Plano Nacional de Educação – 20 metas pra mudar o Brasil

http://leonardoquintao1500.com.br/plano-nacional-de-educacao-20-met...

Plano Nacional de Educação – 20 metas pra mudar o Brasil

Há sete anos lecionando Química para alunos do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte, a professora Daniela Freitas sabe muito bem quais são os desafios do ensino. O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara dos Deputados, estipula 20 novas metas que têm o objetivo de melhorar a educação no Brasil.

INOVAÇÃO DA PROPOSTA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A principal inovação da proposta será a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação no Brasil. Nos próximos dez anos, os investimentos nas principais áreas da educação deverão saltar de R$138,7 bilhões para R$228,35 bilhões. Esses recursos deverão ser direcionados principalmente para a ampliação de matrículas e melhoria da qualidade do ensino em creches; pré-escolas; ensinos fundamental, médio e superior; educação especial; ensino em tempo integral; ensino de jovens e adultos; e educação profissional.

O deputado federal Leonardo Quintão participou da votação do Plano Nacional de Educação e acredita que o País viverá, nos próximos anos, importantes desafios na área da educação. “A votação do PNE é uma grande conquista para a educação pública, para os alunos, para os professores e milhares de trabalhadores da educação”, disse. E acrescentou: “São 20 diretrizes que abrangem todos os setores da educação e que temos a certeza de que vão melhorar muito a educação no Brasil”.

Para a professora Daniela, o cumprimento das metas do PNE, aliado à valorização e capacitação dos professores, contribuirá para a melhoria dos índices educacionais. Ela conta que na sua sala, por exemplo, existe um aluno portador de deficiência visual, porém, nunca recebeu nenhum treinamento, muito mesmo recurso didático específico para dar aula para este aluno. “Hoje, o aluno estar na escola não é sinal de aprendizagem. As salas estão sempre cheias, e são poucos os que querem estudar. Espero que esse novo Plano de Educação possa trazer uma nova realidade para as nossas escolas”, explicou.

CONHEÇA AS 20 METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Até 2016, todas as crianças de 4 a 5 anos de idade devem estar matriculadas na pré-escola. A meta estabelece, também, a oferta de Educação Infantil em creches deve ser ampliada de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE.

ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Até o último ano de vigência do PNE, t oda a população de 6 a 14 anos deve ser matriculada no Ensino Fundamental de 9 anos, e pelo menos 95% dos alunos devem concluir essa etapa na idade recomendada.

Ensino Médio

Até 2016, o atendimento escolar deve ser universalizado para toda a população de 15 a 17 anos. A meta é também elevar, até o final da vigência do PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.

Educação Especial/Inclusiva

Toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ter acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, de preferência na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, segundo dados de 2012, a porcentagem de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em leitura é de 44,5%. Em escrita, 30,1% delas estão aptas, e apenas 33,3% têm aprendizagem adequada em matemática.

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

Até o fim da vigência do PNE, oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica.

APRENDIZADO ADEQUADO NA IDADE CERTA

Estimular a qualidade da educação básica em todas etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb:

Exibições: 150

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço