Vejam que iniciativa interessante:
As crianças da comunidade da Quixabeira, em São Gabriel (BA), pequena cidade a 480 km de Salvador, ganham, neste sábado, um quintal público para brincadeiras e contato com a natureza.
O que antes era um espaço ocioso da prefeitura de São Gabriel vira agora uma grande área para meninos e meninas brincarem de corda e pião, para a brincadeira das cinco pedrinhas, brinquedos cantados, parlendas e cantilenas, histórias, cantigas e tantas outras invenções da infância, realizadas ao ar livre.
Espirais com pedras demarcam o espaço para que as próprias crianças plantem árvores que possam gerar sombra, flores e frutos e, assim, embelezar o lugar onde elas vão brincar.
- Quando a comunidade oferece um espaço aberto para as crianças brincarem e se envolve, se empenha na construção desse espaço com as crianças, com certeza se constrói algo mais carinhoso em torno daquilo, em torno da infância - conta Gandhy Piorsky, educador social.
A expectativa é que o Quintal das Crianças seja adotado pelas prefeituras e vire política pública
A criação do quintal é uma iniciativa inédita da Rede Ser-tão Brasil, uma rede de organizações da sociedade civil, cujo denominador comum é a valorização da criatividade, das culturas tradicionais locais e de formas solidárias de sobrevivência.
A proposta prevê a ocupação de espaços públicos ociosos com ações e equipamentos voltados para o público infantil. O ritual de criação do Quintal acontece durante o VI Encontro Ser-tão Brasil nos dias 21 e 22 de novembro.
A metodologia do Encontro Ser-tão Brasil prevê a realização de oficinas diversas ligadas à cultura da infância e ao meio ambiente, para preparar a comunidade anfitriã como cuidadora do Quintal.
O Encontro Ser-Tão Brasil acontece desde 2003 e transforma as pequenas cidades da Bahia
O contato com a natureza é, talvez, o que marca a diferença dessa proposta em relação a outros equipamentos urbanos voltados para a criançada, como praças e parquinhos.
Todo o desenho do Quintal é baseado em técnicas de permacultura: uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma “cultura permanente”, sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.
Beth Vieira, gestora da ONG CRIA e membro da coordenação geral do Encontro Ser-Tão Brasil, reforça essa perspectiva. “A natureza é a casa da criança”, afirma.
- Vamos ocupar um espaço público que estava ocioso e dar sentido a esse espaço. Criar um lugar de brincadeiras, de plantar… Um lugar para que as crianças desenvolvam seus brinquedos de forma espontânea e em ligação com a Natureza - opina Beth Vieira.
A educadora sócio-ambiental e pesquisadora associada do Instituto de Permacultura da Bahia, Dalvaci Santiago, explica a importância do Quintal como experiência que valoriza a identidade cultural e o cuidado com o ambiente.
- Em toda comunidade as brincadeiras tradicionais tem em si toda a memória, a filosofia das culturas nativas. A gente perdeu a referência do quintal como o lugar da brincadeira, de contato com terra, bicho, planta e água - argumenta Santiago.
A abertura oficial do Ser-Tão aconteceu nesta sexta-feira (20/11)
A proposta da Rede Ser-tão Brasil é que essa experiência seja incorporada à cidade como uma política pública. “A prefeitura já se apropriou disso e está assumindo como uma proposta da cidade, com apoio da Fundação Culturarte que é o ponto de cultura local”, diz Beth Vieira.
- Temos aqui em São Gabriel artistas e educadores de 16 municípios baianos e de 12 bairros de Salvador que poderão levar para as suas localidades essa idéia e o jeito de implementá-la. Logo na entrada do Quintal, um portal cujas hastes laterais são duas amendoeiras anuncia e convida: Aqui começa o mundo novo! - destaca a coordenadora.
A Rede Ser-Tão Brasil realiza os encontros homônimos desde 2003. Foram realizados cinco Encontros até 2007, quando o evento passou a ser bianual.
Cada edição traz um lema, construído coletivamente para expressar o “jeito” de cada cidade sertaneja, suas músicas, as riquezas do local e a sabedoria dos mestres populares.
Este ano, o lema do sexto Encontro Ser-Tão Brasil é “Tecendo e Trançando Quintais”, que convoca a um olhar mais cuidadoso para as artes sertanejas.
(por Iuri Rubim, do Blog das Ruas, via Terra Magazine)
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif