Considerando o tamanho CONTINENTAL do riquíssimo Estado do Pará (1,3 milhões de km2); seu formato geograficamente retangular; sua capital localizada no seu extremo nordeste, onde se concentra QUASE A TOTALIDADE DA ESTRUTURA DE RECURSOS DE SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO ETC...), é NECESSÁRIO A DIVISÃO, se não, vejamos, apenas alguns dos motivos:
1) Um cidadão que não more em Belém, que tenha uma tragédia em sua família, terá que desembolsar até 20 mil reais para fretar um teco-teco para remover seu doente até Belém;
2) De TODO o tributo recolhido, em todas as regiões do Pará, cerca de mais de 90% é "aplicado" somente na capital e nos bolsos dos oligarcas belemenses;
3) Considerando que o Estado do Pará, se fosse independente, poderia ser a 12a Economia do Mundo (maior província mineral do planeta); que este entrega à união R$ 10 e em tributos para cada R$1 que recebe, (principalmente sobre as lavras minerais), um bilhão de reais (custo da estruturação dos 2 novos Estados)a ser bancado por esta é o mínimo que se pode fazer, afinal, como dizia Norberto Bobbio: "a finalidade do Estado é a busca do bem comum e proporcionar as melhores condições de vida aos seus cidadãos";
4) A simples descentralização administrativa e o carreamento estrutural, dotará SANTARÉM e MARABÁ (que passarão a ser as novas capitais) de recursos e meios (hoje, exclusivos dos Belemenses e arredores) que possibilitão, UMA VEZ IMPLEMENTADA, atendimento regional. a 2 populações desassistidas!
Como vimos, o discurso em voga ( de despesas, etc..) não se aplica exatamente à presente questão, posto que esta, não é so ROBALHEIRAL, mas essencialmente SOCIAL...
Quanto mais informações sobre o assunto eu tenho, mais discordo deste projeto. Seriam mais convicentes se a causa fosse geopolítica. Para maior proteção da Amazônia etc e tal. Peguem os gastos de dois governos com mais 2 governadores, 2 assembléias legislativas, implantação de Capital como ocorreu com Palmas em Tocantins, um contingente enorme de funcionários de gabinetes, muito bem remunerados. Milhares de funcionários públicos, mais 2 polícias militares... Que tal gastar este dinheiro todo desenvolvendo o interior do Pará? É tanto dinheiro que talvez, dá prá comprar teco-teco prá todos.
Meu caro, sua desinformação realmente é enorme, para não falar de seu pobre e efusivo dircurso de boteco que finaliza sua triste participação em tema tão sério.
O custo estimado é de 1 bilhão de reais. Muito pouco se considerarmos que o Pará já rendeu (somente em tributos) ao governo federal cerca de 150 bilhões de reais.
Então, vou repetir seu cabeça-dura: A FINALIDADE DO ESTADO É O BEM COMUM! E isso no Pará só é possível de ser obtido, com a divisão.
Um abraço.
Um grosseirão e preconceituoso é o que o senhor é. Com ofensas o senhor não vai chegar a lugar nenhum. Ofende e depois manda um abraço? Procure um psiquiatra o senhor é um bipolar.
Sobre a divisão do Para? NÃO VAI PASSAR
É impressionante a sua empáfia, caro senhor.
Primeiro, afirma cousas e discorre tristemente sobre o que confessadamente não entende (quem é o preconceituoso?); depois -certamente encastelado no sudeste bem servido de recursos de saúde, p ex. - desdenha e despreza as necessidades de milhões de desassistidos paraenses, em um perverso exercício de anti-solidariedade e também evidencia que pouco se importa com o sofrimento alheio e; finalmente arremata suas tôscas e nausebundas colocações com piadinhas ridícular e até se permite a "vidência"... Francamente!!
Ah, o Sr. - me parece - ser um ignóbil completo, na medida em que mesmo já tendo dito tantas besteiras, que certamente confirmam vossa fanfarronice, não satisfeito, ainda se arvora como médico - sem o ser - e "faz até diagnósticos" acerca de quem sequer conhece. Risível. Risível , e desprezível!
Passe muito bem, senhor Desprezível!
Pois bem, em nome dá ética e da boa educação prefiro ficar por aqui, desculpe-me por lhe responder da forma que respondi, bem sabe que fui conduzido a isto, mas estou arrependido. Aconteça o que tiver de acontecer, que seja para o bem desta região.
Comentar
© 2022 Criado por Luis Nassif.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif