" BOLETIM DE OCORRÊNCIA " Internet 102 delegacias do estado estarão inseridas no programa Na Hora Marcada

 

Boletim de ocorrência

Programa permite registros antecipados na Internet; alguns dispensam até ida a delegacia

POR Vania Cunha

Rio - Além do transtorno de perder a carteira com documentos e cartões bancários durante ensaio de escola de samba, o diretor de teatro Délcio Marinho, de 48 anos, ainda teve que enfrentar a espera numa delegacia para fazer o boletim de ocorrência.  Mas o registro deste e de outros casos já podem ser feitos pela Internet  102 delegacias do estado estarão inseridas no programa Na Hora Marcada.

O sistema desenvolvido pela Polícia Civil é uma expansão e aprimoramento do programa Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic), que funciona em 15 delegacias da capital e de Niterói. Agora, moradores de qualquer localidade poderão pré-agendar seus registros, sem precisar ir à delegacia. Nas unidades, policiais treinados para atender o programa Na Hora Marcada vão monitorar os registros, avaliando se há necessidade de complementar as informações passadas pelo cidadão.

Délcio Marinho enfrentou longa espera em delegacia, sem saber do site | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Délcio Marinho enfrentou longa espera em delegacia
Foto: Alexandre Brum  Agência O Dia

O programa recebe dados da vítima e da ocorrência, e envia para o e-mail cadastrado data e horário para ir à unidade policial mais próxima. Lá, será recebida por um policial para finalizar o registro com mais detalhes, corrigir informações e pegar a cópia do procedimento, sem precisar esperar pelo atendimento em filas. Em alguns casos, a pessoa pode imprimir o registro final em casa.

“Com este projeto, a Polícia Civil pretende dar mais dinâmica e celeridade ao atendimento nas delegacias do Rio”, afirmou a chefe da instituição, delegada Martha Rocha.

Para Délcio, a ferramenta evitaria que alterasse sua rotina para registrar a perda de pertences. “A tecnologia é uma revolução e temos que tirar o melhor proveito possível dela. Qualquer iniciativa que facilite a vida do cidadão é bem-vinda. Sem contar que ajuda muito quem tem dificuldades para ir à uma delegacia, como deficientes e idosos, por exemplo”, disse.

‘Liberados’ para investigar

De acordo com o delegado André Drummond, diretor do Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT), o programa também resolve outro problema da instituição: libera um número maior de policiais da confecção do registro para a investigação dos casos.

“A facilidade para a população é grande, porque o atendimento passará de horas para minutos. Mas também ganhamos muito em produtividade policial, o efetivo aumenta. Liberamos o efetivo para que faça o que realmente é imprescindível nas delegacias: investigar”.
André Drummond já trabalha em um desdobramento do projeto, um estudo para implantar máquinas de autoatendimento das delegacias em alguns pontos da cidade.

Nos próximos dois meses, 38 delegacias receberão o programa, e os agentes serão treinados para utilizar o sistema. O restante será implantado semanalmente em grupos de delegacias

O programa registra todo o tipo de ocorrência policial com exceção de roubos de carros e homicídios —, além de denúncias de irregularidades nos bairros. O site é: https://dedic.pcivil.rj.gov.br/principal.aspx

Exibições: 108

Comentário de Delcio Marinho em 14 julho 2012 às 15:03

Comentário de Delcio Marinho em 4 agosto 2012 às 0:26

23001 DELCIO MARINHO GONÇALVES VEREADOR PPS RIO GABINETE COMPARTILHADO COM A POPULAÇÃO TRABALHO DECENTE SERIEDADE e COMPETÊNCIA em Realizar e Promover Eventos Importantes na cidade do RIO DE JANEIRO dinamizando a relação entre Produção Cultural e Mercado de Trabalho, Artista e Comunidade, ARTE e SOCIEDADE Profissional de Artes Cênicas. Produziu pelo SATED RJ os projetos OS ANOS DO SILÊNCIO ( ciclo de Espetáculos Censurados 1964/1980 ) e ESPAÇO LIVRE, na Proteção das Casas de Espetáculos que oferecem à cidade o reconhecimento Internacional de seu Título de Orgulho “ RIO CAPITAL CULTURAL ” Delcio Marinho Gonçalves, sobrinho neto de ASTROJILDO PEREIRA ( Fundador do PCB ) Retoma as Ações da Frente Cultural do PARTIDO POPULAR SOCIALISTA
Foto
Participação e Controle no Mandato de Delcio Marinho Gonçalves Vereador PPS RIO 23001 Um Compromisso Democrático e Republicano em tempos de Redes Sociais
Alertas do Google Youtube EDUARDO PAES 15 #TransOlímpica #TransCarioca #TransOeste TUDO TRANSPARENTE
Seja bem-vindo ao Comitê Central CULTURAL
obrigado 23001 Delcio Marinho Gonçalves Candidato a Vereador na Cidade do RIO DE JANEIRO

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço