Por Esther Lucio Bittencourt

Área do Geoparque de Caxambu
Foi divulgado ontem, pelo Prefeito Municipal de Caxambu, Luiz Carlos Pinto, o decreto de número 1768, de 18 de janeiro de 2012, que dispõe sobre a criação do Geoparque Cidade das Águas de Caxambu. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilberto Rossi, com a supervisão e coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e apoio de Pesquisadores e do Superintendente do Instituto, Carlos Fernando Andrade, elaborou o "PROJETO DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CAXAMBU" cumprindo as exigências da UNESCO para que ele receba o selo de reconhecimento PATRIMÔNIO HIDROMINERAL CARBOGASOSO DA HUMANIDADE.
Informa o Secretário de  Meio Ambiente de Caxambu, Gilberto Rossi, que "participaram do processo de criação do|Geoparque além do IPHAN, a  CODEMIG, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e o Deputado Reginaldo Lopes. A necessidade da criação de Geoparques foi idealizada pela UNESCO durante a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92, realizada no Rio de Janeiro e, com a chegada do Consórcio das Universidades Mineiras aqui na cidade, também um acontecimento pioneiro no Brasil, um novo modelo de desenvolvimento será implantado no município.
As áreas definidas para a implantação das unidades de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e Unidades de conservação da Natureza situam-se a montante do Parque das Águas em Caxambu – MG. São quatro as áreas pretendidas:
 Represa do Jacaré. Situada nas coordenadas geográficas Latitude 21°59'44.42" S e Longitude 44°57'33.07" O;   Parque das Águas. Situado nas coordenadas geográficas Latitude- 21°59'4.49" S e Longitude- 44°56'20.01" O;   Morro Caxambu. Situado nas coordenadas geográficas Latitude 21°58'48.72" S e Longitude 21°58'48.72" S; Parque Ecológico de Caxambu. Situado nas coordenadas geográficas Latitude 21°59'8.34" S e Longitude 44°56'35.16" O.
Ocorrem diversos cursos d’água na região das áreas, sendo o contribuinte principal da lagoa do Parque das Águas o Ribeirão Bengo pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Vede e Sub-bacia Hidrográfica do Rio Baependi. A área de recarga das fontes de água mineral do Parque é o Morro Caxambu."
PROJETO DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CAXAMBU – MG

Em sua introdução podemos ler que

DECRETO DE CRIAÇÃO DO GEOPARQUE CAMINHO DAS ÁGUAS

Exibições: 152

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço