do blog de Leila Cordeiro
BANQUEIROS DESONESTOS


Os principais bancos americanos mascararam seus níveis de risco nos últimos cinco trimestres para enganar investidores. Informaram números em seus balanços que não correspondiam à verdade em relação ao seu nível de endividamento. A denúncia é do The Wall Street Journal com base em dados do Federal Reserve de Nova Iorque.

A estratégia consistia em publicar números de endividamento quase 50% abaixo do real no início de cada trimestre e aumentá-los no decorrer do período. O jornal aponta dezoito entidades que usaram essa estratégia, entre as quais Goldman Sachs Group, Morgan Stanley, JP Morgan Chase, Bank of America y Citigroup.

“Essa prática, ainda que legal, pode oferecer aos investidores uma visão distorcida do nível de risco que as entidades financeiras assumem durante a maior parte do tempo”, afirma o WSJ. O endividamente excessivo dos bancos foi uma das causas da crise financeira que provocou a quebra do Bear Steams e do Lehman Brothers.

Este último, as investigações descobriram, usava uma pequena firma fantasma como uma espécie de biombo para esconder investimentos problemáticos que não eram detectados em seu balanço.

Como se vê, banqueiro é igual em qualquer lugar do mundo

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço