Existe certa má vontade da grande mídia com o Movimento Estudantil. Repórteres que nunca tiveram qualquer relação e pouco conhecem sobre o Movimento, simplesmente são destacados para escrever matérias e apresentam sua opinião como fatos verdadeiros e incontestáveis.

O 51º Congresso da UNE é um mega-evento que reuniu 10 mil estudantes de todo o Brasil para definir os rumos de uma entidade com mais de 70 anos e que esteve envolvida nos principais acontecimentos da história do Brasil. Foi solenemente ignorado pela imprensa: praticamente nenhuma matéria foi escrita para descrever a pauta do evento, seus debates educacionais, as bandeiras de luta da UNE em defesa dos estudantes etc. As poucas matérias sobre o Congresso da UNE foram para criticá-lo e dizer que a entidade é governista e ligada ao Governo Federal. Depois do Congresso, misteriosamente choveram reportagens sobre a UNE, quase todas negativas.

Se a imprensa dá pouca atenção ao Congresso da UNE, em geral sequer lembra-se da existência das eleições para o DCE da USP. Curiosamente essa semana um determinado jornal publicou matéria de meia-página com direito a foto e tudo mais. Porém, em vez de abordar o processo eleitoral como um todo, a reportagem era praticamente uma peça publicitária em apoio a uma das chapas concorrentes, exatamente a que se dizia descaradamente contra a greve dos professores e funcionários.

Ainda na semana passada, foi publicada uma matéria sobre a eleição do DCE da UFRGS, que foi vencida pela chapa de Direita ligada ao PSDB. Esse repentino interesse da imprensa paulista sobre o Movimento Estudantil gaúcho é bastante suspeito, ainda mais considerando que nunca publica matérias sobre manifestações estudantis contra a governadora tucana Yeda Cruzius.

No daí 17 de novembro, na capa de todos os jornais do Brasil foi publicada foto em que um grupo de parlamentares visita Cesare Battisti. Na foto junto com o grupo está André Vitral, o Diretor de Comunicação da UNE, mas que não é citado em absolutamente nenhuma legenda. Ou seja, a UNE é ignorada até mesmo quando sai na foto de capa dos jornais!


Diante disso, não deve ser sequer levada à sério a matéria de capa de domingo (29/11) do Estadão, atacando e acusando a UNE. Obviamente, as demais matérias sobre Movimento Estudantil só foram publicadas durante essa semana eram uma preparação para o ataque no domingo. É o PIG* em ação!

* Partido da Imprensa Golpista, segundo Paulo Henrique Amorim.

**********

De São Paulo-SP.

FOTO: José Cruz/ABr

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço