Chico Buarque e Wilson das Neves, o aniversariante do dia

Do Blog Samba Cidade:

Carioca, de 14 de Junho de 1936, o instrumentista, cantor e compositor foi iniciado na música aos 14 anos de idade, pelo percussionista Edgar Nunes Rocca, “O Bituca”. Aos 21, descobriu o instrumento que o consagraria, a bateria, onde tocou no Conjunto Ubirajara Silva, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Conjunto Ed Lincoln e as orquestras da TV Globo e TV Excelsior.
No final dos anos 60 lançou alguns LPs como instrumentista, e acompanhou diversos artistas como Elza Soares, João Donato, Nara Leão, Cartola, Clara Nunes, entre outros. Basta ir na contracapa de um ou outro LP de samba e ver que lá estava, nas gravações, o baterista Wilson das Neves.
Em 1976 lançou pela Underground/Copacabana O Som Quente é o das Neves (não confundir com disco de mesmo nome, porém, sem o artigo definido masculino, de 1969). A partir daí Wilson das Neves dedicou-se quase que exclusivamente aos shows e gravações com artistas do primeiro time e à noite, deixando de lado a carreira solo, que só seria retomada para valer nos anos 90.
Em 1995 lançou o LP com composições com PC Pinheiro (e uma faixa com Chico Buarque), O Som Sagrado de Wilson das Neves, o disco lhe valeu um prêmio Sharp de música, e apresentou a todos um excelente compositor e cantor.
Em 2004 apresentou o "Brasão de Orfeu", no qual reeditou a parceria com PC Pinheiro e cantou com parcerias. e agora com 64 anos, está em plena forma e dá lição de suingue no CD Pra Gente Fazer Mais Um Samba, no qual reúne um grupo de instrumentistas de primeira linha para dar sequência à sua tardia, porém brilhante, carreira de cantor.
Agora deu prá fazer filme - participou do filme sobre Noel Rosa -, shows e aparecer em São Paulo, e por isto torna-se imperdível.Que me perdoem pelo comentário lugar comum, mas o Wilson das Neves é o cara!

http://sambacidade.blogspot.com/2011/05/personagem-do-mes-wilson-das-neves.html

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço