duas associações essenciais e a falta de anúncios inéditos no primeiro pronunciamento à nação da Presidenta

 As associações essenciais ficam por conta: uma estabelecendo forte vínculo entre sair da miséria e educar-se, a nível individual e coletivo. A outra, educação no Brasil e acesso à internet como fonte de conhecimento. Ambas associações imprescindíveis e urgentes.

 Mas, gostei mais quando, ao ser empossada, a Presidenta falou em educação alinhada a necessária retomada da autoridade do professor. Consequente seria agora lançar a política de tornar o professor brasileiro digno de exercer sua autoridade, com programas imediatos e abrangentes de formação competentemente técnica, e valorização da profissão mediante salário decente.

 Até eu, uma velha professora aposentada, sei que em 4 anos poder-se-ia "derramar no país" milhares de professores competentemente formados para o ensino de primeiro grau, se organizados cursos de formação de professores em escolas técnicas, uma efetiva chamada à profissão, com os recursos do Pronatec, garantindo remuneração equiparada a técnico, e que isso chamaria a atenção dos adolescentes com vontade de estudar e trabalhar.

 Até uma velha professora aposentada como eu sabe que o melhor estímulo para os super estressados, desiludidos e por vezes inoperantes professores em atividade nas escolas seria agora, imediatamente, garantir um patamar de salários condizentes, em todos os municípios do Brasil, ou seja, não só piso do magistério, já assegurado por lei, mas plano de carreira e incentivos mometários significativos.

Dilma poderia ter esperado mais um pouquinho para falar à nação sobre educação, ou seja, quando além das iniciativas do governo, que já eram do conhecimento público, e ela endossou em discurso, pudesse também anunciar coisas inéditas que até uma velha professora sabe que o país precisa já.

 

 

Exibições: 34

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço