Parlamento Jovem terá dois estudantes de Sorocaba

Segunda-feira, 02 de novembro de 2009 - 11:52

Alunos vão à Assembleia com projetos relacionados à educação
Pedro Guerra, Agência BOM DIA

Os alunos Liliane Cristina dos Santos, 17 anos, da escola estadual João Rodrigues Bueno, no Jardim Los Angeles e Lucas Andrade Pereira Santos, 18, da escola estadual Profa Rosemary de Mello Moreira Pereira, no Parque Vitória Régia foram eleitos ao Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa. Na quinta e sexta-feira eles participam de uma sessão especial.

Em 2007, Liliane já havia participado com o projeto que determinava que fosse colocado um livro na cesta básica dos trabalhadores. “Minha idéia agora é que seja criada a semana do ouvinte para alunos do 3º ano do ensino médio em cursos do ensino superior”. Ela disse que o objetivo é evitar que haja desistência do curso. “Quem participar terá a experiência de como é uma faculdade e tirar dúvidas sobre a profissão”, explicou.

Já Lucas quer seja criada nas escolas a disciplina de política. “Essas aulas seriam preferencialmente no 2º ou 3º ano do ensino médio.”

“É difícil o jovem se interessar por política”, conclui Lucas ao BOM DIA.

Foram apresentados 135 projetos
O professor de geografia Éder Proença disse que recebeu 135 projetos de alunos. “Foram 90 da escola Rosemary e 45 da João Rodrigues”, comentou ele.

O professor disse que houve uma avaliação da direção as escolas e também de alunos para saber qual projeto escrever. “Foi uma boa surpresa a escolha deles”.

O Parlamento Jovem Paulista foi instituído com objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão da democracia.

Deputados avaliam a participação
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) disse que Parlamento Jovem é uma medida interessante, pois possibilita o contato das crianças e adolescentes com um elemento fundante da cidadania, que é a política. “A participação da Liliane e do Lucas se insere neste quadro. É importante que possamos renovar os quadros da política, com ou sem mandato” disse Hamilton.

Já a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) entende que o Parlamento Jovem vai além de proporcionar uma vivência do processo legislativo e de participação política. “Dá voz aos jovens. Muitos deles, aliás, tem demonstrado que não são alienados quando o assunto é política. É até mesmo, preparação para futuros (e bons) políticos para nossa cidade e Estado”, falou ela.

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) lembrou que começou a militância no movimento estudantil e considera esta experiência muito importante para que os jovens se envolvam no processo político. “A Liliane e o Lucas estão de parabéns não só por terem sido selecionados, mas em especial por se interessarem em participar da vida política”, comentou Raul Marcelo. - http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/2179/Parlamento+Jove...

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2022   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço