Os Quatro Ases e Um Curinga foram um conjunto vocal e instrumental brasileiro, formado no Rio de Janeiro. Ao lado dos Anjos do Inferno, foram o conjunto de maior sucesso na dita "era de ouro" do rádio brasileiro, principalmente nos anos 1940.
Seus integrantes eram todos da cidade de Fortaleza: Evenor de Pontes Medeiros, nascido em 1915, violonista e compositor; José de Pontes Medeiros, nascido em 1921, violonista e cantor; Permínio de Pontes Medeiros, gaitista e cantor; André Batista Vieira, o Coringa, nascido em 1920, pandeirista, cantor e compositor e Esdras Falcão Guimarães, o Pijuca, nascido em 1921.
Em 1952, o pandeirista André Batista Vieira foi substituído por Jorginho do Pandeiro, que viria a integrar depois o Conjunto Época de Ouro, sendo depois substituído por Nilo.
No final da década de 1950, Nilo foi substituído por Miltinho, pandeirista e vocalista, que também integrara os Anjos do Inferno e depois faria sucesso como cantor.
No carnaval de 1946, o grupo fez sucesso com o samba "Na Baixa do sapateiro", de Ary Barroso e com "Baião", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, que deu ensejo ao lançamento do novo ritmo no Rio de Janeiro, que se tornaria uma verdadeira febre nos anos seguintes: o baião.
Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
clique aqui
Compositores: Evenor Pontes e Luiz Assunção. " Uma rancheira linda, que minha mãe me ensinou. Acho que a única regravação foi nos anos 70, com o pessoal do Ceará" Luis Nassif
clique aqui
Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil
Baião (1946)
Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga
O Dinheiro que Ganho
Assis Valente
Terra Seca
Ary Barroso
Cabelos Brancos
Composição de Herivelto Martins e sucesso com o grupo em 1949
.
Boneca de pano
Assis Valente
Onde Estão os Tamborins
Pedro Caetano
Obrigado pela visita Laura.
Sua opinião é muito importante. Bela foto você trouxe.
Comentar
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif