PEIXE, MÔNICA , MARCELO VEIGA ABRILHANTAM NOSSO SEMINÁRIO NACIONAL DE CULTURA PARAHYBANO

Eliane de Castro - Presidente do IPHAN PARAHYBA

Neste dia 20 de agosto 2009, abertura do encontro em João Pessoa, na paraíba, do nono e último Seminário do Sistema Nacional de Cultura na Região Nordeste

Mais de 200 convidados dentre autoridades, membros de conselhos do estado e dos municípios, além de gestores públicos e privados de Cultura, participaram .

Durante o evento, o pernambucano Oliveira de Panelas encantou os presentes com os seus versos.
Em seu discurso, o coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e do SNC, João Roberto Peixe, explicou o objetivo do evento: “Queremos democratizar, socializar as informações para construirmos um sistema que só dará certo se for feito de forma cooperada, com todos os governos estaduais e, especialmente, os municipais”.

“Creio que se criarmos o SNC, o município conseguirá se conectar à Nação. Quando o sistema estiver implantado, tudo será muito mais fácil”, assinalou o presidente da Fundação Cultural de João Pessoa, Chico César. Para a secretária executiva de Educação e Cultura, professora Emília Freire, “esse seminário é exatamente o momento que propicia a articulação entre municípios, estados e União”. Ela considera que “esse momento é impar na história da cultura paraibana”.

O Seminário em João Pessoa segue até sexta-feira, 21 de agosto, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba. As atividades contarão com a participação da coordenadora de Ações do Programa Mais Cultura, Mônica Monteiro; do coordenador de Economia da Cultura, Felipe de Oliveira Ribeiro; e do coordenador do Conselho Nacional de Política Cultural, Marcelo Veiga.

Nas oficinas, os palestrantes informarão propostas do MinC, experiências exitosas e casos práticos das políticas que buscam atender os princípios do SNC. Essas informações darão subsídios aos gestores e membros dos conselhos de cultura para implantarem, nos seus respectivos municípios e no estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC. Para Peixe, “os seminários trarão fortalecimento institucional, diálogo com gestores públicos estaduais, municipais e membros dos conselhos de cultura”.

Também estarão presentes o secretário de Educação e presidente do Conselho Estadual, Francisco de Sales Gaudêncio; a presidente da Fundação Casa de José Américo e conselheira estadual de Cultura, Letícia Maia; a superintendente do Iphan, Eliane de Castro; o presidente Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Maurício Buriti; e a presidente do Fórum do Cariri, Alice Monteiro.

Seminários do SNC - Até o fim do mês de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, serão promovidos encontros para apresentar a proposta de estruturação do SNC aos setores públicos e à sociedade civil. Já foram realizados seminários em todas as capitais do Nordeste: Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, Teresina, Aracaju, São Luís e Paraíba. O próximo evento será o primeiro da região Sudeste, no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de agosto.

Exibições: 115

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço