Por que será que eu sinto uma estranha satisfação quando ouço notícias de que o PIB estacionou ou baixou, deixando de corresponder às expectativas? Será pelo fato de que desenvolvimento econômico ilimitado e sem controle significa um aumento progressivo da destruição do planeta até que ele venha a se exaurir completamente e não comporte mais a vida animal e vegetal em sua face?

Aqueles que se utilizam de informações de estagnação da economia para atingir este ou aquele governo, ou que ficam clamando por crescimento material sem limites e a qualquer preço, demonstram que estão de olhos bem abertos para o presente mas que os mantêm fechados quando se trata de vislumbrar o futuro. Esquecem que a vida não se restringe às suas próprias existências e que existem gerações futuras para as quais o meio ambiente deverá ser preservado de modo a lhes proporcionar a continuidade da vida.

Já existe muita riqueza acumulada em poder de uns poucos. O que precisamos fazer é exigir que eles redistribuam estes bens ao invés de embarcarmos nesta canoa furada de ficarmos exigindo aumento do PIB e continuarmos cultuando este modelo baseado na exploração insana e irresponsável da natureza. Já está passando da hora de escutarmos os gritos de agonia da Mãe-Terra.

Jorge André Irion Jobim

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço