Estudo aponta principais vantagens da energia solar

VIVIANE MAIA
Da Redação - ADV


A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre esses, destacam-se os efeitos termoelétrico e fotovoltaico. O primeiro caracteriza-se pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas. No segundo, os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares.

Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. No Brasil, o primeiro é mais encontrado nas regiões Sul e Sudeste, devido a características climáticas, e o segundo, nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.

Este documento, produzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem como objetivo esclarecer como funciona e quais são as vantagens da utilização da energia solar e salienta que quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – também são formas indiretas de energia solar.

Exibições: 501

Comentário de Tavynho Bonfa em 13 abril 2009 às 0:18
Tecnologia de captação Solar X Armazenamento
Prezada Viviane,
Parabéns pelas publicações!
A música sempre foi o meu foco natural mas me graduei em Comunicação Social, e acompanho os avanços tecnológicos desde antes do tempo acadêmico. Meu professor de Química Inorgânica nos tempos de vestibular foi o nosso compositor Ivan Lins... pode imaginar... claro, também tocávamos juntos... Acompanhei o aparecimento do Nitinol (pára mim, o mais extraordinário até hoje), da Fibra òtica e da transmissão de dados no tempo de suas descobertas. Introdutóriamente: Sou um veterano da música e da comunicação social. Minha biografia está aqui sintetizada: http://tavynhobonfa.blogspot.com/ Tinha muitas perguntas que foram respondidas pelo Zeitgeist Movement e pelo Projeto Venus. Concordo que a informação é o primeiro passo para todos tomarem parte de uma mudança social eminente. Os Sr(a)s. Jacque Fresco, Roxanne Meadows e Peter Joseph estão trabalhando para orientar o Movimento Zeitgeist (espírito do Tempo em alemão)- É preciso acompanhá-los nas entrevistas. Aqui os Links estudados:
I
http://video.google.com/videoplay?docid=-2282183016528882906
II
http://www.zeitgeistmovie.com/add_portug.htm
III O autor explica o Movimento Zeitgeist
http://dotsub.com/view/a34fba0d-4016-4807-b255-021b58dbc9a4
Aqui a minha questão: Tecnologia de captação Solar X Armazenamento - Fiquei surpreso quando visitei a empresa EBX e recebi de um técnico engenheiro conceituado, a seguinte informação sobre o sistema de captação solar proveniente de paineis solares: A tecnologia de captação está algo avançada mas o armazenamento está por demais atrasado - A bateria de caminhão está servindo para o armazenamento de eletricidade. Tem duração de dois anos ou algo assim. Então, por favor, gostaria de saber se existe algo de novo neste ponto, pois, a sustentabilidade nessa área é crucial. Não se pode sómente contar com o uso imediato da energia captada em dia - e à noite, como ficamos? Grato pela atenção. Abs. Tavynho - bonfastudio@gmail.com

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço