DAYANA AQUINO*
Da Redação - ADVUma nova forma de geração de energia pode ter sido descoberta por pesquisadores americanos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O fenômeno, inédito, permite que ondas de energia sejam produzidas por nanotubos de carbono. O estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature Materials.
A lógica segue o movimento pelas ondas. Detritos jogados no mar viajam pelo oceano até chegar á praia. O pulso de calor – onda térmica – passa pelo minúsculo fio de carbono, carregando eletros que formam a corrente elétrica.
“O fenômeno das ondas de termoforça abre uma nova área na pesquisa de energia, o que é algo muito raro”, disse Michael Strano, professor de engenharia química do MIT e um dos autores do estudo.
Pesquisa
Os nanotubos foram cobertos com uma camada de combustível altamente reativo, que produz calor conforme se decompõe. O estudo verificou que a onda térmica se movimentou rapidamente pela dimensão do nanotubo. O combustível foi inflamado em um dos lados do tubo por meio de laser.
O estudo pode ser visto na íntegra por assinantes aqui.
*Com Agência Fapesp
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif