Considerado dos maiores tenores do sec.XX, Lauri-Volpi foi também um dos mais longevos cantores da história do bel-canto. Cantou ininterruptamente de 1920 até os anos 70, pouco antes de falecer, aos 86 anos. Foi um dos maiores tenores da história do Metropolitan Opera House, onde se apresentou em nada menos do que 232 récitas. Possuidor de impressionante extensão vocal, Lauri-Volpi cantava como tenor lírico ou dramático com a mesma facilidade e desenvoltura.
Em 1972, aos 80 anos, apresentou-se em récita no Teatro Liceo de Barcelona, da qual foi preservado o registro de sua magnífica interpretação de “Nessun Dorma”, da Turandot de Puccini. Nessa ocasião, Lauri-Volpi exibe, intacta, sua portentosa técnica, conservada mesmo em idade avançada. Registre-se sua emoção, diante dos aplausos calorosos, acompanhada de ligeira perda do equilíbrio – tão comum nessa idade –felizmente logo recuperado.
Graças ao fenômeno do You Tube, podemos hoje ver e ouvir aquilo que até bem pouco tempo estava fora do nosso alcance.

Classificação:
  • Atualmente, 5/5 estrelas.

Exibições: 130

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Comentário de Ivanisa Teitelroit Martins em 30 dezembro 2008 às 8:38
Oscar,
Lauri-Volpi dedicou sua vida ao bel-canto, durante 50 anos, e viveu até os 86 anos. Tenho um tio, Maestro Alceo Bocchino que chegou aos 90 anos, regendo, compondo, ensinando e tocando piano. Ele continua cheio de vida. Ainda lhe restam alguns fios de cabelo próprios de uma cabeleira de maestro. Minhas primas o chamam de Paestro. Ele agora tem discípulos. Os próprios decidiram tornar público sua gratidão pela transmissão do conhecimento e da prática musical. Viver em torno da música e pela música parece levar à longevidade.
Comentário de Helô em 5 dezembro 2008 às 10:45
Oscar
O vídeo de Lauri-Volpi está com 45 exibições neste momento. Pode descontar aí uns 10 cliques de uma única integrante da comunidade: eu :))
Não me canso de admirar a doçura, a força e o talento de Lauri.
Quanto a Nessun Dorma... nem preciso falar.
Beijinho.

Publicidade

© 2021   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço