Crise é oportunidade para setor energético

DAYANA AQUINO
Da Redação - ADV


Os impactos da crise financeira internacional na demanda por energia pode ser uma oportunidade de solucionar gargalos e reorganizar a matriz energética brasileira. A conclusão é do estudo "Crise Financeira, Energia e Sustentabilidade no Brasil", realizado pela Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com as análises, a crise financeira provocou uma retração na demanda por energia, tornando o momento atual ideal para realizar reestruturações. A proposta é reorganizar a matriz energética em bases sólidas e sustentáveis, o que deverá trazer maior eficiência e descentralização na produção de energia.

O estudo mostra dados de avanço do consumo de energia elétrica ao longo dos anos. Nos países desenvolvidos, entre 2003 e 2005, o ganho com eficiência energética chegou a 58%. De acordo com o levantamento, o resultado foi alcançado com a determinação, por lei, do consumo máximo de energia dos equipamentos das residências, comércio e indústria.

Nos países em desenvolvimento, segundo o documento, para otimizar a rede de energia é preciso mais do que eficiência energética, porque em muitos casos os serviços finais, como iluminação, ainda são insuficientes, o que necessita de uma maior demanda de energia para ser solucionado. Por outro lado, ao ampliar a produção de energia para complementação desses serviços, há um espaço favorável para a descentralização da produção de energia através das energias renováveis. O reajuste também traria ganhos sociais e ambientais, como redução da emissão e maior geração de empregos.

Faça o download do estudo aqui.

Leia abaixo o estudo na íntegra

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço