Cecil Adams (*) responde:
Sim. Isso não é algo a ser colocado na peça central da próxima campanha publicitária, mas o fato é que o mel é feito a partir do néctar que as abelhas operárias regurgitam.
Regurgitar é uma maneira educada de se dizer vomitar.
As abelhas recolhem o néctar das flores e o armazenam em seus "estômagos de mel", separadamente de seus verdadeiros estômagos. No caminho de volta para a colmeia, elas secretam enzimas que começam a converter o néctar em mel. Uma vez na colmeia, as abelhas despejam o material diretamente nos favos. Em seguida, batem suas pequenas asas para ventilar a colmeia e evaporar o excesso de água que existe no mel. Finalmente, fecham os favos de mel com cera, pensando: ei, nós trabalhamos duro, mas pelo menos agora nós vamos poder fazer um lanche quando quisermos.
Tolinhas. Os humanos roubam o mel, embala-o em garrafas, e lá vai ele para os seus estômagos.
Eu sei o que você está pensando. Você deve estar pensando, meu Deus, que outros fatos divertidos você sabe sobre as abelhas?
Bem, na minha opinião, você nunca sabe o suficiente sobre a vida sexual de um inseto.
Você sabia que, proporcionalmente ao tamanho do corpo, os órgãos genitais de uma abelha zangão estão entre os maiores de qualquer animal na Terra?
O tamanho de seus equipamentos foi planejado para ser diretamente relacionado ao destino pós-coito do zangão, ou seja, a morte. Seus órgãos genitais estão contidos no abdômen e, presumivelmente, só saem do lugar com a finalidade de acasalamento. Mas saem mesmo. Pelo que entendi, a causa imediata da morte do zangão é que seus equipamentos são arrancados durante o ato.
Mais uma razão para termos cautela, rapazes, quando estivermos tateando no escuro.
Uma última coisa. Apesar de sua dedicação à causa, o zangão não é produzido como resultado de sexo. Pelo contrário, desenvolve-se a partir de um ovo não fertilizado. Ovos fertilizados se tornam abelhas operárias ou rainha e, por ser esta capaz da partenogênese, o abelhão não tem pai, só avô.
Você, que acha a sua família disfuncional, não ficou agora feliz em saber que não é uma abelha?


Is honey really bee vomit? In: The Straight Dope

(*) Cecil luta contra a ignorância desde 1973. Não esperava que fosse por tanto tempo.

Exibições: 2459

Comentário de Nena Noschese em 21 junho 2014 às 2:10

Sempre com novidades. Valeu a informação, não sou homem se fosse estaria preocupado rs.rs.rs

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço