". E uma estátua clássica, de 1.800 dólares, foi encomendada a um escultor italiano. Trinta anos depois, a imagem ampliada de um bicudo foi acrescentada no topo da estátua. Nada poderia ser mais explícito.
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif