DILMA CONTINUA SENDO ESPIONADA PELOS EUA - UM DESABAFO!

Acompanhando atentamente o noticiário político desde os meus 18 anos de idade, ainda me surpreendo com a forma desavergonhada como os poderosos manipulam a opinião pública nestes tristes trópicos.

Quando o Fantástico revelou que a presidenta Dilma Rousseff estava sendo espionada pelos EUA em 2013, houve todo aquele alvoroço e ela, para simular uma independência da qual o PT abdicara desde o infame pacto com o capital firmado em 2002 ("deixe-me fingir que exerço o poder político e eu nada farei que desagrade ao poder econômico"), foi chorar as pitangas na ONU, o muro de lamentações ao qual recorrem os impotentes famosos da política.

A delegação dos EUA, em evidente atitude de deboche, não deixou ninguém de alto escalão para escutar a arenga da Dilma. Mas, tal ridicularia foi vendida ao povo brasileiro como um digno desagravo. Me engana que eu gosto. 

Há dois meses, The New York Times confirmou que, como era de se esperar, a Dilma continuava na lista dos dirigentes espionáveis. Desta vez a TV deixou barato e tanto as hostes governistas quanto as oposicionistas evitaram destacar uma notícia que causaria mal-estar nas relações entre Brasil e EUA. Umas porque colocam as conveniências políticas acima de quaisquer princípios; outras porque colocam os negócios acima de quaisquer princípios.

A dignidade nacional ultrajada não conta, nem nunca contará para essa gente sórdida. Mas, se dos vassalos do capital nunca esperamos nada além da amoralidade costumeira, do partido que ajudamos a forjar esperávamos reação bem diferente.

É melancólico constatar que, para o PT, hoje tanto dá engolir o sapo gigantesco que os EUA lhe estão enfiando goela adentro quanto delegar a gestão econômica a um Chicago Boy depois de passar décadas discursando contra o neoliberalismo.

Exibições: 146

Comentário de Nena Noschese em 4 abril 2015 às 12:50

O Prof. Plínio de Arruda Sampaio, homem de dignidade impávida e de posição socialista inconteste , deve mesmo ter dito estas palavras , mas pensando bem  já são mais de 20 milhões de brasileiros que saíram da linha da pobreza e ISSO ,vale o desgaste.

Comentário de Celso Lungaretti em 4 abril 2015 às 17:05

Nena,

não acredite cegamente no blablablá ufanista. O Brasil considera que vive em pobreza extrema quem não ganha nem 77 reais por mês, e em situação de pobreza quem não alcança sequer R$ 154. Isso para mim mais parece gasto mensal com prisioneiro de campo de concentração nazista...

E o pior é que os programas sociais que tornaram menos dantesca a situação passarão por sérios problemas durante a grande recessão na qual estamos ingressando. No mínimo, serão desacelerados.

Então, o Plínio tinha TODA razão: não valeu a pena lançar tamanho descrédito sobre nossos ideais em troca de tão pouco. Depois que o PT sair do poder, levaremos pelo menos uma década para reabilitarmos a imagem da esquerda.  

Abs.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço