Depois que o Papa Francisco costurou um acordo entre os EUA e Cuba, e omitiu uma opinião sincera, sensata, sobre os limites da indecência, porque o humor ou qualquer outra palavra que ultrapasse o limite da decência são recebidos com um sorriso amarelo, mas, da indecência acende-se o sorriso vermelho, a direita brasileira se assanhou com a possibilidade de perder discurso.

            Discurso, neste caso, é a existência do Grande Irmão, aquele que tudo observa e conduz, mantendo os adversários nas cordas com a mente assustada da população contra o inimigo externo.

            Caso não haja, cria-se. Portanto, para manter a população brasileira acuada, resistente aos apelos por liberdade de fato, com a justiça social e a igualdade, porque igualdade assusta aos mais abastados e às elites, e não são elites econômicas, mas elites que têm o poder de influenciar, principalmente através da mídia controlada por um grupo de famílias, que não veem a igualdade como uma coisa boa, porque é egoísta por natureza, o discurso religioso entrava como freio.

            Com o Papa Francisco se declarando em posição política clara, e contrapondo, até certo ponto, ao Papa João Paulo II, que arquitetou a queda do comunismo na sua Polônia, e por isso reverenciado pela direita – isso poucos perceberam -, a direita ficou barata tonta, sem o respaldo para os seus discursos racistas.

            É engraçado como, a longo prazo, essa direita nervosa está se aproximando das igrejas fundamentalistas. Um casamento bem possível, já que os seus discursos de terror vão acabar se encontrando lá no horizonte. E esta direita, corroborada pelos discursos religiosos raivosos e sem noção, representa o perigo político no futuro.

            A coisa boa é que, finalmente, o Vaticano está escolhendo claramente um lado, sem interpretações: igualdade, de fato.

Nilson Lattari@Nlattari

Exibições: 133

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço