Brasil é 21ª no ranking de energia renovável, diz estudo

DAYANA AQUINO
Da Redação - ADV


Embora esteja investindo em expansão do uso de biocombustíveis e conte com mais de 80% de sua matriz energética baseada na hidroeletricidade, o Brasil ocupa a 21ª posição no ranking dos países com melhor estratégia para energia renovável. Os EUA lideram a lista, seguidos por Alemanha e China.

O dado é de levantamento realizado pela consultoria Ernest & Young nos cinco primeiros meses de 2009. O estudo levou em consideração a atual infraestrutura de energia renovável de cada país e as suas estratégias futuras. Foi elaborado um plano de pontuação em relação ao dano que cada modalidade de geração de energia acarreta ao meio ambiente.

No ranking intermediário, devido sua estratégia de desenvolvimento a energia eólica no curto prazo, o Brasil ficou com a 15ª posição, mas perdeu pontos na geração de energia com a combustão de biomassa. Mesmo sem políticas específicas para incentivar a energia solar, o país conta com clima favorável para essa modalidade, o que garantiu o 13º lugar nessa modalidade de geração.

O fato de países que demandam a maior parte da energia consumida no mundo, China e EUA, apresentarem colocação melhor, se deve a metodologia adotada para realizar o levantamento. Justamente por serem grandes consumidores de energia, verificaram a necessidade de ampliar a geração a partir de fontes alternativas.

Veja aqui a íntegra do estudo, aqui.

Exibições: 80

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço