O escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo humano. Pode acontecer por diversos agentes, dentre eles por motores de barcos. Nesta situação, o acidente ocorre quando a vítima (do sexo feminino, geralmente), ao se aproximar do motor, tem seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo. A forte e ininterrupta rotação do motor faz enrolar os cabelos em torno do eixo, arrancando inexoravelmente todo ou parte do escalpo da vítima, inclusive orelhas, sobrancelhas e, por vezes, uma grande parte da pele do rosto e do pescoço, levando a deformações graves e até à morte.
É um problema recorrente na Amazônia brasileira. No período de 1974-75, em que trabalhei em Benjamin Constant - AM, no Alto Solimões, eu ouvia de colegas médicos formados em Manaus os relatos de tais acidentes e de como eram frequentes. Apesar de evitáveis (pela cobertura das partes móveis dos motores de barcos), esses acidentes continuam a acontecer, o que é extremamente lamentável.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento é 28 de agosto (hoje), conforme a Lei 12.199, sancionada a 14/01/10.

Publicado em Acta Pulmonale

Exibições: 53

Comentário de Carla Simone em 28 agosto 2010 às 23:49
Gostos dos seus posts pois eles sempre aumentam meus conhecimentos. Garanto que em meu trabalho ninguem detem informação tão utíl ,pois, hoje pode decapitar escalpelar, jamais! E olha que tive vontade de escalpelar uns e outros hoje.
Comentário de Paulo Gurgel Carlos da Silva em 29 agosto 2010 às 11:27
Agora é preciso que os proprietários dos barcos (que têm o conhecimento) passem à ação. E que, até lá e por via das dúvidas, as mulheres da região usem cabelos curtos.
Tenha um bom domingo, Carla.
Comentário de Carla Simone em 29 agosto 2010 às 14:05
È a grandeza do Brasil, realidades tão diferentes que muitas vezes nem parecem reais.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço